09/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 09/08/2011 EDª 73

Manifestação de preconceito.
Nunca se vendeu tanta tinta de cabelo, como se vende no Brasil. A Campeã de venda é a coloração para tornar os cabelos louros.  Eu caminho nas ruas e vejo mulheres que seguem o perfil da brasileira tradicional, traços negros, lábios grossos, pele escura, olho amendoado, mas cabelos tingidos de louro, os grupos de pagode de origem afro-brasileiro e os jogadores de futebol quando vão jogar na Europa também pintam na sua maioria seus cabelos de louros. A pintura se tornou a negação da raça, a negação da cor, por isso concluo que pintar o cabelo para se tornar mais claro vem de um desejo de ser mais aceito por uma sociedade que ainda valoriza o visual do branco, Europeu e sem pensar continuamos alimentando este preconceito.
Essa eu ouvi no rádio.
Houve centenas de telefonemas que foram levados ao ar, quando a rádio retornou de dois dias sem programação.  Um em especial me chamou a atenção, um morador do bairro Nossa Senhora Aparecida também conhecido como “Bem te vi”, pediu uma música e ofereceu para o bairro, e disse: “quero pedir uma música nesta rádio que respeita o povo simples e trabalhador do meu bairro, por que nas outras duas rádios nosso bairro só é lembrado nas ocorrências policiais”, temos que vender Jornais, e ter audiências em programas, mas que não seja a custo do sofrimento alheio.
Milho nosso de cada dia
Os agricultores familiares Fraiburguense já podem produzir milho de variedade com alta produtividade e menor custo por hectare, tanto em sementes como adubação. Foram 14 anos de trabalho da Epagri no centro de pesquisas para a agricultura familiar (Cepaf), desenvolvendo cruzamentos de variedades de milho com experimentos a campo, até o registro das variedades SCS 155-Catarina e SCS 154-Fortuna. 
Milho nosso de cada dia -I
As vantagens para o agricultor familiar ao usar sementes de milho desta variedade são as seguintes: Baixo custo da semente, produção da própria semente se a área cultivada for isolada, melhor resistência à seca, bom empalhamento, boa adaptação aos diversos tipos de solo, redução de custo em insumos, responde bem a adubação orgânica e tem cobertura do Proagro.   A semente pode ser adquirida na sede do SITRUFRAI-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo no horário comercial. É o milho fazendo o caminho inverso da história, dando ao agricultor a opção de produzir sua própria semente e ter mais lucratividade.
ACIAF
A ACIAF congrega o empresariado Fraiburguense, da indústria, do comércio, da agricultura, das instituições financeiras, das prestadoras de serviços e dos profissionais liberais, a fim de fortalecer a classe e unir esforços na busca incessante do desenvolvimento da cidade e na resolução de problemas pertinentes as empresas ou a comunidade.

 Consolidação
Atualmente a ACIAF está consolidada como uma entidade consultiva da administração pública, de apoio as ações comunitárias e de incentivo ao desenvolvimento econômico do município. Sem esquecer seu papel de prestadora de serviços aos associados e representantes dos interesses do empresário fraiburguense.  É na verdade uma entidade que defende o bem estar de toda a sociedade preocupando-se com os problemas locais, estaduais e federais, que afetam direta ou indiretamente a classe daqueles que mantém muitos postos de trabalho nesta cidade.  Cidade com associações fortes  são cidades que descobrem suas próprias soluções.
Terminal Rodoviário um encontro de culturas
Passei neste sábado na praça do terminal rodoviário e vi no local chamado de “Espaço caboclo” (uma espécie de palco alternativo livre) uma manifestação da pura arte popular, dois violeiros tocando e cantando musicas de sua autoria, tinha um publico considerável assistindo, e o “Showman”  Sebastião (Puxirão)  anunciou a data para a escolha da Musa da maçã , na primeira etapa com nove participantes que será no dia 25 de setembro no salão do Bairro São Miguel. Sem dúvida, neste local o povo pode se olhar no espelho e sentir que a arte popular não será enterrada viva, como desejam as grandes empresas criadoras de modismos.