16/04/2019

Projeto de mudas nativas completa dez anos de existência


Há 10 anos Juvenal Figueiredo Neto, iniciou em Fraiburgo um projeto de produção de mudas nativas, que teve com o objetivo contribuir com ações de sensibilização sobre o valor ambiental, social e econômico das matas nativas tendo como multiplicador, a população local e, também, fazer geração de renda alternativa.
 
O ambientalista Juvenal Figueiredo mostra seu viveiro

Inicialmente, ele fazia parceria com produtores rurais e coletava as sementes nas matas e multiplicava em sua casa no bairro São José. Aos pouco o empreendimento foi crescendo e necessitou produzir as mudas em um viveiro maior.

Posteriormente, Juvenal fez uma acordo com um proprietário na Localidade de Dez de Novembro, podendo assim aumentar a área de produção numa escala semi-profissional.  Neste local desenvolve todo o ciclo, desde a coleta de sementes, produção das mudas e plantio em áreas previamente estudadas para recuperação.
 
Muito criterioso observa constantemente a sua produção

Além da comercialização, o Projeto incentiva o desenvolvimento de reflorestamento nas comunidades rurais e urbanas, visando a recuperação de áreas degradas, proteção de nascentes e matas ciliares.

Na atualidade, o viveiro de mudas nativas produz cerca de 80 espécies distintas, entre elas as raras mudas de Camboim branco, Guabiroba anã e Carvalho nativo.   Segundo Figueiredo: “Pequenas ações poderiam gerar grandes transformações”, como estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação, com o intuito de promover a conscientização, distribuindo mudas nativas aos alunos para que plantem em suas casas e estabeleçam uma memória afetiva com relação a reflorestar o planeta.

Mudas de Araucária Angustifolia  que produz o pinhão

A segunda ação estabelecer parceria com empresas para fortalecer o seu marketing ambiental e aumentar a recuperação de áreas degradadas no passado.   A própria autarquia que cuida da gestão de água e esgoto, poderia com um custo baixo, criar um programa de distribuição de mudas nativas para uso na preservação das nascentes.  Outra aplicação é ter um incentivo do estado para que os agricultores criem uma “barreira verde” entre as lavouras e os mananciais, dificultando a chegada de agrotóxicos nos rios e nascentes.  Juvenal aplica todo conhecimento que adquiriu em diminuir custos, como usando bambu para construir as estufas e irrigação por gravidade, mantem o ecossistema bem preservado para não desenvolver doenças nas mudas e evitar qualquer despesa com tratamentos, por isso comercializa as mudas entre R$ 2,00 e R$ 7,00 variando somente em função do tamanho.