23/01/2013

ENTREVISTA COM O PROFESSOR SAPUCA SOBRE A OLIZA

QUEM É O PROFESSOR SAPUCA?         

O entrevistado deste número é o professor David Severo Filho, nascido em Quaraí - RS, morador de Fraiburgo há 21 anos, popularmente conhecido como Sapuca.   É formado em Educação Física, Técnico de Futsal e Futebol, ex-profissional de arbitragem da FCF e FeFS e mentor e organizador desta competição que acontece em Fraiburgo.  Como técnico de Futsal feminino é bicampeão estadual da OLESC em 2001 (Criciúma) e 2003 (Rio do Sul). Acumula vários títulos regionais no comando do Colégio Drummond e colégio Santo Antônio. 

FALE SOBRE A OLIZA?

OLIZA (OLIMPIADA ZABLÓSKI) é um evento esportivo, amador que iniciou em 2005 e foi crescendo de uma forma com a participação mínima de 15 municípios e se manteve durante estas oito edições sempre com um aumento no numero de equipes.

QUAL A DIMENSÃO DA OLIZA ?

Em termos de competição amadora, acredito que hoje é com certeza uma das maiores do nosso estado.  Nessa edição (2013) totalizamos a participação de 172 equipes inscritas nas mais variadas categorias, sendo 34 no municipal e 32 no regional livre.

QUEM PARTICIPA DA OLIZA?

Nas categorias de base também houve um grande numero de participantes sendo dez equipes no juvenil, doze nos joguinhos, dez na OLESC, treze no sub – quinze,  oito no sub - treze e oito no sub – onze.  No feminino há a participação de quatorze equipes.

QUAL A PREMIAÇÃO DISTRIBUIDA NA COMPETIÇÃO?

 A  OLIZA  distribui uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.100,00, da seguinte forma: R$ 2.500,00 para o campeão regional e o restante distribuído conforme previsto no estatuto da competição.

A QUE VOCÊ ATRIBUÍ O SUCESSO DA OLIZA?

Boa parte do sucesso se dá pelo pela forma estrutural da competição e pela variedade nas faixas de idade da competição, pelo apoio maciço dado pelos comerciantes.    Apoio dado de forma especial: Supermercado  Zablóski, Prefeitura Municipal  através da FME, Rádios e Jornais da região.

QUAIS AS CAUSAS COMPLEMENTARES DO SUCESSO?

“Eu acredito que o sucesso da OLIZA deve-se a forma flexível e transparente como se está conduzindo a competição e pela valorosa participação do professor Roberto Rivelino que quando foi convidado para auxiliar aceitou e hoje é fundamental na equipe organizadora”.

ATÉ QUANDO HAVERÁ A OLIZA?

Se depender do “nego véio” e os meus apoiadores continuarem confiando em mim, esta competição vai continuar por muitas décadas, fico feliz por que a competição sempre revela novos talentos  e este ano não será diferente.