13/06/2013

VEREADORES DE FRAIBURGO PARTICIPAM DA ABERTURA DO SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO NO CENTRO DE EVENTOS

Os vereadores de Fraiburgo Gabriel Fantin, José Darcy Soares França, Rodrigo de Lara, Juca Cechi,  Cláudio Bazuca, Oracir Ferreira de Deus, Josiel da Silva, Valcir Rezzadori, e  Francisco Maciel da Silva marcaram presença na abertura do SEMAD 2013. A Bertura do seminário aconteceu nesta quarta feira no Centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos (Bastiãozinho).  A classe é unanime: "Há uma tomada de consciência dos Parlamentares quanto à importância da qualificação. Apesar destes seminários serem voltados mais para administradores a comunidade em geral e a classe politica perceberam a oportunidade de refletir sobre diversos temas que surgirão durante o seminário que podem ajudar na condução dos trabalhos de ordem política e serem aplicados em suas vidas e na cidade onde legislam".

O QUE É  UM SEMINÁRIO

Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.  É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo?  Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.  Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:  Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.  Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.  


Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.  Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.  Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.  No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição. 



A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos,  expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.   De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.