15/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 15/09/2011 EDª 98

Neste ano não haverá CPMF
O Governo federal desistiu de reeditar a CPMF para este ano, mas analisando com um olhar de economista, já causou nos bastidores o temor, energia suficiente para desencadear todos os mecanismos de proteção que podem gerar a inflação.  Um boato derruba bolsas e muda os humores dos investidores, e faz com que o cotidiano mude. Parece até aquela piada, onde o filho bateu o carro do pai e precisa contar. E começa a conversa dizendo tenho duas coisas para lhe contar, a primeira que fez teste de HIV e deu positivo, o pai fica muito nervoso, daí ele continua fiz a contraprova e deu negativo. Que alivio, e qual seria a outra coisa: bati seu carro e eu estava errado. O pai aliviado abraça o filho isso é só perda material.  Assim o governo já falou que está soropositivo (criou o pavor, quer a CPMF), só resta saber se ficaremos estáticos quando ele pedir a reedição da CPMF em 2012. E o “povo responder que isso é só “perda Material”.

Buracos na SC-453
Quem viaja na nesta rodovia no sentido Fraiburgo a Videira ou vice versa tem percebido uma concentração de buracos.  Tenho certeza que não faz parte de nenhum pacote de propaganda turística. A saída será uma cobrança em conjunta dos Prefeitos da região, pois todos usam com freqüência este trecho e uma fiscalização mais intensa no peso dos caminhões. Já da forma que está não tem como o motorista desviar dos buracos, é só escolher em qual você vai cair. A única certeza é que vai cair.  Proponho um projeto que dê desconto nos impostos cada vez que um novo buraco for aberto na rodovia.  O agravante é que copa do mundo está chegando e os estrangeiros vão adorar ver os pitorescos buracos, aliás, eles gostam de ver coisas que não tem em seus países.
A “mesmice” das novelas
As novelas da TV são fatos extraídos da vida real. Na verdade os autores dizem apenas descrever o cotidiano.   Mas um fato me preocupa muito.  Como regra geral, a ideologia da emissora fica explicita na “mesmice” da novela.  Começa uma nova novela, é sempre um personagem bom e outro mal, brigam entre si na trama toda, como se o problema da sociedade fosse eliminar aquele individuo que você não tolera.  O Problema da sociedade é de relações sociais e não de relações pessoais.  Assim devemos lutar para resolver aquilo que é comum a todos, não aquilo que resolve o problema de uma única pessoa. “Faça ao outro aquilo que deseja ter pra si” e assim faremos um mundo melhor, mesmo tendo as novelas.

Ministério Público denuncia
O Ministério Público federal ofereceu denuncia contra três funcionários do INCRA mais seis integrantes da diretoria da Associação dos Pequenos produtores Rurais do Assentamento Butiá Verde de Fraiburgo, acusados de várias irregularidades nas licitações e prestações de contas da entidade. No processo consta como valor de venda de árvores (pinus) retiradas do assentamento R$ 1.340.000,00, apesar dos acusados apresentarem informação dos gastos, não conseguiram a comprovação de efetiva realização dos serviços e entrega de bens.  Aguardamos o desfecho do caso para completar nossa reportagem.

Privatização da água
Recebi por e-mail uma pergunta e quero tornar-la publica.  Refere-se à SANEFRAI uma empresa de autarquia pública.   Segundo um leitor, há um boato que o está preocupando, o fato de que estão pensando em privatizar a SANEFRAI ainda neste mandato.  Penso que isto não é verdade, e se não me falhe a memória, uma das primeiras lutas do então partido do Prefeito (PMDB), antes de elegê-lo no primeiro mandato, foi Municipalizar a CASAN, hoje SANEFRAI.  Por isso, guardo as devidas proporções e não creio muito nesse boato.  Mas deixo a minha coluna em aberto, para quem souber mais sobre esse assunto e quiser opinar. Sinta a vontade.