18/05/2019

ABRAJET realiza Fórum de Turismo em Gravatal


Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional em Gravatal-SC, 
às 20 horas, o 13º Fórum de Turismo promovido pela ABRAJET/SC. 

Águas que purificam a economia

As águas já moveram muitos moinhos, moveram durante décadas as indústrias com a força do vapor.  Por toda existência do homem o acompanha matando sua sede e fazendo a sua higiene.  Estou em visita ao município de Gravatal-SC, detentor do prêmio TERMALIA/2018 de melhor água do Brasil e terceira melhor do mundo.  Aqui tudo gira em torno do turismo e das águas termais. O exame técnico destas águas revelou notável poder terapêutico, aqui se tem um “verdadeiro poço de saúde”.  Gravatal hoje tem aproximadamente 1600 leitos e recebe cerca de 500 mil turistas por ano. Enfim toda cidade gira em torno da água e de seus benefícios turísticos. Vale a pena visitar a região.


Gravatal aprendeu "bem" a lição


A proximidade com vários municípios e todos com uma vocação ao turismo natural, fizeram a cidade de Gravatal refletir que hoje é necessário aplicar os quatro verbos do turismo: Dormir, Comer, Passear e voltar. Com o tempo entenderam que o turismo tem que ser tratado como economia (Negócio) e não como simples lazer. Portanto tem haver orçamento do município para esta pasta (investimento de dinheiro público) evitando se pensar que dinheiro aplicado nesta área é despesa ( sem retorno). Hoje Santa Catarina tem quase 13% de sua arrecadação através do turismo. Por entender que a região precisa criar uma rede de comunicação entre o turista e as cidades, convidou os jornalistas da ABRAJET especializados em turismo e promoveu um City Tour por vários pontos turísticos de Gravatal e também nas cidades vizinhas. Durante o Fórum foi convidado 32 municípios vizinhos para pensar o turismo de forma coletiva e encontrar soluções que possam melhorar a curto prazo esta indústria tão necessária para o desenvolvimento de todos. Aqui em um raio de 50 quilômetros a região possui: A Serra do Rio do Rastro, o Frio do planalto, o Calor do litoral, a produção de Frutas, diversas praias,fonte de águas termais, fonte de água mineral, visita das baleias, santuários religiosos, gastronomia típica abundante, Canyons maravilhosos. Aprenderam que coletivamente podem oferecer variedades e quantidades de produtos ao turista e juntos se tornarem mais fortes.

Salto da Capivara no município de São Martinho está no roteiro de Gravatal

Posse da nova diretoria da ABRAJET-SC  


Aconteceu na cidade de Gravatal-SC no dia 15 de maio no Hotel Internacional a posse e a primeira assembleia ordinária da diretoria gestão 2019/2021 legitimando assim como presidente da entidade os Jornalistas: Gilberto Gonçalves dos Santos, Vice-presidente: Maely Aparecida Ribeiro da Silva, Secretária: Silvia Novalski, 2ª Secretária: Tatiane Soares Dornelles, Diretor Tesoureiro: Adélcio Machado dos Santos, 2º Tesoureiro: Paulo Silva, Diretor de assuntos institucionais: Sandro de Mathia, Diretor de Patrimônio: Nereu Lopes de Lima, Conselho de Ética: Evandro Novak e Wilson Cesar Malinoski, Suplente do Conselho de Ética: Sandro de Mathia e Paulo Silva, Conselho Fiscal: Mauro Fiuzza e Carlos Alberto Alves, Suplente do Conselho Fiscal: Nereu Lopes de Lima e Wilson Cesar Malinoski. Nesta reunião foi analisado as proposições para sócio e tivemos três nomes aprovados, que são os Jornalistas: Orval Molina, Jerusa Soares Moreira e Daniela Niero.


