01/07/2014

Ponticelli, agora candidato a vice: "nosso povo estava muito ferido, o senador nos agrediu demais"

Joares Ponticelli (PP) admite que ainda esteja “caindo à ficha” após ser escolhido candidato a vice-governador pela oposição após três anos articulando ser o senador da chapa governista. Logo após ser anunciado parceiro de chapa de Paulo Bauer (PSDB), o pepista considerou que a reviravolta é resultado do “mandonismo” do senador Luiz Henrique (PMDB), a quem atribui à retirada do PP da chapa de Raimundo Colombo (PSD).  - A reação não poderia ser outra. Foi muita humilhação – disse no início da madrugada desta terça-feira, em referência á articulação que transformou Dário Berger (PMDB) em candidato avulso ao Senado.    Ponticelli admite que chegasse à convenção do PP disposto a também ser candidato avulso a senador. Queria enfrentar Luiz Henrique e Dário e pediu essa chance ao partido. Admite também que não havia clima para votar qualquer proposta que não fosse enfrentar a coligação governista.   - Em 18 anos de partido eu nunca vi uma convenção assim. E deu participei de muitas. Foi memorável. Quase mil pessoas empolgadas, com o sangue fervendo. Nosso povo estava muito ferido, o senador nos agrediu demais.   O pepista diz que começa nesta terça-feira a discutir o plano de governo com o tucano Paulo Bauer. Lembra que a boa convivência com a bancada do PSDB na Assembleia e antigos laços históricos – Bauer foi vice de Esperidião Amin no governo – vai facilitar o entendimento.



Foto: Divulgação, Facebook de Joares Ponticelli.

30/06/2014

PP decide ficar fora da coligação com Colombo (PSD)


A Convenção Estadual do PP terminou com as seguintes decisões, tomadas em clima de festa:

1. Moção de apoio a candidatura do senador Aécio Neves.
2. Coligação com o PSDB em Santa Catarina, com o deputado Esperidião Amin colocando o nome a disposição para disputar o governo
3. Joares Ponticelli manteve a candidatura ao Senado.
4. Delegação a Executiva Estadual para concluir as tratativas com o PSDB.

As mentiras do estado


Alianças no estado podem sofrer alterações

PP acena com saída da coligação de

 Raimundo Colombo


A decisão do PMDB de lançar o ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger como candidato a senador alterou o desenho da aliança em torno do governador Raimundo Colombo (PSD).
 Uma semana após receber o convite dos pessedistas para compor a chapa, o presidente do PP no Estado, deputado federal João Pizzolatti, acenou pelo desembarque da coligação por causa da novidade do final de semana.

– Não há como a gente participar de uma coligação com duas candidaturas de senador, sendo que o espaço do PP seria o Senado. Por uma questão de correção, antes de decidir qualquer coisa, o PP vai conversar com o governador para darmos os encaminhamentos necessários – disse Pizzolatti na noite de ontem.

A candidatura de Dário contrariou a condição colocada pelo PP para compor a chapa de reeleição do governador, uma vez que o partido pretendia ser o único dentro da coligação a indicar nome ao Senado sob o nome do deputado estadual Joares Ponticelli. Contatado pela reportagem, o parlamentar pepista preferiu não comentar o caso, dizendo apenas que sua candidatura agora "pertence ao partido".

Leia mais notícias sobre as Eleições 2014

Ainda durante a convenção do PMDB, os pepistas iniciaram uma rodada de reuniões para discutir os possíveis caminhos a serem tomados a partir de agora. Nos bastidores já crescem as conversas com outros partidos. O PSDB de Paulo Bauer ofereceu o cargo de vice aos pepistas. O PT de Claudio Vignatti propõe o mesmo que os tucanos e também a candidatura ao Senado. O PP decide seu destino hoje, quando se encerra o prazo para as convenções.

– A política é a arte da conversa. É claro que  estamos conversando com o PSDB e o PT – disse Pizzolatti, que ainda ontem tinha reuniões marcadas com Bauer e Vignatti.


Não foi surpresa

A candidatura de Dário não pegou de surpresa as cúpulas dos partidos. Durante o final de semana, lideranças do PMDB e do PSD estiveram em contato com as do PP para apresentar a seguinte proposta: se os pepistas insistissem em manter Ponticelli como candidato ao Senado, os peemdebistas também colocariam Dário no páreo. Se o parlamentar resolvesse abrir mão da disputa e permitisse que outro nome o substituísse, o PMDB também desistiria da ideia de lançar candidato a senador. O PP escolheu a primeira alternativa. 

As conversas envolveram também o presidente do PMDB no Estado, vice-governador Eduardo pinho Moreira. Mas teria sido o próprio Colombo que apresentou a Ponticelli a condição peemedebista.

