22/08/2014

Reitor Adelcio participa de evento educacional

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou de evento destinado à mobilização para o Plano Municipal de Educação.
 Evento contou com a presença da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação de Caçador e de dos outros municípios, União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDIME), Ministério da Educação e Secretaria de Estado de Educação.
Em seu pronunciamento, efetuado por ocasião da abertura do evento, o Reitor Adelcio destacou que o plano se constitui em técnica de planejamento educacional, permitindo a participação da sociedade civil.
Num sentido amplo, o planejamento é um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.
O ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade. Esta sondagem da realidade é a primeira etapa do processo do planejamento. É através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer, com mais precisão, quais as mais importantes urgências e necessidades que devam ser enfocadas, analisadas e estudadas durante o ato de planejar.
Para Menegolla e Sant’Anna (2000), o ato de planejar que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara requer ato de planejar.
Da mesma forma, o ato de planejar requer habilidade para prever uma ação que se realizará posteriormente, por isso se exige acertada e racional previsão de todos os meios e recursos necessários nas diferentes etapas do planejamento, do seu desenvolvimento e de sua efetiva execução, para alcançar os objetivos desejados.
Uma das etapas principais do processo de planejamento é a definição e triagem dos melhores objetivos, porquanto estes fornecerão toda a orientação e direção à dinâmica do processo de planejamento, como também à sua execução. Os objetivos constituem o núcleo e a dinâmica do planejamento; são eles que determinam e orientam todas as demais etapas do ato de planejar.
Uma vez que o objetivo do planejamento consiste em prever mudanças de uma situação real, o próprio ato de planejar deve se submeter a uma constante avaliação durante todo o processo. A avaliação do processo de planejamento deve ser a mais criteriosa e científica, para se evitar falhas na sua elaboração e estruturação. O planejamento deve ser constantemente avaliado e reavaliado, para se poder observar a concordância ou discordância entre os seus elementos construtivos.

Planejar, portanto, é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meio se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.