18/05/2019

ABRAJET realiza Fórum de Turismo em Gravatal


Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional em Gravatal-SC, 
às 20 horas, o 13º Fórum de Turismo promovido pela ABRAJET/SC. 

Águas que purificam a economia

As águas já moveram muitos moinhos, moveram durante décadas as indústrias com a força do vapor.  Por toda existência do homem o acompanha matando sua sede e fazendo a sua higiene.  Estou em visita ao município de Gravatal-SC, detentor do prêmio TERMALIA/2018 de melhor água do Brasil e terceira melhor do mundo.  Aqui tudo gira em torno do turismo e das águas termais. O exame técnico destas águas revelou notável poder terapêutico, aqui se tem um “verdadeiro poço de saúde”.  Gravatal hoje tem aproximadamente 1600 leitos e recebe cerca de 500 mil turistas por ano. Enfim toda cidade gira em torno da água e de seus benefícios turísticos. Vale a pena visitar a região.


Gravatal aprendeu "bem" a lição


A proximidade com vários municípios e todos com uma vocação ao turismo natural, fizeram a cidade de Gravatal refletir que hoje é necessário aplicar os quatro verbos do turismo: Dormir, Comer, Passear e voltar. Com o tempo entenderam que o turismo tem que ser tratado como economia (Negócio) e não como simples lazer. Portanto tem haver orçamento do município para esta pasta (investimento de dinheiro público) evitando se pensar que dinheiro aplicado nesta área é despesa ( sem retorno). Hoje Santa Catarina tem quase 13% de sua arrecadação através do turismo. Por entender que a região precisa criar uma rede de comunicação entre o turista e as cidades, convidou os jornalistas da ABRAJET especializados em turismo e promoveu um City Tour por vários pontos turísticos de Gravatal e também nas cidades vizinhas. Durante o Fórum foi convidado 32 municípios vizinhos para pensar o turismo de forma coletiva e encontrar soluções que possam melhorar a curto prazo esta indústria tão necessária para o desenvolvimento de todos. Aqui em um raio de 50 quilômetros a região possui: A Serra do Rio do Rastro, o Frio do planalto, o Calor do litoral, a produção de Frutas, diversas praias,fonte de águas termais, fonte de água mineral, visita das baleias, santuários religiosos, gastronomia típica abundante, Canyons maravilhosos. Aprenderam que coletivamente podem oferecer variedades e quantidades de produtos ao turista e juntos se tornarem mais fortes.

Salto da Capivara no município de São Martinho está no roteiro de Gravatal

Posse da nova diretoria da ABRAJET-SC  


Aconteceu na cidade de Gravatal-SC no dia 15 de maio no Hotel Internacional a posse e a primeira assembleia ordinária da diretoria gestão 2019/2021 legitimando assim como presidente da entidade os Jornalistas: Gilberto Gonçalves dos Santos, Vice-presidente: Maely Aparecida Ribeiro da Silva, Secretária: Silvia Novalski, 2ª Secretária: Tatiane Soares Dornelles, Diretor Tesoureiro: Adélcio Machado dos Santos, 2º Tesoureiro: Paulo Silva, Diretor de assuntos institucionais: Sandro de Mathia, Diretor de Patrimônio: Nereu Lopes de Lima, Conselho de Ética: Evandro Novak e Wilson Cesar Malinoski, Suplente do Conselho de Ética: Sandro de Mathia e Paulo Silva, Conselho Fiscal: Mauro Fiuzza e Carlos Alberto Alves, Suplente do Conselho Fiscal: Nereu Lopes de Lima e Wilson Cesar Malinoski. Nesta reunião foi analisado as proposições para sócio e tivemos três nomes aprovados, que são os Jornalistas: Orval Molina, Jerusa Soares Moreira e Daniela Niero.


Membros da ABRAJET/SC em reunião ordinária em Gravatal-SC

13º Fórum de Turismo e Encontro da Nacional

Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional às, 20 horas, o 13º Fórum de turismo promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, com a presença do Presidente da ABRAJET nacional Evandro Novak, do presidente da ABRAJET do Paraná Jean Feder, da ABRAJET do Rio Grande do Sul; José Carlos D’avila, do presidente da ABRAJET de Santa Catarina Gilberto Gonçalves e toda a sua equipe de jornalistas catarinense associados.  Estiveram também o prefeito de Gravatal-SC Edvaldo Bez de Oliveira, o Secretário de Turismo Antenor Turazi e sua equipe de diretores, além de outros convidados.  Durante o fórum todos os jornalistas foram convidados para participar do encontro Nacional da ABRAJET que acontecerá na cidade de Piratuba-SC com início dia 27 e término dia 30 de Junho com a presença de todas as seccionais do Brasil e com a reunião do conselho nacional da entidade.

Presidente da Abrajet/SC Gilberto Gonçalves abrindo os trabalhos
Associado de Fraiburgo assumindo o conselho de ética da ABRAJET/SC

Vários municípios discutindo ações coletivas para o turismo da região



a Foto) José Carlos D'avila (RS), Prefeito de Gravatal  Edvaldo Bez, Diretor de marketing da Santur Ramon Fernandes, Presidente da Abrajet Nacional Evandro Novak, Presidente da seccional de SC, Diretor de turismo de Gravatal Pedro e o Secretário de turismo de Gravatal Antenor Turazi.