15/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO NA EDª Nº 98

Pacote completo

Na semana que passou, a realização de uma reunião era muito aguardada pelos amantes da política Fraiburguense. Tratava-se da reunião que decidiria uma união formal entre o PSB e o Partido Progressista. Um filiado me contou que ela não ocorreu, mas nos bastidores garantiu que a tal “coligação” foi aprovada sem restrição é só uma questão de tempo. Na prática, segundo ele, isso possibilita que Emerson Zabloski se torne o mais valioso filiado do PP e seja um coringa na eleição, podendo ser o Candidato Maior numa chapa composta por estes dois partidos, ou mesmo negociar uma vaga na condição de vice com qualquer dos outros partidos preferenciais, como o PMDB ou o futuro PSD.  Nessas condições eu ouvi o Pré - candidato Ivo Biazzolo dizer: “se o PP não fizer bobagem, só não será o meu vice se não quiser”.  Essa coligação seria o sonho de qualquer um candidato e já vem com “pacote completo”.
Um felino no ninho do tucano
Numa edição anterior noticiei que o político Edi Lemos, conhecido como “tigrão” foi parar no ninho dos tucanos e sei que isto não é mais novidade.  Mas depois de refletir bastante sobre os motivos que levaram este polemico personagem a decidir pelo PSDB, muitas teses surgiram.  Devo dizer que um “felino em ninho de pássaro é um tanto assustador”, e creio que a paz poderá ser ameaçada.  O PSDB local sofreu algumas baixas depois que seu principal articulador ex – candidato a chapa majoritária Antonio Carlos Ribeiro foi acusada de proteger e eleger seu irmão o vereador “Litrinho” do PR em desfavor do PSDB, inconsolados resolveram deixar a sigla.  Uma das teses, diz que Edi Lemos vem para resgatar o espaço que o partido perdeu com este episódio, a outra se trata da ocupação dos espaços, vem para ocupar um espaço deixado pelos dissidentes.  Mas de concreto mesmo, somente que temos um “felino em ninho de tucano”.

A Vida dedicada ao esporte
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o incentivador do esporte, o gaúcho Sapuca, torcedor do colorado, polêmico, amado por uns, odiado por outros, mas que com seu carisma e sua escolinha de futebol, seus torneios e campeonatos esportivos se fizeram conhecido e respeitado pelos amigos do esporte.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz e conserva a história do esporte da nossa cidade, que com passar dos anos fica cada vez mais esquecidas.  Mas Bah thê e o coloradão será que chega à final do campeonato?

Toni do Sine parece um Mineiro
Fiquei impressionado com o prestígio que este ex- político goza nas instancias superiores.  Na SDR de Videira é muito bem visto. Mesmo sem mandato tem a liberdade de falar com o secretário de estado Ceron em Lages não no gabinete, mas na fazenda sem marcar hora.  E não duvido que o Governador Raimundo também não faça o mesmo.  É um Lageano nato, mas parece um mineirinho, fica quietinho sem fazer alarme, mas devagarzinho continua fazendo seu trabalho.  Hoje vice-presidente do PSD vai pro tudo ou nada na próxima eleição, mas sempre mantendo o jeitinho mineiro de um “caboclinho Lageano”.

Para quem pretende ser candidato
Para quem pretende participar do próximo pleito e tentar uma vaga no legislativo, vale este recado, deve fazer sua filiação partidária até sete de outubro de 2011, pois há a exigência de estar filiado um ano antes no partido de sua preferência.  “Quem plantou, vai sonhando com a colheita, quem não planta não tem o direito nem de sonhar”.