03/03/2017

Rita de Cássia Soares pede saída do PMDB

Além de deixar o partido, Rita coloca a Gerência de Educação
 da 9º ADR à disposição

Videira - A Gerente de Educação da 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Rita de Cássia Soares, afiliada do PMDB desde 2007, pediu a sua saída do partido, e colocou a vaga, que ocupa desde 2014, à disposição. O pedido para saída do PMDB foi entregue ao presidente da Executiva Municipal do Partido e se deu por motivos particulares.
Rita de Cássia Soares continua à frente da Gerência de Educação até nova nomeação ser designada pelo PMDB. Ela que é formada em Artes pela UDESC, tem especializações em Arte e Educação, em Leitura de Imagens da Arte e em Coordenação Pedagógica pela UFSC. Atuante desde 1991 como professora efetiva no magistério público estadual, Rita também é efetiva na Gerência de Educação, onde exerceu as funções de Integradora de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, elaborando e coordenando processos de formação continuada para os professores bem como na execução e acompanhamento dos mais diversos programas e projetos das políticas públicas para a Educação.
Como Gerente de Educação, Rita buscou compor sua equipe alinhando critérios técnicos e curriculares para a seleção dos responsáveis pelos cargos da Gered. Isto fez com que sua Equipe tivesse atuação direta nas escolas junto aos professores e diretores, com o objetivo de qualificação do processo educacional. Neste sentido, iniciativas inovadoras foram possíveis e progressos no ensino público da Região com boas classificações nas avaliações como IDEB e ENEM, projetos escolares premiados, ampliação do atendimento nas escolas de Educação Integral, reformas e melhorias. Esses são alguns dos principais destaques do trabalho coletivo feito na Educação da rede estadual de ensino da 9ª ADR nesses últimos três anos.
Uma grande e significativa ação se deu em 2015 com a implementação do processo de escolha de diretores, não mais por nomeação política, mas através do voto de pais, estudantes e servidores das escolas, considerado um marco histórico na educação pública.
Nesse período, a Gered ainda implantou a Educação Prisional, em parceria com o Conselho Comunitário, por meio de uma sala de aula dentro da Unidade Prisional Avançada de Videira (UPA) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, promovendo projetos de remição por leitura a este público, em parceria com a Justiça.
A qualidade do ensino produzido nas escolas foi referência para encaminhamentos importantes em mostras e feiras de diferentes áreas do conhecimento, a nível estadual e nacional, bem como premiações de estudantes em concursos diversos e publicações.
Na área de manutenção e reforma, a boa notícia se concentra nos quatro projetos de reformas, que totalizam investimentos de 7,5 milhões de reais, destinados para as escolas: Adelina Régis de Videira; Maura de Senna Pereira de Pinheiro Preto; Governador Bornhausen em Arroio Trinta e Gonçalves Dias de Fraiburgo. A EEB Gonçalves Dias teve seu início no processo de reforma e os demais projetos estão em tramitação no Grupo Gestor do Governo, passando por análise do Pacto pela Educação, para na sequência serem liberados.
O fomento à leitura e à produção textual em todas as áreas do conhecimento e o envolvimento da família na escola foram outras importantes bandeiras nesse período. Por meio das 21 escolas estaduais da região, foi incentivado o desenvolvimento de projetos de leituras significativos bem como a mobilização para participação dos pais/familiares no processo educacional. Eventos variados foram promovidos sempre respeitando a diversidade cultural das escolas.

De acordo com Rita, foi uma trajetória intensa de atividades e que orgulha, “Sinto muita gratidão por ter tido a oportunidade de mostrar meu comprometimento com a causa da educação pública da Região. Foi um trabalho feito com muito carinho e coletivamente, de mãos dadas com nossos diretores e equipes. Um ciclo se fecha com a certeza de que todos os esforços foram empreendidos para solucionar as demandas pois sempre estive com as portas abertas ao diálogo com autoridades, diretores, pais, professores e estudantes em prol da melhoria de todos os processos no âmbito da Educação, tendo buscado deixar as marcas de uma gestão humanista”, finalizou. 

( Fonte: Josiane Zago)