26/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 86

Porque é importante manter o PP
A base do governo local é amparada em um tripé, PMDB, PP e PSB.  No âmbito federal o PSB (Que tem aqui dois vereadores) vai deixar de existir e vai fundir com outro partido mudando sua ideologia, provavelmente sendo incorporado ao PSD (que em Fraiburgo é oposição ao PMDB), portanto no momento inviável. Em tese se migrar para o PSD será oposição a si mesmo, se ficar com o PMDB é mais interessante como partido aliado e não como filiado, pois na primeira opção perderiam poder institucional.  Deste tripé só existe como opção o PP que tem ameaçado fazer candidatura independente. O grande dilema é: se tornar um filiado do PMDB e arriscar numa campanha com chapa pura ou manter o PP como aliado, para hospedar os nomes fortes do PSB sem a sigla? Por isso se torna importante manter o PP na base governista.

Mudança no mapa da fé no Brasil
Um dado que já é visível em Fraiburgo foi confirmado por recente pesquisa e anunciado ontem pela mídia televisiva, o número de católicos diminuiu e o de evangélicos aumentou. Essa mudança é motivada pela “democratização da fé” que propiciou uma maior liberdade de pensamento e de pratica religiosa com fortes parcerias das mídias de comunicação.  Em passado recente a imposição religiosa e a adoção de políticas públicas que reproduziam uma sociedade atrelada a determinados padrões religiosos impediam este pluralismo de idéias.  O importante que pensar diferente é um direito e deve ser assegurado em todas as instancias.

Invista mais em nossa cidade
A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, com unidades em Caçador e Fraiburgo, é referência em educação superior e completou 40 anos de atividades.  Cerca de três mil alunos estão matriculados em 23 cursos além dos cursos de aperfeiçoamento de Pós – graduações em diversas áreas. Tem mais de mil bolsas de estudos o que garante um bom trabalho social. A imagem conquistada na região é positiva, pois faz educação superior com qualidade e seriedade, esperamos que com todo esse sucesso, invista mais em nossa cidade, aumentando a oferta de cursos e aprimorando a estrutura física existente.

O Povo continua discutindo
A população continuando discutindo muito sobre o aumento das vagas para vereadores.  Apesar de faltar muitos meses, esse é um assunto que o povo raciocina em longo prazo.   Continua nas cidades vizinhas a manutenção daqueles outdoors com campanhas contra o aumento das vagas nas câmaras de vereadores, algumas com frases bem sugestivas: “Queremos mais educação, mais saúde, não precisamos de mais vereadores”.  Não há que eu saiba em Fraiburgo nenhuma oposição e parece ser consenso de que mais vagas farão bem para a saúde política da cidade.   Sou favorável ao aumento, pois entendo que mais vereadores na câmara (de nove para treze) darão  uma sensação de mais representatividade e deve descentralizar mais o poder.  O que o povo não quer é que a conta do aumento venha para o bolso do contribuinte embora defensores do aumento preguem que a lei não permite aumentar as despesas.

Personagens pitorescos 
Toda cidade tem aqueles "personagens" que vivem o dia a dia e, sem perceber, pelo fato de viverem na cidade e se identificarem com a cidade, com sua arte, com suas conversas, com seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes, com suas excentricidades e frases de efeito.  Quando posso, tomo um café na cozinha do “Mema” local de encontro de pensadores, políticos, formadores de opinião e de outros cidadãos preocupados com o futuro dessa nação.  Ali se comenta de tudo, se opina sobre tudo, além de saborear um delicioso café feito naquele fogão de “pedra”.  Por isso o “Mema” (Novick) é o nosso personagem pitoresco de hoje sem contar que é um homem preocupado com a leitura.

Projeto que morreu antes de nascer
Tomei conhecimento pela população, que um ex-vereador quando se candidatou para um segundo mandato, interessado em transporte, prometeu que se fosse eleito, elaboraria um projeto de “integração de ônibus em todos os bairros com uma única passagem”, ou seja, construir um terminal fechado, e com logística de uma única passagem, assim um trabalhador poderia locomover-se de bairros como São Miguel e Chegar ao São Sebastião pagando uma Tarifa única.  Resumo da conversa, o candidato não se elegeu para o outro mandato e pelo jeito nenhum dos outros iluminados teve o mesmo interesse, o de facilitar a vida de quem usa ônibus para se deslocar.  Sugerimos esse exercício de cidadania, saia cedo pegue um ônibus do bairro mais afastado, e tente chegar ao outro mais distante, (durante o dia multiplique por quatro usos) no final do mês tenho certeza que você vai pensar diferente.  Quem sabe assim o povo te veja com outros olhos também. Esse é um projeto que morre sempre antes de nascer.