04/03/2016

Inaugurado entreposto de ovo caipira em assentamento de Fraiburgo/SC

As famílias do  assentamento Dandara, localizado em Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, participaram, na última sexta-feira (26), da inauguração de um entreposto para preparo e embalagem de ovos caipiras. Localizada em lote do assentamento, a construção integra projeto elaborado pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a fim de abrir uma nova linha de produção para os assentados.

“A ideia de produzir ovos surgiu na reunião de planejamento e veio a calhar pela afinidade das famílias com essa atividade, por não confrontar com a produção de leite e também por ser um dos alimentos incluídos na alimentação escolar do município, se enquadrando assim dentro do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”,  conta a médica veterinária Geisibel Maurina, responsável pelo projeto.

Sob orientação do Conselho Consultivo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Fraiburgo, a equipe preparou as documentações e buscou adequação às exigências dessa atividade, com envio da planta do entreposto, realização de análises da qualidade da água e vistorias. O processo para concessão do selo está em trâmite e a expectativa é de que seja concluído ainda neste mês. Tudo para os produtores estejam legalizados e livres para comercializar sua produção sem represálias.

Preparativos

Desde agosto de 2015, as cinco famílias que deram início à atividade começaram a receber as galinhas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia especificamente para a produção de ovos na agricultura familiar. Hoje há famílias com mais de 200 galinhas e a ideia é que cada uma tenha 300 unidades. Para abrigá-las, foram construídos piquetes fechados em estruturas de madeira, sob orientação dos técnicos.

“A produção já atingiu 60% da capacidade. São realizadas cinco coletas diárias dos ovos que, a cada 48 horas, são levados em caixas plásticas para o entreposto, onde são avaliados, pesados e classificados”, explica  Geisibel. O trabalho no entreposto fica a cargo do assentado Ivo Schaberle que, comprometido com a proposta, mostra-se determinado em buscar qualidade de vida todos no assentamento.
As famílias agora aguardam o selo de inspeção para que o produto saia embalado e etiquetado do assentamento, pronto para o consumo saudável pelas famílias da cidade