13/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 77

O Governo “Dilma” e a imagem distorcida
O Grande desafio do governo de Dilma é melhorar sua imagem pública agravada pelas recentes denúncias de corrupção em alguns ministérios (Transportes, agricultura, Turismo).  Sempre que ocorrem estes eventos, o chefe do estado sofre indiretamente, todo sistema lhes protegem, só não consegue evitar a queda na popularidade. Dilma sobrevive ainda com a aprovação do governo anterior, pois muitos brasileiros não fazem a leitura de que não é “Lula”, mas sim Dilma, que já é outro governo. Quando somem “milhões” e ninguém vê, fico com a sensação de que há muita conivência institucional, quem sofre são quem tem que trabalhar para manter cheios os cofres do estado, por isso o preço aumenta, as necessidades aparecem e  o povo empobrece.
Aposentadoria da dona de Casa
A dona de casa, a trabalhadora do lar, a nossa mãe, pagará menos para ter o direito de se aposentar.  O congresso já aprovou, só falta a Presidente Dilma sancionar.  Serão beneficiadas cerca de seis milhões de trabalhadoras.  O estado pretende com este ato é claro arrecadar mais (atraindo mais contribuintes) e ao longo do tempo amparar uma classe antes desamparada. O valor arrecadado, antes desta decisão era de R$ 59,65 e passa para R$ 27,25 (para receber após aposentado, um salário mínimo por mês), No país onde aposentadorias podem ser astronômicas (caso das Assembléias Legislativas) um salário mínimo para ser pouco para premiar uma vida inteira dedicado ao trabalho.
Programa Criança Esperança
È fato que a Rede Globo se empenha muito para mostrar que o programa Criança Esperança é uma saída que pode resolver problemas de diferença social em nosso país. É fato que o povo acaba doando e pagando por programas que o estado se propõe fazer e não consegue. As arrecadações são cada vez maiores.  A cada ano elas batem seu recorde anterior.  Confesso que não me sinto à vontade para doar; explico: desconheço (pode ser que exista) uma única entidade catarinense amparada pelo dinheiro arrecadado para o programa “Criança Esperança” e a mesmo raciocínio faço com relação à Fraiburgo, nessa lógica prefiro doar para entidades locais, onde consigo testemunhar a aplicação e não só saber pela propaganda de outros estados.
Preços estão em alta
Impressionante na história da humanidade como os preços dos bens sempre sobem, nunca descem, principalmente aquilo que é essencial, a exemplo do álcool, que presente na gasolina faz o preço subir (além de empobrecer a mistura), roupas, e agora com a passagem de um inverno rigoroso o preço das verduras batem recorde.  No geral os alimentos no Brasil subiram em torno de 6,87 %.  Em uma reflexão mais utilitarista, esperamos sempre que o trabalhador receba um aumento igual ou superior a este índice, mas isso invalidaria a grande função dos aumentos, que disfarçados de muitas faces é de gerar lucro fácil a uma classe que vive muito bem na cadeia social, a dominante. “Pra cima todo santo ajuda, pra baixo a coisa toda muda”.
Menos fumante no mundo
Não sei se os lucros das tabacarias diminuíram, mas os últimos números indicam que em dez anos o número de fumantes caiu de 35% para 17%, números que animam qualquer especialista em doenças relacionadas ao pulmão lotado no INSS.  Há na sociedade um desinteresse no aprender a fumar, em pagar a conta que um paciente terminal portador de doenças provocado pelo consumo de tabaco deixa para sociedade. A mídia tem participação importante nesse processo, quando decidiu mudar de lado, ao invés de fazer apologia ao consumo bateu duramente nas conseqüências. O fato é o mundo ta ficando mais saudável,