Membros da ABRAJET/SC em reunião ordinária em Gravatal-SC

13º Fórum de Turismo e Encontro da Nacional

Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional às, 20 horas, o 13º Fórum de turismo promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, com a presença do Presidente da ABRAJET nacional Evandro Novak, do presidente da ABRAJET do Paraná Jean Feder, da ABRAJET do Rio Grande do Sul; José Carlos D’avila, do presidente da ABRAJET de Santa Catarina Gilberto Gonçalves e toda a sua equipe de jornalistas catarinense associados.  Estiveram também o prefeito de Gravatal-SC Edvaldo Bez de Oliveira, o Secretário de Turismo Antenor Turazi e sua equipe de diretores, além de outros convidados.  Durante o fórum todos os jornalistas foram convidados para participar do encontro Nacional da ABRAJET que acontecerá na cidade de Piratuba-SC com início dia 27 e término dia 30 de Junho com a presença de todas as seccionais do Brasil e com a reunião do conselho nacional da entidade.

Presidente da Abrajet/SC Gilberto Gonçalves abrindo os trabalhos
Associado de Fraiburgo assumindo o conselho de ética da ABRAJET/SC

Vários municípios discutindo ações coletivas para o turismo da região



a Foto) José Carlos D'avila (RS), Prefeito de Gravatal  Edvaldo Bez, Diretor de marketing da Santur Ramon Fernandes, Presidente da Abrajet Nacional Evandro Novak, Presidente da seccional de SC, Diretor de turismo de Gravatal Pedro e o Secretário de turismo de Gravatal Antenor Turazi.




12/05/2019

Domingão Solidário supera as expectativas


Superadas todas as expectativas no 1º Domingão Solidário, mais de 3500 prestigiaram o evento!

Ótimo público prestigiou o 1º Domingão Solidário – Foto SET2 Filmes.  

No último domingo 05 de maio, aconteceu no pátio do Big Bom centro, o 1º Domingão Solidário, de acordo com organizadores entre 3500 a 4000 pessoas passaram pelo evento das 9h00min às 19h30min, o evento foi uma oportunidade para as entidades que recebem doações da comunidade fraiburguense através do Troco Solidário, apresentarem o que está sendo realizado com os recursos recebidos.


Alegria estampada no rosto das crianças e adolescentes que 
participaram o evento – Foto SET2 Filmes.   

Outro objetivo foi comemorar as 170.090 (cento e setenta mil, e noventa) doações feitas pelos fraiburguenses durante os últimos 12 meses, as quais geraram um montante de R$ 60.768,03 (sessenta mil, setecentos e sessenta e oito reais com três centavos), repassados as entidades beneficiadas conforme indicação dos doadores/as.

Luiz Coelho e Carolina recebendo das mãos da Taise a doação 
do Big Bom – Foto SET2 Filmes.

A comunidade fraiburguense pôde desfrutar de praça de alimentação, apresentações culturais, simultânea de xadrez, pintura de rosto para crianças, aferição de pressão e índices de glicose, feirinha de adoção, mateada, minijogos, cama elástica e brinquedos infláveis, apresentações musicais com artistas da terra. Para encerrar o dia, subiram ao palco Negão do Sarandeio e Cia, Banda Coração Carente e Portal Gaúcho.


Apresentações culturais uma das marcas do evento – Foto SET2 Filmes. 

Conforme organizadores do 1º Domingão Solidário, além do ótimo público que marcou presença, os outros números também foram expressivos, 11 entidades envolvidas no processo de organização e construção do evento, aconteceram 15 apresentações artísticas, culturais ou musicais, 300 participantes das entidades se envolveram nas barracas, caixas e nas apresentações culturais, 21 animais de pequeno porte foram adotados e R$ 6.078,80 (seis mil e setenta e oito reais, com oitenta centavos) foram doados pelo Big Bom, desse valor cada entidade envolvida diretamente no evento receberá R$ 552.61 (quinhentos e cinquenta e dois reais com sessenta e um centavos).