Cúpula do PMDB mantém discurso contra PP

O presidente em exercício do PSD, Antonio Ceron, afirmou que os partidos têm autonomia para escolher seus candidatos. O pessedista diz acreditar que a aliança com o PP e PMDB ainda pode ser mantida e que haverá articulações nesse sentido. Colombo, que estava em Rio do Sul, disse por meio de sua assessoria que só irá se manifestar após o final das convenções partidárias.

– Cada partido tem as circunstâncias de suas lideranças e o seu tempo para tomar qualquer decisão – disse em nota o governador.



28/06/2014

Chuvas causam estragos na região de Videira

As fortes chuvas que assolam a região de Videira desde o início desta semana já contabilizam grandes prejuízos para todos os sete municípios que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira. A pior situação é em Videira, onde mais de 200 famílias estão desalojadas e o nível do rio já atingiu 4,52 metros acima do leito normal. De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, os municípios de Videira, Pinheiro Preto e Iomerê já decretaram situação de emergência.   Há famílias desalojadas também em Tangará (2), Salto Veloso (4), e Iomerê (1). O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipes da prefeituras atuam na retiradas das famílias das áreas de risco. "A situação é crítica em todos os municípios da região. Além de alagamentos, foram registrados vários desmoronamentos. No interior dos municípios a chuva causou grandes estragos também. Barreiras caíram nas estradas e alguns pontilhões estão submersos, exigindo cuidados e impedindo o acessos até algumas localidades", relatou Colle.   O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, está no meio-oeste desde a quinta-feira, 26, visitando os municípios mais afetados. Ele já passou por Itapiranga, Chapecó e Arvoredo. No sábado, 28, as visitas continuam e há possibilidade de Moratelli passar por Videira, contudo, dependerá da situação dos municípios visitados e do bom estado das rodovias, uma vez que o trafego está comprometido em alguns pontos. "Nesse primeiro momento, a ação mais importante é prestar auxílio aos atingidos pelas cheias, os números serão contabilizados na sequencia. Agora, faremos o atendimento emergencial aos necessitados”, destacou. Coordenadores regionais da Defesa Civil atuam direto com as prefeituras para auxiliar os municípios e aos flagelados no que for necessário. Sensível a ocorrência, o Governador Raimundo Colombo acompanha toda a situação, em contato frequente com a Defesa Civil, recebendo as informações atualizadas constantemente.

25/06/2014

PSC confirma apoio a Colombo para reeleição


Vereador Josiel Silva (PSC ) e o Governador Colombo
O Vereador Josiel Silva (PSC-Fraiburgo) esteve presente na convenção estadual do partido. O PSC realizou sua convenção no sábado (21) no Centro de Evento Continente, bairro Estreito, Florianópolis. Na presença de lideranças, pré-candidatos e filiados,  o partido confirmou apoio a candidatura de Raimundo Colombo (PSD) a reeleição.  Colombo e Eduardo Pinho Moreira estiveram na convenção e ressaltaram a importância da Sigla. Que terá candidato à presidência da República.   O pré-candidato a presidente pastor Everaldo Pereira, chegou a Florianópolis na noite de sexta-feira para a convenção, mas na manhã de Sábado foi chamado a Porto Alegre para nova reunião.     No encontro da Sigla, Colombo garantiu que dará apoio a todos os candidatos a deputado federais lançados pelo PSC. A declaração deu ânimo a Sulei Lima, presidente do partido na cidade de Mafra e pré-candidata a deputada estadual.  «Por ser mulher e por ter o apoio do governador, minha expectativa é boa»: disse.  O Pré-candidato a deputado federal pelo PSC: Ariel Vieira, que tem dua base eleitoral em Joinville, também defende a importância da união do partido. Vielli é secretário-geral do PSC e explicou que a sigla deve lançar um nome a deputado federal e cerca de 60 para estadual. «Vamos analisar se vamos com chapa pura ou buscar coligações na proporcional», afirmou.

Palanque duplo:


Adelor Vieira, presidente estadual do PSC, se disse: «muito animado e esperançoso» após o discurso do Colombo.  Nós nos preparamos muito para isso, vamos lançar uma grande nominata de deputados estaduais e temos um pré-candidato a presidente, que é o Pastor Everaldo. “Essa união com Colombo nos garante um importante palanque para ele”, Justificou.  A possibilidade de palanque duplo, já confirmada com a convenção do PSC, e até triplo, caso o PSB junte-se à coligação, foi definida por colombo como «parte do processo eleitoral.  O governador apóia a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência, mas agregando estes dois partidos, pode trazer o pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Campos (PSB) para o mesmo palanque. O presidente em exercício do PSD Antonio Ceron afirmou que além do PSC, o partido já tem confirmados os apoios do PTB, PR, PSD, PSDC, e PROS. Além disso negocia com o PDT, PCdoB, PPS e PTdoB.