11/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 11/08/2011 EDª 75

Fiscalizando obras estaduais
Tenho visto em jornais, revistas, e mesmo no dia a dia politicos do PMDB entusiamados fiscalizando obras públicas estaduais, de certo, de olho nos créditos que a inauguração lhes trarão numa futura candidatura.  Mas surge uma dúvida cruel, hoje está em vigor uma parceira entre as duas instancias, mas se confirmarem as previsões depois de agosto, o Governador  vai migrar do DEM para o PSD e na inauguração dessas obras (devem ocorrer depois dessa decisão) ele subir amparado por um novo time politico (PSD), acredito que haverá conflitos de interesses, de quem serão os créditos da obra?

Sinalização na entrada do São Sebastião
Conversando com moradores fiquei sabendo que na saida deste bairro sempre ocorre algum tipo de acidente. Segundo eles é impossivel deter a velocidade alta dos carros que trafegam na SC-453 sentido Fraiburgo a videira.  A sugestão é que a Ortifrai, orgão executivo de trânsito, que dentro de uma série de atribuições está a manutenção, conservação e instalação de sinalização horizontal e vertical, elabore um estudo (Por se tratar de perimetro urbano) e a administração vigente construa uma rótula, com limitadores de velocidade e sinalize a área de forma adequada. Hoje não há nehuma placa indicativa de limite de velocidade, se houver uma batida, o condutor que estiver na via principal vai alegar ter razão e não poderá ser contestado.

Projeto Jovem Aprendiz
Com a intenção de melhor preparar o jovem para o mercado de trabalho as empresas implantam (2011)  em fraiburgo o programa jovem aprendiz. No Brasil desde 2005 o programa vem dando a oportunidade para os jovens de aprender uma profissão, bem como de ingressar no mercado de trabalho. Mas como se pode desconfiar, é tudo voltado para uma união de interesse que tem por alvo o crescimento e a expansão da empresa.

Projeto Jovem Aprendiz-II
Esse trabalho vinha sendo desenvolvido desde o ano de 1997, em empresas de grande porte, processando e avaliando melhor suas diretrizes e pedagogia, bem como seus programas desenvolvidos para esses fins.  Aqui o programa tem parcerias que oferecem aos jovens qualificação que é obtida por meio de um curso que tem por apoio técnico o SENAI.

Projeto Jovem Aprendiz-III
As empresa que desenvolveram esse trabalho e por essa razão ganharam um prêmio por estar em parceria com o ministério do trabalho e emprego, ambos trabalhando para uma sociedade mais justa e que ofereça a todos igualdade em direitos como cidadãos, proporcionando a entrada destes no mercado de trabalho. É bom lembrar que o programa jovem aprendiz tem prazo de validade, é até o fim do curso oferecido pelo SENAI, pois assim esses jovens podem trabalhar como estagiários na empresa, afinal as empresas estatais que adotaram o programa só pode efetuar contratações com pessoas concursadas. Mas é uma excelente maneira de ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho e dar a eles a oportunidade de crescimento profissional e aprendizagem com o primeiro emprego. 

Só pra garantir
Como todo ciclo, ele tem o começo o auge e o declínio, no brasil o do ouro, da madeira, da maçã e há o ciclo politico, no estado a do LHS em declínio e a do Colombo no auge.  Quem não conhece um politico que começou por baixo, foi bem sucedido e  o seu ciclo já encerrou.  Mas tem familia politica em Fraiburgo que contraria essa lógica. conheço uma em que a esposa é da executiva do PMDB e para garantir o marido é da executiva do novo partido em PSD ( em processo de registro) e com grande possibilidades de de estarem de lados opostos. Não sei se é uma declaração de que o ciclo de um encerrou ou é a certeza de que haverá a mudança, Não é ilegal, mas me parece um tanto imoral, mas o importante é a segurança  familiar que isso lhes proporcionam.
Aposentadoria da assembléia Legislativa
A Polícia Federal, que no governo lula tem funcionado muito bem,  também deveria acompanhar este caso de aposentadorias fraldadas na Asembléia legislativa do estado de Santa Catarina para não terminar em pizza. Enquanto milhares de professores fizeram greve legitma para forçar o Governo a pagar o que está previsto em lei. O mesmo Governo permite centenas de aposentadorias ilegais de políticos e servidores corruptos. Isso é uma vergonha. Temos que construir presidios para fraudadores dos cofres públicos do Estado de Santa Catarina. Ministério Público se manifeste e façam justiça, o contribuinte está cansado de pagar a conta.