O 1º Domingão Solidário, foi organizado pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultural Popular (APAFEC); Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô; Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fraiburgo (APAE); Associação Focinho do Amor (AFOAMO); Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva (AFSC); Grupo de Capoeira Berimbau Sagrado; Grupo de Escoteiro Fraiburgo-171/SC; Grupo Vida e Cidadania (GVC); Programa Espaço Alternativo (PEAL); e Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).

A produção artística e cultural do evento foi da RC Comunicação e teve o apoio do Supermercado Big Bom; Cresol, Unopar, Erva Mate Caio, Bitcom Internet, Auto Escola LP, Auto Escola Suprema, Belo toke, Borracharia do ET, Cabeção Automóveis, Car peças, Casa das Flores, Central Móveis, Claudio materiais de construção, Climaseg, Don Juan, Elisa Imóveis, Empório Kero +, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Izaluma choperia, KS Lavação, Lannas Modas, Loucos por Obras, Martins Decoração, Mastercred, Mega feirão, Newcar, Nutri force, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prioridade 10, Rádio Fraiburgo, Rafaela Pou Estética, Rede de Posto PMX, Rio Verde materiais de construção, Rosane Noivas, Sanilka Modas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SET2 Filmes, Style Barber Shop, Supergasbrás, Tirol, TransLiana Distribuidora de Alimentos, Tutibom, Ultragaz, Vedani, Vereador Adelar, Vereador Angelo, Vereador Marquinhos e Veste 10.


Está aberto o 3º Concurso Fotografe Fraiburgo


23/04/2019

MAX-LÍDER entrega prêmio de QUALIDADE PROFISSIONAL aos melhores de 2018


O Instituto de pesquisas Max-Líder realizou pesquisa de opinião pública nos dias 5 a 7 de fevereiro de 2019 no Comércio de Fraiburgo e de Videira e divulgou as empresas, personalidades e imprensa que se destacaram em 2018.  A Max-Líder Pesquisa e Eventos é especializada em pesquisas de mercado, política e empresarial e vem atuando há vinte e dois anos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Segundo Lucenir Carlos Thomaz diretor de pesquisa, e Adriano Natalino Pepe consultor de vendas, 210 questionários foram distribuídos no comércio de Fraiburgo e 280 em Videira.  A cerimônia de entrega dos certificados do Prêmio Qualidade Profissional e empresarial/2018, aconteceu na noite de 16 de abril de 2019 no Restaurante Fraiburguense seguido de delicioso Jantar. Segue fotos e nomes dos homenageados.












17/04/2019

Jornalista é colunista politico destaque segundo pesquisa Max Líder

Osenir Ribeiro, Miss Fraiburgo Alessandra Gobbi e o Jornalista Malinoski

O Jornalista e colunista de assuntos políticos Wilson César Malinoski foi escolhido pelo quinto ano consecutivo, como destaque do ano de 2018 na área de comunicação.  O instituto de pesquisa Max líder realizou pesquisa de opinião pública nos dias 05 a 07 de fevereiro de 2019 no comércio de Fraiburgo e apontou as empresas e personalidades e imprensas que se destacaram na Cidade da Maçã em 2018: A Max líder pesquisas eventos é especializada em pesquisa de mercado, política e empresarial e vem atuando há vinte e dois anos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o diretor de pesquisa da MAX Líder LUCENIR CARLOS THOMAZ, e a consultora de vendas, distribuiu na soma de Fraiburgo e Videira 490 questionários no comércio, classificando assim as empresas, personalidades e imprensas que mais se destacaram em 2018. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no Clube Fraiburguense e foi entregue 40 certificados aos que atingiram a maior pontuação.   Na foto o convidado especial do Jornalista homenageado, senhor Osenir Ribeiro acompanhou a Miss Fraiburgo Alessandra Gobbi na entrega do certificado e logo após todos puderam participar de jantar com suculento churrasco preparado pela equipe do restaurante Fraiburguense.

