05/03/2017

Humildade e modéstia em política



           Eis que, não mais que de repente, passou-se a falar de HUMILDADE. As pessoas que não sabem latim adoram um latinzinho de vez em quando; e aí vai: HUMILDADE vem do latim humilitas-atis que significa aquele ou aquilo que tem pouca elevação, pequena estatura. Nesta acepção, Napoleão Bonaparte era humilde, pois sua estatura era de 1,64. Pablo Picasso (1,62), assim como Charles Chaplin, Mozart, Dustin Hoffman, Al Pacino, Tom Cruise, Romário, Maradona, Jô Soares, Jean Claude Van Damme, Felipe Massa, os baixinhos da Xuxa e Lula; todos humildes.
          HUMILDADE quer dizer também abatimento, estado de quem é lançado por terra, caso em que o Dicionário Houaiss explica como "diferença entre o rumo de governo e a direção real de avanço do navio" (qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência). Melhor que humildade é a palavra MODÉSTIA ‒ ausência de vaidade em relação ao próprio valor e às próprias realizações e êxitos. A Modéstia pressupõe, mais eficazmente, o comedimento exigido pelas circunstâncias, pelos deveres e pelos usos. A pessoa modesta é, antes de qualquer coisa, sóbria. O homem modesto despreza o luxo e a ostentação; aprecia a arte, respeita os livros e a cultura. O homem modesto evita palavreado chulo e piadas sacanas.
          Nos demais casos, onde as palavras são utilizadas para enganar, ganhar votos e corromper, acho que HUMILDADE deveria ser escrita sem 'h' ‒ umildade, com 'u' ‒ porque humildade com H é coisa de gente honesta. Na política há mais pessoas humildes do que modestas. É fácil descobrir a humildade desses "políticos humildes": basta mexer no pedacinho de queijo que eles julgam lhes pertencer. Basta fazer uma crítica e apontar um erro que rugirão como leões (ou melhor: hienas), darão murros na mesa, apontarão o dedo indicador e estufarão o peito como gansos raivosos.
         Usam o pronome EU, enquanto que os modestos usam o pronome NÓS. Dizem EU FIZ, e os modestos NÓS fizemos. Apontam erros e os modestos mostram soluções. Enfim: o maior dos orgulhos, a suprema vaidade, é querer parecer aos outros como humilde. Dizem que o homem orgulhoso é "metido a besta". Eu tenho certeza de que esse tipo de gente é uma besta mesmo.

Rogério Ferreira da Silva ( cirurgião-dentista )


CurtirMostrar mais reações
Comentar