23/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 83

Censura ainda existe
Um velho professor e filósofo fraiburguense me disse um dia: “não adianta você escrever em jornal, por que ninguém lê, ele mesmo ficou enfurecido uma vez com um comentário político que eu emiti. E cada dia que sai uma edição nova, sou questionado sobre o assunto que escrevi na minha coluna e às vezes até com energia quando contrario os interesses de alguns em favor do interesse coletivo. Quando opino, posso falhar, posso errar, posso exagerar, mas a ética profissional de um comunicador social me direciona pra nunca faltar com a verdade, e ser o mais transparente ao informar. Tem quem defenda a censura para a imprensa, e essa postura nunca parte dos meios sociais e coletivos, são sempre exigidas por entidades que deviam primar pela informação e pela transparência, porque são públicas.

Querem reviver a ditadura.
Escrevi um artigo, baseado no jornal DC, e nos principais jornais do país, onde comentei que algumas pessoas públicas estavam ligadas há políticos que estão sendo investigados por vários deslizes.   Leram minha coluna, ficaram enfurecidos, fizeram comentários descabidos, e ainda ligaram pra mim e sugeriram que eu devia estar preso por escrever asneiras, me classificaram de “bobalhão”, fiquei espantado com a violência verbal, e com o fato do “filosofo” ter se enganado, pois estão sim lendo minha coluna.  Também não sei por que tanto nervosismo, se não citei o nome de ninguém, só citei o escândalo, e sugeri de forma genérica que poderia haver gente aqui que recebeu parte deste dinheiro, e deixei aberto que se comprovado eu completaria a nota. A impressão que fica é que para alguns a ditadura e a censura ainda deveriam existir.

Ônibus tem chegado atrasado
Atendendo a solicitação da maioria dos usuários do ônibus dos estudantes, inclusive eu, que transporta os estudantes de Fraiburgo para Caçador, para o SENAI, SENAC, UNIARP, UNIPAR, com ótimas condições de transportabilidade, não estamos reclamando da qualidade do veículo ou dos motoristas, e até já informamos ao responsável o senhor Agnaldo Silva sobre os atrasos freqüentes do veículo transportador e que isso tem prejudicado a maioria dos estudantes, o qual respondeu por e-mail da seguinte forma: “os acadêmicos devem chegar a um consenso entre todos no ônibus para evitar atrasos no transporte, então sugiro que vocês mesmo resolvam tal problema, pois os pontos devem na medida do possível, favorecer a todos e não prejudicar o horário. Sei que vocês são adultos o suficiente para achara a solução deste problema.” Quem administra é que deve tomar as decisões, se quando tiver um impasse público, como esse,  e nós mesmos tivermos que decidir, para que precisamos contratar alguém como fazemos através das eleições?

O Brasil e o Rio de Janeiro estão na moda
Como os olhos do mundo estão voltando para o Brasil. E em especial os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro.  Os interesses mundiais estão focados neste ponto geográfico em função da próxima copa do mundo. Sendo assim a maioria dos acontecimentos devem pegar carona nesta expectativa e devem acontecer bem próximo desta data. O Chefe da igreja católica o Papa Bento16 anunciou ontem que fará o encontro mundial dos jovens Católicos no ano que vem e no Brasil. Coincidência ou efeito desta onda de “bons olhos” que o Brasil desfruta.

As filiações acontecem mesmo com o frio
Com essa  onda repentina de frio intenso, neste fim de semana congelaram todas as movimentações politicas, mas um fato que mereceu destaque no cenário gelado e aqueceu os comentários foi a filiação de Rodrigo Lemos no PPS, partido a que pertence Valdir Aquino, vereador Bino Barros, Elóí Regalin e que apoiam o candidato da oposição a administração municipal o produtor rural Ivo Biazollo, fato que passaria despercebido se não fosse Rodrigo filho do ex Prefeito Edi Lemos, bastante polêmico mas detentor de muitos votos.   Há quem pense que essa filiação não representa um avanço númerico, mas devemos concordar que já são sinais de como se comportarão as forças politicas de oposição.