12/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 76

Lucros dos bancos aumentam sempre
A pergunta mais freqüente dos comerciantes Fraiburguenses é para onde foi o dinheiro do povo? A insatisfação é geral, uns dizem que o comprador sumiu, outro diz que ele vem, mas não tem dinheiro e alguns compram, mas só item que gera pouco lucro. A constatação final é: “o povo está realmente sem dinheiro no bolso”, em contra partida os bancos nunca tiveram tanto dinheiro em seus cofres como agora, mesmo na crise eles não param de registrar lucros imorais, é o caso do banco do Brasil que aumentou seus lucros em 23% neste ultimo semestre e sempre em algum canto há uma nova agência sendo inaugurada, torço para termos uma sociedade mais justa e com menos bancos.

O vilão é a oferta de crédito
Aquilo que deveria facilitar a vida do trabalhador comum acaba sendo o seu maior pesadelo. A oferta de credito é o maior responsável pela obstrução da economia. Credito fácil incentiva o endividamento por longos períodos, o que compromete a capacidade do comprador de fazer a roda da fortuna girar.  Isso provoca uma “quebra momentânea” do comprador tirando o fôlego da cidade que engessada passa a não produzir riquezas. Cidade parada fica sem produzir, quem não produz não vende, quem não vende não gera riquezas, sem riquezas sem novos postos de trabalhos, sem trabalho sem dinheiro, sem dinheiro nada se compra, e o crédito é só para quem não está devendo nada, os endividados do crédito fácil ficam de fora da festa.
Empréstimo consignado
Lembrou ontem um comerciante que antes de haver o empréstimo consignado os aposentados eram uma força que impulsionavam a venda. No dia de pagamento havia muitos fazendo compras ou pagando suas compras anteriores.  Agora endividados quando termina um empréstimo eles já solicitam outro. E com crédito fácil ficam presos as parcelas por muito tempo sem poderem efetuar novas compras, diminuindo a força do comércio.

A Falta de Fretes
Quando o comércio vai bem os “freteiros” lucram com as entregas feitas de forma terceirizada. Se o comércio não vende, as entregas são interrompidas, nesse período em que o dinheiro ainda circula os fretes foram suspensos, a luz vermelha acendeu, a imaginação é única ferramenta que ainda está funcionando na busca de uma solução para este problema que está tirando o sono de muitos
.
Produtos Made in China
A regra para um comércio forte é simples, começa por ter mecanismos que garantam emprego e renda para a população trabalhadora.  Com trabalho se aumenta a renda, com renda se aumenta o poder de compra, com a compra se tem um comércio forte. Hoje no comércio há muito produto fabricado na china o que garante o emprego e a renda do chinês e não do trabalhador Fraiburguense. Na busca de um maior lucro o comerciante ignora esse fato e depois se torna vitima da sua própria busca de lucro fácil, sem renda o povo não compra nada.
Produtos chineses de luxo
O estigma dos anos noventa dizia que produtos chineses eram de baixa qualidade. Na atualidade o produto chinês além de ter um preço mais baixo ele tem uma ótima qualidade. Isso pode ser visto nos vestidos franceses, no jeans americano e nas bolsas de couro italianas, todos os produtos são fabricados por mão de obra chinesa (Made in China), mas exportados para países como o Brasil como sendo europeu ou americano.   Quando se trata de eletro-eletrônicos ou de produtos de alta tecnologia a etiqueta sai completa, inventado e fabricado na China.  Isso sem dúvida garante o emprego e renda do chinês e não do fraiburguense.

Como ganhar mais dinheiro
Na economia quem consegue antecipar o futuro e prever as tendências tem mais chances de ganhar mais dinheiro.  No comércio essa regra é pertinente, o comerciante que consegue prever a tendência de mercado e comprar de seus fornecedores bens que venham a atender as necessidades da classe consumidora por um preço justo acaba sendo bem sucedido.  A chave de tudo é o consumidor, se ele estiver sadio o comercio também estará.