31/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 89

O Símbolo na capa
Fui questionado por alguns leitores sobre o símbolo da cidade que sai impresso na capa deste jornal, aquele que é alusivo aos cinqüenta anos da fundação de Fraiburgo.  Algumas pessoas recebiam o jornal e não o estavam lendo, porque relacionaram o símbolo comemorativo aos do informativo municipal, até chamaram de “jornal da prefeitura”, quero esclarecer que este periódico é uma empresa privada, não recebe patrocínio público, é um órgão independente e tem o objetivo de informar com transparência, o símbolo é apenas uma homenagem.

Suspeitas sobre o PSD Catarinense
Em minha opinião a composição deste novo partido deve incomodar muita gente, como diz o grande articulador do PMDB o Senador Luiz Henrique da Silveira, “eleição se ganha ao atar” se referindo ao nó inicial das composições, das coligações, e as parcerias.  Ao estabelecer boas parcerias está se ganhando a eleição antes da mesma.  O que tem feito o PSD é estabelecer boas parcerias, fazendo boas filiações, elaborando um partido que nasce gigante.  Como todo gigante, a estratégia começa a incomodar, e as reações são previsíveis.  Os partidos afetados pela nova sigla questionam as assinaturas de pessoas em lista de apoio, inclusive de nomes de pessoas já falecidas. Um partido que nasce grande e sob suspeita, vamos ver onde arrebenta a corda? 

Pais ainda querem escolher
É quase inacreditável que pais ainda queiram escolher a profissão dos seus filhos, isso tem gerado uma legião de profissionais insatisfeitos. Na universidade tem muitos estudantes que estão terminando o primeiro curso para agradar seus pais, mas já está de olho no segundo curso, este sim do seu agrado. É necessário para fazer esta escolha que não haja a pressão preconceituosa dos pais e deixar que o estudante seja um buscador de “trabalho” com brilho no olhar e com vontade total de “fazer a diferença”, de “fazer acontecer”.

Onde começa a nova revolução
Antes a revolução social começava nas ruas, durante os encontros, incentivado pelos comícios e através de grupos ideológicos, agora ele começa e acontece através das redes sociais. A dimensão que as redes sociais tomaram na vida do cidadão comum é algo que não podemos medir.  O que falta em Fraiburgo é uma mudança de atitude, o povo tem que se conectar nas redes sociais e começar a discutir temas de interesse comum como: criação de novos empregos, diminuição dos impostos, prioridades para cada bairro, melhor logística de transporte público, maior transparência na aplicação do dinheiro público e etc. É necessária uma revolução na comunicação para que haja uma evolução social no nosso modo de vida.

Se a moda pega
Aqui ainda não aconteceu, mas esses dias eu vi no noticiário na TV, que um delegado emitiu uma intimação para uma criança de cinco anos, obrigando ela a vir depor, pois a mesma havia mordido a mão da sua professora.  A professora registrou queixa contra o menor. Se não fosse a habilidade do conselho tutelar, o delegado tinha levado o menor para delegacia. Já pensou se a moda pega, “o conselho tutelar vai ter muito trabalho”.

O Homem com um grande coração
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  Gosto muito do Tyno (Fotografo), esse polaco é um grande incentivador da imprensa, e gosta de estar à frente da tecnologia, além disso, quando pode, dedica seu tempo a contar muitas histórias da nossa querida cidade. Por essa razão ele é o personagem pitoresco desta edição.