16/04/2019

Alessandra Gobbi representará Fraiburgo no concurso de beleza MMSC


Luana Riegert que representou Fraiburgo no ano passado e
Alessandra Gobbi que venceu neste ano.

Aconteceu dia 14/04 no Salão de eventos do Hotel Renar a seletiva para o concurso estadual de beleza MMSC. A escolha foi coordenada por Marcos Antônio Miranda e Marcelo Borchardt.   O corpo de jurados foi composta pelo Jornalista Cesar Malinoski da Revista Evva, pela estilista de moda do ateliê bela Diva Neusa Cervelin, pelo vice mister brasil Dante Meirelles e pelo coordenador do evento Marcelo Borchardt. Fraiburgo chegou nessa etapa final com as seguintes candidatas: Alessandra Gobbi (24) Amanda Schulze(18), Rafaela Weber (18). 


Da cidade de Videira foram para final duas candidatas: Josicléia Aparecida Viscoski(20) e Daniela Quagliotto (24). Segundo os organizadores, as disputas foram bem acirradas e as ganhadoras pontuaram poucos pontos acima das segundas colocadas. No Final Alessandra Gobbi foi declarada a vencedora e recebeu a oportunidade de representar a cidade na etapa estadual.  Daniela Quagliotto foi escolhida como representante de videira e vai participar da etapa estadual do MMSC.




Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo publica registro de chapa


AVISO DE REGISTRO DE CHAPA

O Presidente da Comissão Eleitoral faz saber aos que o presente virem ou dele tiverem conhecimento, nos termos do art. 18 do Regimento Eleitoral que para concorrer as eleições para a composição da Diretoria, Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes para o quadriênio 2019/2023 a que se refere o Extrato datado de 22/03/2019, foi registrada apenas 1 (uma) chapa que receberá o n° 1, encabeçada pelo Sr. Osenir Ribeiro e denominada “AÇÃO SINDICAL EM DEFESA DO TRABALHADOR”, cuja constituição é a seguinte: PARA DIRETORIA: MEMBROS EFETIVOS DA DIRETORIA EXECUTIVA: OSENIR RIBEIRO – Presidente; ORACIR FERREIRA DE DEUS – Vice-presidente; JOSÉ RIBEIRO DE CARVALHO – Secretário-Geral; VOLMIR ZINI – Secretário de Finanças e Administração; NAIR MARIA DAL MAGRO GATTI – Coordenadora da Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais; JULIO CESAR MIOZZO – Coordenador da Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores Rurais; PAULO MENEGAZZO – Coordenador da Comissão Municipal da Terceira Idade; MEMBROS SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA:  DANIEL DOS SANTOS PRATES; ROSEMAR DE SOUZA; SILVESTRE CAMPAGNARO; NAIR BLEICHUHL; ROBERTA DE FÁTIMA SANTOS e SEBASTIÃO DOMINGUES FERREIRA; PARA O CONSELHO FISCAL: MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO FISCAL: TIAGO EDUARDO BOGO; ROGÉRIO FRANCISCO GOMES e MARILZA DAL MAGRO; MEMBROS SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: NELSON RIBEIRO JÚNIOR e ANTONIO CARLOS MORAES. Comunica ainda, em conformidade com o disposto no art. 18, que os candidatos acima nominados, porventura enquadrados nos arts. 4º e 5° do Regimento Eleitoral poderão ser IMPUGNADOS por qualquer associado em gozo de seus direitos sociais, no prazo de 5 (cinco) dias contados a partir da publicação deste Edital.  

Fraiburgo(SC), 16 de abril de 2019. 

OSENIR RIBEIRO
Presidente da Comissão Eleitoral


Projeto de mudas nativas completa dez anos de existência


Há 10 anos Juvenal Figueiredo Neto, iniciou em Fraiburgo um projeto de produção de mudas nativas, que teve com o objetivo contribuir com ações de sensibilização sobre o valor ambiental, social e econômico das matas nativas tendo como multiplicador, a população local e, também, fazer geração de renda alternativa.
 
