22/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 82

O Puxirão e a picareta
Em um discurso bem humorado deste comunicador popular (Puxirão), na praça do terminal, referindo-se as boas estradas do interior disse: “andei de fusca nesta estradas e estão muito boas, quero até dar parabéns para o prefeito, e  tem gente correndo demais , de tão boas que estão, passaram por mim a oitenta por hora, acho até que vou levar uma picareta e estragar elas um pouco porque senão esse povo vão acabar se machucando”. 

Noticia boa pra quem vive de impostos
Nem bem cheguei a minha casa, antes de sentar no sofá os noticiários da TV já estavam festejando, os impostos bateram novo Recorde atingiram 90 bilhões neste mês e alcançou no acumulado a soma de 900 bilhões em um ano, o recorde foi batido porque esta marca foi alcançada 34 dias em comparação a marca do ano passado.  Não sei se choro ou comemoro, nenhum outro segmento tem estas marcas para comemorar.  Mas em algum lugar do planeta alguém deve estar abrindo um “champanhe”, apertando mãos, sorrindo e vivendo muito bem à custa do rendimento dos impostos. É noticia boa pra quem vive de impostos, “qualquer coincidência é mera semelhança”!

Não fique bravo se ele mudar de opinião
Em nossa família sempre tem um menino pequeno que gosta de falar o que vai ser quando crescer.  Em nossa época (década de 70) talvez dissesse caminhoneiro, muitas vezes bombeiro.   Já meus filhos (década de 80) queriam ser Médico, engenheiro, advogado.  Nós últimos 20 anos, toda criança desejava ser um Cantor (a) de Pagode, cantor de MPB ou jogador de futebol e jogar em um clube famoso.   Mas do jeito que anda as coisas, não fique bravo se ele mudar de opinião e disser que quer ser: Político bem votado ou cobrador de impostos.

O Papa é Pop e não poupa ninguém.
Na última fala do Chefe da Igreja Católica o Papa Bento16, pediu a suas ovelhas, que repense a sociedade, disse: “Coloquem o homem como centro da economia mundial”, em frases curtas quis dizer: minorias parem de explorar a maioria e façam um mundo para todos, senão no futuro não haverá mundo nem para as minorias.   Quando alguém que vive num mundo bem protegido como ele, vem até nós com esse alerta não é porque ele descobriu a saída para os males da humanidade, mas talvez por que se continuar assim vai faltar pra todo mundo inclusive pra ele.

Um Palhaço do Palácio
Cada vez me convenço mais que a cara do nosso congresso fica mais parecida com a nossa (eleitores), como diz o ditado popular “o povo tem o governante que merece”, eu também riria se não fosse comigo, e fico perplexo como a mídia televisiva perde tempo fazendo apologia ao brasileiro pobre, quase analfabeto, artista do entretenimento de massa, ex-palhaço e hoje Deputado Tiririca.  O Problema desse brasileiro tá resolvido, esse terá do estado todos os mecanismos de amparo, mas e os que não conseguiram se eleger?  Vamos usar nossa energia para construir uma sociedade que não bata palmas quando um palhaço chega a um palácio.

E o pobre que não tem o que aplicar?
Os ricos do mundo estão “falando em alto e bom som”, o mundo está em colapso, não sustenta mais esse consumismo exagerado. Alguns ecologistas dizem com outras palavras, o mundo não agüenta mais esta carga, vamos pisar no freio e torná-lo sustentável.  Para se ter uma idéia quem aplicou nas bolsas de janeiro até agora perdeu um quarto de sua riqueza acumulada. Agora a moda é banco ficar emprestando dinheiro para banco, e essa dança das cadeiras vai até quando? O governo tenta tranqüilizar, mas como convencer aqueles que são pobres e não tem nada para aplicar.  A crise na verdade é uma crise moral pois não sabemos mais em quem confiar.