17/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 79

Onde há fumaça, há churrasco
Cada vez que a imprensa denuncia um esquema escandaloso, me sinto muito mais impotente. E me convenço cada vez mais que só tenho um voto, um único voto para usar como arma para estancar essa “enchente” de dinheiro que vasa dos cofres públicos. Agora o DC denuncia o esquema no IBAMA, que pode inclusive, segundo fontes locais atingir políticos fraiburguenses que foram beneficiados na última eleição com parte desse dinheiro ilícito. Vamos esperar as investigações para completar esta nota, mas contrariando o ditado popular, “onde há fumaça, há churrasco”, pois a festa foi grande.

Protesto na avenida
Tem um “cidadão” convocando a população através do Orkut e do Twiter com uma proposta de promover  grande concentração na avenida no dia 7 de setembro, durante o desfile. A proposta tem um clima de protesto e faz reclamações de ordem política e social. A nossa sorte que aqui não é a Inglaterra, pois por muito menos se criam conflitos que duram semanas. O Brasileiro e seu jeitinho de negociar sempre acabam encontrando uma boa razão para não defender seus direitos mesmo quando ele é legítimo.

Deputado no programa do CQC
Muito conhecido em Fraiburgo, e sempre bem votado, parceiro da administração municipal, o Homem que na gestão de Lula tinha literalmente a chave do cofre, o Deputado João Pizzolati (PP), recentemente empossado pela justiça (Tinha sido caçado e recuperou a vaga na justiça mesmo estando relacionado entre as fichas sujas). Entrevistado no programa CQC ficou numa posição incomoda, quando o apresentador lhe perguntou por que ele mandou a contadoria calcular o quanto ele deixou de receber enquanto esteve fora, estaria ele pensando em cobrar os atrasados mesmo sem ter trabalhado?

As articulações começam cedo
Na quinta feira passada a executiva estadual do PSD esteve em Fraiburgo conversando com o grupo pensante do futuro PSD local, tratando de efetivar alianças que fortaleçam o novo partido. Em contra partida, um assessor de deputado Federal do PP em visita a sua família que mora em Fraiburgo, na hora de folga e em companhia de um secretario municipal pepista estiveram na parte da manhã articulando com o empresário Emerson Zabloski, figura desejada por vários partidos para completarem suas chapas para eleição de 2012.  Nada se sabe desse encontro, a não ser que estes pepista são da ala que preferem manter a aliança com o PMDB.  De concreto apenas que as articulações começaram cedo.

A Angústia dos Partidos
O sonho de todo partido é ter candidatura “pura”, e tornar-se auto-suficiente, é chegar tão bem numa eleição que dispense ter que fazer aquela negociação chamada coligação.   Ao contrário do se pensa, uma coligação não soma, ela diminui o poder, abre concessão, mistura o diferente. E em política é proibido pensar diferente, de preferência pensar igual, o ideal é dizer amém a tudo, analise os exemplos e tire suas conclusões.  Em Fraiburgo, não há nenhuma composição partidária, no momento, que possa vencer um pleito eleitoral sozinha, sem ter um parceiro que traga muitos votos, ou que tire votos, por isso acertar no parceiro de chapa é indispensável e algo que enquanto não é definido se torna a maior fonte de angústia partidária.

Nem tudo está perdido
Resolvi de manhã dar uma volta pelos parques da cidade de fraiburgo e observar como anda a qualidade dos espaços públicos com relação à infra-estrutura de laser.  Fiquei encantado com a qualidade e com a manutenção dos parques que foram recentemente reformados.  Pensei em fazer uma visita ao secretário de infra-estrutura DeJair Machado, mas como o tempo era curto resolvi usar minha coluna para parabenizá-lo, creio como é visível que não devo negar, que nem tudo está perdido, que o gestor ideal é aquela metade político, metade técnica, e que a tarefa de governar para os olhos está sendo cumprido a rigor.