O ambientalista Juvenal Figueiredo mostra seu viveiro

Inicialmente, ele fazia parceria com produtores rurais e coletava as sementes nas matas e multiplicava em sua casa no bairro São José. Aos pouco o empreendimento foi crescendo e necessitou produzir as mudas em um viveiro maior.

Posteriormente, Juvenal fez uma acordo com um proprietário na Localidade de Dez de Novembro, podendo assim aumentar a área de produção numa escala semi-profissional.  Neste local desenvolve todo o ciclo, desde a coleta de sementes, produção das mudas e plantio em áreas previamente estudadas para recuperação.
 
Muito criterioso observa constantemente a sua produção

Além da comercialização, o Projeto incentiva o desenvolvimento de reflorestamento nas comunidades rurais e urbanas, visando a recuperação de áreas degradas, proteção de nascentes e matas ciliares.

Na atualidade, o viveiro de mudas nativas produz cerca de 80 espécies distintas, entre elas as raras mudas de Camboim branco, Guabiroba anã e Carvalho nativo.   Segundo Figueiredo: “Pequenas ações poderiam gerar grandes transformações”, como estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação, com o intuito de promover a conscientização, distribuindo mudas nativas aos alunos para que plantem em suas casas e estabeleçam uma memória afetiva com relação a reflorestar o planeta.

Mudas de Araucária Angustifolia  que produz o pinhão

A segunda ação estabelecer parceria com empresas para fortalecer o seu marketing ambiental e aumentar a recuperação de áreas degradadas no passado.   A própria autarquia que cuida da gestão de água e esgoto, poderia com um custo baixo, criar um programa de distribuição de mudas nativas para uso na preservação das nascentes.  Outra aplicação é ter um incentivo do estado para que os agricultores criem uma “barreira verde” entre as lavouras e os mananciais, dificultando a chegada de agrotóxicos nos rios e nascentes.  Juvenal aplica todo conhecimento que adquiriu em diminuir custos, como usando bambu para construir as estufas e irrigação por gravidade, mantem o ecossistema bem preservado para não desenvolver doenças nas mudas e evitar qualquer despesa com tratamentos, por isso comercializa as mudas entre R$ 2,00 e R$ 7,00 variando somente em função do tamanho.




13/04/2019

Vereador Cersão recebe prestação de contas da festa da maçã


Na Sessão do dia 01/04/2019 o vereador Cersão - MDB (Gerson de Matia) utilizou o espaço da Palavra Livre para comentar sobre o seu requerimento de nº 03/2019, onde solicitou a prestação de contas referente à Festa da Maçã 2019. Informa ele que o Executivo, em tempo, encaminhou resposta conforme foto do ofício em anexo.  O vereador deixa claro sua satisfação em receber da Administração Pública um ofício informativo, e diz que a transparência nos atos promovidos com dinheiro público é fundamental para que a comunidade saiba onde e como os recursos são investidos, que como fiscal agradece a compreensão dada e se coloca à disposição do executivo.


Recebeu oficio com a resposta





Relembre o caso:   O Vereador do MDB Gerson de Matia (Cersão) preocupado com os investimentos do município na última festa da maçã elaborou um requerimento e enviou ao executivo municipal querendo saber:  Qual o valor total do investimento do Município na Festa da Maçã 2019?  Qual o público aproximado que circulou pelo Parque, nos três dias do evento?  Quais os pontos positivos e os pontos negativos identificados pela Comissão Organizadora, em relação à Festa?   Como se dará o planejamento da Festa da Maçã 2021?

12/04/2019

CRESOL avança inaugurando nova agência em Joaçaba


Na tarde dessa sexta-feira 12 de abril, aconteceu a inauguração da 7ª Agência de Relacionamento da Cresol Sicoper (Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária) na região, trata-se da Agência de Joaçaba-SC. Estiveram presentes autoridades, lideranças comunitárias, religiosas e cooperativistas da região e do estado.


