03/03/2017

Mudanças na regulamentação para o transporte de maçãs garante qualidade aos consumidores


Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de maçã e, neste ano, deve produzir 50% do volume nacional. Em relação à quantidade, a safra recém-iniciada deve ser praticamente igual à anterior, quando foram colhidas 552 mil toneladas em 16 mil hectares. O grande destaque está na qualidade, uma das mais altas da história.

Para manter esse status, produtores solicitaram ao Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc alterações nas especificações de cultivares no sistema de certificação fitossanitário, a ponto de que na Permissão de Trânsito Vegetal – PTV esteja presente a nomenclatura das cultivares.

Atendendo a Instrução Normativa nº 28, de 24 de agosto de 2016, a Presidência da Cidasc, Diretoria de Defesa Agropecuária e o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal – Dedev, estão implantando alterações gradativas no respectivo módulo do Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+. De acordo com o Artigo 18, §3º da referida IN, agora o produtor deve indicar o nome comum, espécie e cultivar ou clone.

Já está disponível no Sigen+ as opções das variedades “Maçã gala (Malus domestica)” e “Maçã fuji (M. domestica)”. No entanto, a alteração no sistema ainda não identifica os cultivares, clones e variedades, porém, a inclusão dos grupos gala e fuji na PTV já atende parcialmente a Instrução Normativa nº28. “Para o atendimento integral da norma serão necessárias alterações mais profundas, tanto em nosso sistema, quanto nos procedimentos de inscrições de Unidades de Produção – UP’s, formação de lotes e certificação fitossanitária”, declarou Ricardo Miotto Ternus, Gestor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc.

“Essa alteração garante ao consumidor que as variedades de maçã fuji e gala estão sendo colhidas na época correta, preservando assim o sabor, a cor, a textura e os nutrientes”, comentou Enori Barbieri, Presidente da Cidasc. De acordo com ele, a Companhia está atenta as necessidades dos produtores e o trabalho de defesa sanitária vegetal é essencial para proteção e desenvolvimento da agricultura catarinense, além de estabelecer as diretrizes que orientam as boas práticas de agricultura. Dessa forma, permite a comercialização dos produtos agrícolas segundo as exigências dos mercados nacional e internacional.

A Permissão de Trânsito Vegetal 

PTV é um documento fitossanitário utilizado em todo o território nacional que deve acompanhar certas plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal quando transacionados ou comercializados pelo país.
O documento indica que o material vegetal foi produzido, processado, inspecionando e fiscalizado de acordo com os critérios estabelecidos na legislação em vigor e cumpre rigorosamente as normas e exigências específicas estabelecidas pelas autoridades, proporcionando segurança fitossanitária aos produtos.
Para maiores informações sobre a Certificação Fitossanitária, procure o escritório da Cidasc mais próximo ou entre em contato com o Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia.



Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Foto: Alexandre Mees – Departamento Estadual de Defesa Sanitária