14/12/2012

HOSPITAL APRESENTA DIVIDA ALTA E SERÁ FECHADO

CONVITE:
 
Hoje dia 16/12/2012 às 15h30min vai haver mobilização para fazer um manifesto em prol do hospital, o encontro ocorrerá em frente ao centro de eventos.  Os interessados devem comparecer portando a carteira de identidade e vestindo uma camiseta branca. Todos os cidadãos fraiburguenses  estão convidados.
 
Hoje, às 16h00min, governador do estado Raimundo Colombo junto com o secretário Valdir Cobalchini inaugura o Centro de Eventos de Fraiburgo. Amanhã inaugura ruas e pontes na cidade de Caçador.


 


Uma divida considerável, e um déficit mensal de R$ 130 mil são os motivos apontados pela Direção do Hospital Divino Espírito HDES de Fraiburgo como a principal causa da decisão de  fechamento da instituição no município, o anúncio foi feito após uma reunião interna que aconteceu hoje (13-12) e contou com a presença da irmã Elizabeth de Lima, a qual faz parte do governo geral da Associação Franco Brasileira ligada a Congregação Santos Anjos, mantenedora do HDES.       De acordo com Elisabeth, desde que a congregação assumiu o hospital de Fraiburgo há 25 anos a unidade nunca apresentou resultado positivo, mas que vinha sendo mantidos pela congregação Santos Anjos. Neste período a direção procurou achar caminhos alternativos para a saída da crise financeira que ganhou forças nos últimos cinco anos.  Em busca de suporte financeiro a direção manteve contatos com os Governos da esfera municipal, estadual e federal, e mesmo com um repasse mensal de R$ 33 mil, fornecidos pela prefeitura de Fraiburgo a crise se agravou.


UMA  OPINIÃO MUITO  IMPORTANTE

Hospital de Fraiburgo
Nas conversas em rodas de amigos, sinto a preocupação geral com o possível fechamento do Hospital Divino Espírito Santo, aqui em Fraiburgo, no próximo dia 31 de janeiro de 2013. Legado de todos os fraiburguenses, capitaneados por João Marques Vieira e René Frey e os que aqui moravam e trabalhavam no final da década de 60 e 70, todos indistintamente, contribuíram, através de constantes promoções e o empenho da comunidade, para a sua construção e manutenção.    Há 25 anos este Hospital foi doado às Irmãs da Associação Franco Brasileira - Congregação Santos Anjos, com o objetivo de mantê-lo e melhorá-lo. Isso foi cumprido, embora neste período não me lembro de ter-se repetido aquelas promoções e contribuições, efetuadas pela comunidade em geral.   Este episódio é só mais um, no imenso estado de abandono em que vivemos. Há muito venho falando que Fraiburgo está à margem do desenvolvimento e da atenção dos governantes. Não temos estradas e nem um distrito industrial em condições de atrair novos capitais. Os poucos investimentos que para cá chegam, são aplicados para outros fins.   Talvez agora nos daremos conta de que é impossível fazer os internamentos hospitalares necessários e as intervenções cirúrgicas ou ainda, os exames mais apurados e necessários à população,  sobre as luminárias dos postes,  no meio das praças sem uso,  ou no centro de eventos, que consumiram milhões de reais e que pouca utilidade possuem para saúde do povo.    Dizem que é verba carimbada. E daí? Poderiam carimbar também verbas para a saúde. Com aqueles recursos poderíamos ter um hospital de grande porte, referência regional e quem sabe estadual e ainda sobraria dinheiro.    Agradar aos olhos com locais bonitos, praticar esportes e ter educação e cultura de ponta é de extrema importância para uma comunidade desenvolvida, mas de que adianta tudo isso se quando acontecer alguma coisa mais grave com um cidadão de nossa comunidade não tivermos condições de salvar sua vida? Pensemos nisso. 

Um grande abraço a todos.     Ari Guindani