O Jornal Opinião de Fraiburgo-SC representado pelo Jornalista Wilson Cesar Malinoski, esteve presente prestigiando esse importante momento da abertura de mais uma agência de relacionamento da Cresol.



Segundo a coordenadora da Cresol Joaçaba, Raquel Rampon Cendron, temos muito para contribuir com desenvolvimento do município e da agricultura familiar, o que são características da Cresol.



“A inauguração da Cresol Joaçaba, fortalece o projeto da Cresol, que tem como uma das bases fazer um novo jeito de ser cooperativa, vinculando atuação financeira junto aos associados e associadas, com ações de cunho social”, disse o diretor-financeiro, Gilson Panceri Junior.



Já Roberto Bohnenberger, diretor presidente da Cresol Tangará, fez um relato histórico de como surgiu a Cresol em nossa região e destacou a importância de Joaçaba ser o sétimo município do Meio-o este de Santa Catarina e ter agencia de relacionamento,

Serviço:
A Cresol Joaçaba encontra-se instalada:
Rua: Francisco Lindner, 101 – Centro, com toda sua carteira de produtos e serviços.
Fonte: Blog Esporte em debates

05/04/2019

MAIS DE 750 ALUNOS SERÃO BENEFICIADOS EM PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL



            Foi oficialmente assinado na noite dessa segunda-feira, 2/4, o contrato entre o Município de Fraiburgo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.          Até novembro desse ano R$ 313.600,00 serão investidos na capacitação de 784 alunos matriculados entre o 7º e 9º ano de seis escolas municipais.
            A expectativa com a renovação da parceria é preparar o jovem para o mercado de trabalho e alcançar resultados superiores aos registrados em 2018, quando 350 alunos participaram do projeto. Conforme declarou a prefeita Claudete Gheller Mathias, a parceria deu tantos resultados positivos, inclusive no próprio rendimento escolar dos alunos participantes, que o Município decidiu investir ainda mais na proposta.  O programa também é focado na descoberta de talentos e nas potencialidades dos alunos, que já ingressarão no Ensino Médio direcionados para suas aptidões.


            No contra turno escolar os alunos terão acesso a cursos nas áreas de Eletricidade e Instalações Elétricas, Mecânica Básica, Programação em Informática, Montagem e Manutenção de Computadores, Robótica, Programação e Dispositivos Móveis e Empreendedorismo.
            Os contemplados são alunos dos Centros Educacionais São Miguel, Eurico Pinz, Nações, Anchieta, Padre Biagio e São Sebastião.



FONTE: ASCOM Fraiburgo


02/04/2019

Buscando competitividade o Supermercado Bazuca entra para Rede Aliança


Ao assinar com a Rede Aliança Claudio Padilha afirma que agora poderá ter os melhores preços da região


No dia 1° de abril os representantes dos Supermercados Bazuca, Claudio Padilha e seu filho Cláudio Edu Padilha estiveram em Chapecó-SC para assinar a adesão de sua empresa ao grupo de compra ALIANÇA.  Em meados de dezembro de 1999 empresários da região Oeste Catarinense fizeram os primeiros contatos com o objetivo de formar um grupo de compras, denominado em um primeiro momento Grupo Aliança.  Em janeiro de 2000 foi realizada a primeira reunião do Grupo Aliança, hoje denominada Rede Aliança, tendo na época seis (6) sócios com características em comum como idoneidade e credibilidade junto ao mercado. A Rede Aliança de Supermercados é localizada geograficamente no Oeste do Estado de Santa Catarina, com sede na cidade de Chapecó. É uma Central de Compras que negocia com fornecedores por meio de um único CNPJ para reduzir custos, realizar e agilizar o fornecimento para seus associados, que contam com a estrutura da sede e uma logística com capacidade de atender as necessidades individuais.  A rede hoje é formada atualmente por 50 associados de pequenas e médias empresas, que operam dentro do segmento supermercadista e situam-se geograficamente próximas. 


