30/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 88

Completando trinta dias
No dia primeiro de setembro completo trinta dias de retorno a Fraiburgo, período no qual estou escrevendo no Jornal Diário de Fraiburgo e a frente da minha coluna de opinião. Quero registrar a minha intensa satisfação e dizer que a repercussão desta coluna superou a minha expectativa, agradeço a todos que colaboram lendo, comentando, discordando e sendo fonte de inspiração. Pretendo continuar escrevendo esta coluna e ampliando a minha participação neste importante veículo de comunicação, e espero poder contar com a sua colaboração, caro leitor.

Voto em lista
O primeiro assunto mais comentado entre os amantes da política é o numero de vereadores na câmara, o segundo, apesar de políticos profissionais afirmarem que já “esta sacramentado” e que não teremos nesta eleição voto em lista é o “voto em lista”.  Para relembrar você vota sem saber em quem, apenas que votou em um partido, e os “caciques” do partido decidem quem serão eleitos, partindo de uma lista elaborada em ordem decrescente. E o candidato não precisa fazer nada, sem esforço será declarado eleito se fizer parte dos primeiros da lista.  Mesmo sabendo que é improvável, sou contra voto em lista, pois, é o partido que escolhe quem vence não o eleitor.  Ainda prefiro a forma tradicional.

Foi nas ondas do rádio
Populares comentavam hoje que a Radio Fraiburgo elaborou uma enquete popular para saber se a população é contra ou a favor do aumento de vagas na Câmara de Vereadores.  Segundo os populares o resultado foi de apenas 5% a favor e 95% contra o aumento.  Apesar de já aprovada pelos legisladores, parece haver um sentimento de “medo” com relação à reprovação do povo. Então resolvi dar minha opinião outra vez: “sou favorável ao aumento do número de vereadores na câmara, por aumentar a representatividade do povo na casa de leis e diminuir o poder de barganha, de dar mais oportunidades para outras ideologias de fazerem parte de mundo, de evitar que fiquem na mão de “meia dúzia” o destino e o futuro da nação. Solicito que o Presidente da Câmara e também Radialista (desta mesma emissora) que esclareça sua posição, com relação ao aumento, que deixe claro, sem dúvidas. Em minha opinião o problema é de produtividade e não de quantidade, que aumente o número de eleitos, mas não das contas públicas.  

Minha vizinha e o gato
Trouxe minha mudança, como toda mudança de pobre, não podia faltar um cachorro vira latas e um gato sem pedigree.  Amarrei bem o cão, pois é bagunceiro como todo cão sadio. E fechei o gato em casa para acostumar com a nova moradia.  Ao Lado da minha casa mora uma senhora viúva e sua neta, deve ter mais de 60 anos.  Uma semana depois alimentei bem e liberei o gato para andar fora de casa, ele subiu no muro, subiu no telhado, caminhou pela região e a noite estava em casa.  No dia seguinte ouvi os comentários em voz alta e em tom ameaçador “se querem ter gato, que tenham fechado ou amarrado em corrente” criam esses bichos que só incomodam, pela primeira vez fiquei sem voz. Não soube o que dizer, eu nunca tomei conhecimento de alguém que faça um viveiro para criar gatos, ou mesmo tenha um gato na coleira. Vivendo e aprendendo, mas assim a vovó força a amizade. Meu gato é teimoso e continua solto.

Iluminação na Rua Arnoldo Frai
Passeando pela obra, que está em fase de acabamento, não pude deixar de notar que houve uma preocupação com os portadores de necessidades especiais.  Fato que seria louvável se não fosse por um detalhe. O trilho de saliência no chão que deveria servir de guia para as bengalas de cegos estão interrompidos por objetos ou estão tão próximos dos postes que os cegos vão bater contra eles a todo instante, principalmente se forem canhotos.  Já no lado direito de quem segue no sentido centro ao lago, o cego vai bater inclusive em um orelhão.  Peço aos senhores administradores que observem este detalhe e façam a correção.  Lembrando que o pior cego é aquele que não quer ver.   

Na mesma avenida
Perdoe-me o Prefeito que é meu amigo, mas eu perco o amigo e não perco a piada, estava um grupo de eleitores, falando que com tanto poste, o Prefeito vai ter que abrir um edital para contratar cachorro, por esses que estão soltos não darão conta de “urinar nos postes” (costume antigo dos cães de rua), alem disso, essa medida resolve a falta de canil, pois os cães ficarão tão ocupados que não terão mais tempo de virar as latas de lixo por ai.