07/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM06/08/2011 EDª 72

Formação do PSD
Ontem à noite em uma conversa bem humorada com dois políticos de renome, ex vereadores e com muitos votos, um do PSDB e outro do PPS, ambos deixaram bem claro que estarão assinando em Lages no dia 27 de agosto a documentação oficial da criação do PSD de Fraiburgo, sigla que promete congregar muitos descontentes com a atual administração municipal, E sem dúvida vai ser um time forte que vem brigar de igual pra igual com o melhor candidato que a situação puder formar.
Nesta mesma conversa
Neste mesmo encontro, teceram muitas considerações sobre a atual câmara de vereadores e alguns comentários foram peculiares, segundo eles a atual casa de leis, sabem defender bem os interesses pessoais de seu patrocinadores de campanha, ou das entidades que ainda mantém  vínculos, só votam a favor de projeto quando esses não conflitam com os interesse das entidades de qual fizeram parte ou da qual precisam para se manterem no poder, tem vereador que não vota pra aumento de salários de funcionários, outro não aprova asfalto mas se for na estrada da sua fazenda daí não tem problema, outro não apóia a criação de novas rádios comunitárias,  e neste ritmo,  o tempo passa e o tempo voa mas os mesmos políticos continuam numa boa. 
Pode empobrecer mais a nossa pobreza
Na cidade onde as frutas precisam de frio para se desenvolver, o pedido de muitos produtores foi atendido, as encostas estavam cobertas de gelo, brancas, com camadas espessas. Mesmo, tendo um sentimento poético sobre a queda de temperatura, pude observar que nas ruas do bairro, haviam muitas crianças desprovidas de agasalhos, de certa forma parecendo não se importarem com frio, o que mostra que muito há de se fazer na questão social de nossa cidade, alem do que assim como o frio impulsiona a nossa economia pode empobrecer mais a nossa pobreza. 
A Primeira chuva ninguém esquece
Na quinzena passada, em minha primeira semana na cidade, o tempo estava chuvoso, fui ate um local indicado para pegar o ônibus circular, mas quando cheguei ao bairro São Sebastião, na Rua Ernesto Scholl no local indicado, havia uma chuva intensa, munido somente de guarda chuva, acabei ficando bem molhado. Sempre quando a situação atinge o lado pessoal nos refletimos mais, por que ali não havia um ponto de ônibus como tem no centro? Tinha apenas um palanque pintado indicando ser local de embarque.  Gostei muito dos novos pontos de ônibus no centro, mas adoraria ser tratado aqui no bairro com a mesma atenção que o centro e, andar de ônibus molhado serve pra nunca se esquecer da primeira chuva.
Logística Insana
Todos os ônibus passam pelo centro da cidade, a função de levar o povo do bairro para o centro e para justificar os interesses comerciais, é muito bem executado, mas se esquecem daquele trabalhador que mora em bairros mais afastados que terá que pagar duas a três passagens para se conectar entre bairros. Fato ocorre, por exemplo, com moradores do São Miguel e do São Sebastião, sugestão faça uma rota onde o ônibus passe nestes bairros mais distantes, em todos de forma integrada, como tem em algumas cidades e com uso de uma passagem única, isso justificaria a função social de transportar e daria sentido ao direito de ir vir.

Povo foi pra frente da rádio
Com a retirada da Radio comunitária do ar por dois dias, o povo do bairro São Miguel ficaram indignados com a situação e fizeram uma concentração na frente da entidade querendo saber quem mandou parar a transmissão, muitos emocionados gritavam palavras de ordem, e depois assinaram lista de apoio. A direção da radio decidiu autorizar uma manifestação popular que acontecera hoje, sábado, durante o dia todo, com pedágio e distribuição de adesivos de apoio ao funcionamento definitivo da rádio FM Cidade.  Continuo com a mesma opinião. O monopólio na comunicação é algo que nos aproxima muito mais da ditadura do que da democracia, se quer ter um povo realmente livre, tem que informar com transparência, e isso passa pela legitimação de novos veículos de comunicação popular. 

Prestação de contas 
A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, apresentou a comunidade fraiburguense e da região, o total de investimentos realizado de agosto de 2010 a julho de 2011, foram investidos R$ 33.049,09 em sua sede localizada no bairro São Miguel, na av. Pedro Gianello em frente ao portão principal do CAIC. Informação na íntegra acesse: www.agecon.org.br ou faça uma visita na sede social e solicite uma prestação de conta impressa, se quer ter um povo realmente livre, deve que informar com transparência.