Apesar de sócios, tem uma forma organizacional onde todos permanecem independentes, mesmo trabalhando em atividades conjuntas. Entendendo que o ramo de mercado de alimentos passa por uma fase delicada, o empresário Claudio Padilha resolveu buscar alternativas que pudesse dar mais vantagens em preço para seus quase dois mil clientes cadastrados em Fraiburgo. Claudio Relembra com emoção que iniciou sua atividade em 2003 em um imóvel pequeno, revezando com a esposa Janimeri em uma mercearia enquanto ele trabalhava na indústria de papel e nas folgas no pequeno comércio. Com o tino comercial já mais desenvolvido percebeu em 2009 que este era um bom momento para crescer e construiu no mesmo bairro Jardim América um mercado moderno, confortável com 700 metros quadrados, melhorando o atendimento. Em 2016 demonstrando coragem, comprou um mercado no bairro Bela vista na mesma cidade ampliando o atendimento numa área de 400 metros quadrados e empregando no total cerca de 30 colaboradores. Claudio sinaliza que está muito otimista com essa nova fase de seu negócio, onde vai poder ser competitivo, oferecer preços atrativos e quem sabe expandir, para fazer vale a máxima de que o mais importante neste processo é o cliente que terá com certeza muitas vantagens.









01/04/2019

Coopifrai publica edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária


Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária da 
COOPIFRAI Cooperativa de Produção Integrada de Sistemas Agroindustriais de Fraiburgo

O presidente da COOPIFRAI Cooperativa de Produção Integrada de Sistemas
Agroindustriais de Fraiburgo no uso de suas atribuições legais e estatutárias, Convoca os associados em dia com suas obrigações sociais para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 03 de maio de 2019, na Casa Do Agricultor, sito à Avenida João Marques Vieira nº349, Centro, da cidade de Fraiburgo SC, às 19:00 horas em primeira convocação Com 2/3 dos associados presentes; as 20:00 horas com a metade mais um dos Associados presentes e as 21:00 horas em terceira e última convocação com no Mínimo dez associados para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

I- Estabelecer as políticas e metas para a orientação geral das atividades da
Cooperativa;
II- Aprovar os Planos de Ação, anual e plurianual, bem como os ajustes, quando necessário;
III- Deliberar sobre a prestação de Contas da Administração, compreendendo:
Relatórios da gestão, Demonstrativos Contábeis e Parecer do Conselho Fiscal;
IV- Decidir sobre a destinação das Sobras Líquidas, ou rateio das Perdas.
V- Eleger e empossar a novos membros para compor o Conselho Administrativo para o mandato de 3 anos;
IV- Eleger e empossar o Conselho Fiscal gestão 2019.

Para efeito de quórum o número de cooperados aptos nesta data é de 93 Associados.

Fraiburgo, 01 de abril de 2019.


29/03/2019

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo publica edital de eleição


EXTRATO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES SINDICAIS

O Presidente da Comissão Eleitoral faz saber aos que o presente virem ou dele tiverem conhecimento, que no dia 22 (vinte e dois) de março de 2019 (vinte e dois de março de dois mil e dezenove), na sede do Sindicato em Assembleia Geral Extraordinária foi instalado o Processo Eleitoral onde foram eleitos os 3 (três) membros que juntamente com o Presidente e Secretário Geral do Sindicato irão compor a Comissão Eleitoral para coordenação do Processo Eleitoral para as ELEIÇÕES SINDICAIS que ocorrerão no dia 31 (trinta e um) de maio de 2019 (dois mil e dezenove), no horário das 12:00 (doze) às 17:00 (dezessete) horas, com urnas fixas na sede do SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE FRAIBURGO, situada na Av. João Marques Vieira, nº 941, Centro, nesta cidade de Fraiburgo-SC, para composição da sua Diretoria e do seu Conselho Fiscal, tanto efetivos como suplentes para o quadriênio 2019/2023, devendo o Registro de Chapas ser apresentado à Secretaria da entidade, no horário das 08:00 (oito) às 12:00 (doze) horas e das 13:30 (treze e trinta) às 17:30 (dezessete e trinta) horas, no período de 15 (quinze) dias, a contar da publicação deste Aviso. Faz saber ainda que o prazo para que os associados devam estar em dia com suas obrigações sociais para com o Sindicato para poderem votar é de até 20 (vinte) dias antes da data da eleição. O Edital de Convocação da eleição encontra-se afixado na sede do Sindicato.

