01/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 02/09/2011 ED° 91

Novo salário mínimo
O governo iniciou o processo para estabelecer o novo salário mínimo, o valor está previsto para quase R$ 620,00 um aumento em torno de 13% com relação ao antigo salário.  É pouco provável que um trabalhador rural, colhedor de maçãs, fique muito entusiasmado com este aumento e que a economia de uma cidade seja resolvida só porque o salário mínimo recebeu um acréscimo.  Sem contar que todos os bens sofrem aumento, mesmo antes de o trabalhador colocar as mãos no seu salário, que como o nome diz apenas lhe garante o mínimo.

Impacto para o Governo
O efeito “maquiagem” que o aumento exerce sobre a opinião popular é logo descoberto quando o trabalhador percebe que todos os preços se elevam sob o pretexto do reajuste do salário mínimo. O governo para pagar os seus compromissos vai precisar arrumar da noite para o dia em 13 bilhões de reais.  É preciso saber de onde sairá este montante, como o governo não faz parte da cadeia produtiva e vive da cobrança de impostos, provavelmente sairá da classe trabalhadora que há pouco tempo estava comemorando um “aumento de salário”.

Uma cidade de 50 milhões de reais
Quem administra a cidade de fraiburgo, administra um orçamento em torno de cinqüenta milhões de reais por ano. O interessante que não existe um político que diga que exerce com alegria o cargo que lhe foi confiado. Atribuem ao cargo muito esforço, muito sofrimento, e muita dificuldade, que é uma atividade que não vale à pena, mas são poucos os que abrem vaga para que outro político tome o seu lugar e sofra um pouco.  Não sei quais são as razões de cada um, mas que administrar cinqüenta milhões de reais por ano deixa qualquer um disposto sofrer um pouco mais.

As trovas do trovador
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o trovador Adão Rodrigues, com seu carisma e suas “trovas” e com o seu programa de radio no bairro São Miguel tornou-se conhecido e respeitado pelo público popular.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que fazem a história da nossa cidade ficar cada vez melhor.

PSDB tem mais um “Tucano”
O ex-prefeito Edi Luis de Lemos, político descrito como, polêmico, classificado como detentor de boa representatividade foi o comentário desta manhã nas rodas de política.  O assunto foi sua decisão de se tornar mais um tucano no ninho do PSDB local. Atitude que surpreendeu os desavisados, e acrescentou um novo tempero nas possibilidades de composição para as próximas eleições. Apesar de Edi ainda estar inelegível para os próximos quatro anos, o seu apoio partidário é importante fortalecer a candidatura solo do PSDB ou mesmo oferecer um vice de peso para as novas forças que estão se formando em fraiburgo. 

ACIAF e a enquete
Da mesma forma que solicitei ao Presidente da Câmara e Radialista que esclareça sua posição, com relação ao aumento de vagas na câmara, recebi informações de que a ACIAF promoveu entre os seus associados uma enquete, onde mais de 90% opinaram contra o aumento das vagas para vereadores no legislativo local.  Na coluna anterior já deixei bem claro a minha opinião, o problema é de produtividade e não de quantidade, o que temos que questionar é o custo benefício. Se o objetivo for descentralizar o poder, precisamos aumentar a representatividade (número de vereadores).  Sugiro a ACIAF que continue fazendo enquete sobre temas diversos, isto é saudável para democracia.  Proponho uma enquete para medir o grau de satisfação do povo com relação aos salários pago em fraiburgo, ao Prefeito, Vice-Prefeito e aos secretários, e aproveite, pergunte também se R$ 619,00 do novo salário mínimo vai dar um complemento que falta nos sonhos de um trabalhador.