15/06/2013

REITOR ADELCIO DEFENDE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defendeu  a necessidade articulação da Universidade com o         com o mundo empresarial. Explica o Reitor que uma empresa consiste em organização de aprendizagem. Esta se caracteriza por estimular a inovação tecnológica e a criatividade, conquistando vantagem sobre a concorrência.
Para dois pesquisadores japoneses, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, no livro "The Knowledge-Creating Company", a chave para as empresas obterem mais conhecimento consiste na transformação do conhecimento tácito em explícito, sendo que grande parte do conhecimento é criado por gerentes intermediários. Essa exigência para converter conhecimento tácito em explícito tem sido uma visão forte da atual teoria da aprendizagem. Tal abordagem tem sido discutida como sendo um processo organizacional essencial, discutindo-se como é possível realizar a transferência do conhecimento individual para a empresa e como esse conhecimento pode ser usado.
Em parte o conhecimento empresarial é armazenado nos indivíduos na forma de experiência, habilidades e competências, e em parte na organização, na forma de documentos, registros, regras, regulamentos e padrões. Uma parcela de conhecimento entre uma empresa e os indivíduos é complementar e parte incongruente em virtude do sistema de crenças de cada um.
Com base nesse entendimento, a aprendizagem organizacional em recorre à aquisição de compreensão, experiência, técnicas e práticas que são, em certo grau, novas para a organização. A aprendizagem desse gênero se torna em novos pensamentos e ações, mudanças de comportamento e modelos mentais subjacentes, e no redesenho de ações empresariais.
Almejar a relação entre conhecimento e aprendizagem também significa salientar os tipos diferentes de conhecimento fundamentais nas situações de trabalho, assim como a diversidade de tipos e níveis de aprendizagem. De sua parte, a universidade pode contribuir gerando soluções tecnológicas para o mundo empresarial, permitindo que este se revista de eficiência e eficácia, dois quesitos importantes no período de globalização.
O Reitor Adelcio conclui citando manifestação do Presidente da Fiesc – Glauco José Corte: “É somente com educação de qualidade que  conseguiremos elevar a produtividade do trabalho e colocar o País na rota do crescimento sustentado”.