24/05/2013

INAUGURADA EM FRAIBURGO A MAIOR UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO GENÉTICO DE SUÍNOS DO PAÍS


Resultado de um investimento inicial de R$ 10 milhões, a Agroceres PIC, líder no mercado brasileiro de genética suína,  inaugurou ontem (21/5)  em Fraiburgo a nova Unidade de Desenvolvimento Genético de Suínos - UDG. O ato de inauguração foi acompanhado pelo prefeito Ivo Biazzolo, pelo presidente do Grupo Agroceres, Fernando Pereira, pelo diretor superintendente da Agroceres Pic, Alexandre Rosa, entre outras autoridades.                                                                       

O empreendimento tem capacidade para até 700 suínos reprodutores, o que significa quase 10 vezes mais que a média desse tipo de unidade. A outra UDG do grupo localizada em Patos de Minas (MG), aloja 180 animais. Inicialmente serão alocados da UDG em Fraiburgo, 400 suínos, praticamente quadriplicando a capacidade da empresa. Segundo Rosa os animais serão capazes de produzir 1,1 milhão de doses de sêmen por ano.  As atividades da UDG Fraiburgo iniciarão efetivamente no mês de agosto.

A  Agroceres Pic inova com o conceito de genética líquida, uma tendência mundial na produção de carne suína.  A empresa busca ampliar os negócios, mas também disseminar as vendas de sêmen suíno no Brasil para a produção de matrizes. Hoje em dia as maiores granjas de suínos não compram o sêmen, mas o próprio animal - o macho avô, que fica encarregado de produzir as matrizes. Nos EUA, maior exportador global de carne suína, as vendas de sêmen do animal avô já respondem por 80% do mercado de genética.   Para o consumidor final, o lançamento representa uma carne mais magra, com baixo potencial de gordura e um alimento mais seguro, saudável e economicamente viável, avaliou Rosa.  Hoje o Estado de Santa Catarina é  considerado o maior produtor de carne suína do Brasil, responsável por pouco mais de 25% da suinocultura.  O prefeito Ivo Biazzolo destacou que a região meio-oeste possui grande representatividade nestes números. Da mesma forma destacou que a inauguração coloca Fraiburgo no cenário dos grandes negócios, expandido a economia local.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fraiburgo -SC