Fraiburgo(SC), 29 de março de 2019.

OSENIR RIBEIRO
Presidente da Comissão Eleitoral


Fraiburgo sedia Plenária Regional Meio Oeste da Facisc



A Terra da Maçã foi palco, na noite desta quinta-feira, dia 28, da Plenária Regional Meio Oeste da Facisc. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Hotel Renar e reuniu representantes das Associações Empresariais da região. O encontro foi presidido pelo vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Amarildo Niles.

O vice-presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) Jeferson Argenton deu as boas-vindas aos participantes “Muito feliz em recebê-los em nossa casa, a fim de debater tão importantes assuntos para o setor empresarial, em especial, para o desenvolvimento econômico das nossas cidades e estado” apontou.

O encontro teve início às 19 horas e contou com a apresentação das Soluções Empresariais e do Programa Empreender. Durante a plenária foram debatidas as prioridades de atuação regional com o case do trabalho desenvolvido no Aeroporto Regional Carlos Alberto da Costa Neves, de Caçador. A ACIAF ainda apresentou um projeto que vem sendo desenvolvido com foco no turismo, com apoios técnicos e profissionais no âmbito da qualificação e da ampliação dos atendimentos neste setor. A apresentação foi conduzida pelo diretor de turismo Ricardo Vanz.

O projeto Voz Única, que apresentou os pleitos regionais aos candidatos ao Executivo e Legislativo Estadual também voltou em pauta, com os próximos passos da iniciativa, que deverá, nos próximos meses, culminar com um encontro com os eleitos. A plenária foi encerrada com a palavra do vice-presidente regional, Amarildo Niles, e dos presidentes das Associações Empresariais presentes.

Fonte: ACIAF

28/03/2019

Vereador Cersão pede a prestação de contas da festa da maçã 2019

Vereador Gerson de Matias  MDB

O Vereador do MDB Gerson de Matia (Cersão) preocupado com os investimentos do município na última festa da maçã elaborou um requerimento e enviou ao executivo municipal querendo saber:  Qual o valor total do investimento do Município na Festa da Maçã 2019?  Qual o público aproximado que circulou pelo Parque, nos três dias do evento?  Quais os pontos positivos e os pontos negativos identificados pela Comissão Organizadora, em relação à Festa?   Como se dará o planejamento da Festa da Maçã 2021?   Na Justifica do requerimento o vereador diz: A Festa da Maçã é um evento regional, que congrega público de diversos segmentos. Em regra, as atividades e a programação do evento devem ser realizadas com bastante antecedência. Para isso, é importante que além do Poder Executivo prestar contas do evento que aconteceu, também tenha em perspectiva os próximos eventos que devem acontecer, criando através da Câmara um registro público dos pontos destacados da festividade, que poderá servir inclusive como subsídio para as próximas atividades. Além disso, é importante manter a transparência dos atos de gestão, indicando de forma muito clara os custos do evento, para que a comunidade saiba onde e como foram aplicados os recursos públicos. Assim, requer a remessa destas informações à Câmara Municipal no prazo de 15 dias, na forma indicada no inciso XII, do artigo 61 da Lei Orgânica Municipal.