25 março 2024

Na campanha política em Fraiburgo só é preciso saber somar e multiplicar..

Como diziam os nossos antepassados: “É no andar da carruagem que as abóboras se ajeitam”.   Bastou o bimestre encerrar que as notícias de movimentações políticas na região começaram.   Aqui no Frai, sem alusão a página com o mesmo nome, figurinhas emblemáticas do meio político, assim como fazem os átomos para formarem moléculas estão rapidamente se associando.  Alguns já estão começando a  constituir organismos, construindo grupos com densidade capaz de lograrem êxito eleitoral. Acredito que grandes surpresas ainda vão acontecer neste ano.  “Vale destacar que o mais importante é observar o que eles fazem, não o que dizem!”   Depois desta fase deve vir  as famosas COLIGAÇÕES.,,


O Tradicional MDB de Fraiburgo que há tempos não governa e não domina o legislativo como fazia antes, traz como “novidade” a filiação do ex-prefeito Ivo Biazzolo numa tentativa de retomar as glórias de um passado recente.  Apesar de eu saber que são organizados, que já fizeram história, terão que aprender a falar a mesma língua, fato que não ocorreu na última eleição com a dissidência do ex-prefeito Nelmar Pinz e o apoio velado dado ao atual prefeito Wilson Ribeiro em desfavor do candidato da sigla Gerson de Matia (Cersão) que concorria como vice numa chapa majoritária, ação que pode ter contribuído para derrota do partido naquela eleição.

Gabriel Fantin, Gurgel, Ivo Biazzolo, Dercilio e Tite

Segundo uma fonte interna, o Partido Progressista (PP) sob a direção do ex-vereador Bazuca, que segue cotadíssimo para ser pré-candidato a vice numa possível composição com o atual prefeito, nas entrelinhas fez algumas sinalizações em favor da reeleição de Wilson Ribeiro, fato que desagradou o único vereador da Sigla, filiado desde 1997, o sindicalista Osenir Ribeiro, a ponto dele aproveitar a janela e se transferir para o PODEMOS (20) sigla aliada da ex-prefeita Claudete Gheller Mathias que segue recebendo novos apoios como o da ex-vereadora Marta Bach  e do vereador Eli Sestrem.

Osenir Ribeiro, Claudete Gheller Marta Bach

Um fato pitoresco neste processo de transição foi a filiação recente do vice-prefeito (hoje de Wilson e outrora de Claudete) Júlio Santos em um partido político de centro-esquerda – PDT, acompanhado da vereadora Nilce Pinz que militava em um partido de direita.  Mas, o que me causou um certo espanto, pois, eu estava convencido de que ele não abriria mão por nada de sua candidatura a majoritária, foi o fato dele anunciar publicamente que poderá concorrer a uma vaga no legislativo, o que demonstra claramente que dará apoio irrestrito ao seu companheiro Wilson Ribeiro.  

Prefeito Douglas, Nilce Pinz, Rodrigo Minotto, Julio Santos

Na corrida ao legislativo teremos vários nomes de pessoas conhecidas e vou aproveitar para destacar alguns pré-candidatos conhecidos: Osenir Ribeiro (PODEMOS), Nilson Soberano (PP), Júlio Santos (PDT), Vereador Carlos Alberto Marques, Tite (MDB), vereador Antônio Marcos de Almeida -Billy (União Brasil) todos com um olho no assento do legislativo e o outro num possível convite para concorrer como vice.

O Corretor de imóveis Nilson Soberano em Brasília

O pré-candidato do PP Nilson Soberano já foi candidato a vice pelo PP é formado em direito, é um personagem bastante conhecido na sociedade fraiburguense, trabalha no setor imobiliário há mais de 33 anos.  É um grande conhecedor de todas as localidades de Fraiburgo o que pode facilitar o trabalho de legislador.  É considerado um grande apoiador do esporte amador de Fraiburgo e região.  Por fim, reúne todas as  condições de desempenhar um ótimo trabalho como representante no legislativo. 


15 março 2024

30 Anos de Sucesso: A História da BNT Mercosul


Geninho Góes destaca sua jornada no turismo e os desafios enfrentados ao longo dos 30 anos da BNT Mercosul.

Ao longo das últimas três décadas a BNT Mercosul se tornou um marco entre os eventos de turismo na América do Sul. Reconhecida por ser o evento que mais divulga o Brasil, com expositores das mais diversas partes do território nacional fazendo contato com agentes do Brasil e do Mercosul, a feira foi idealizada pelo empresário Geninho Goes, que trabalha com turismo a 40 anos. Para celebrar o aniversário de 30 anos da feira em 2024, o CEO conta em entrevista um pouco sobre as origens, a evolução e os momentos mais marcantes da BNT Mercosul.



BNT - Quais eram seus objetivos iniciais para o evento e como eles evoluíram ao longo desses 30 anos?


GENINHO GOES - Muitos expositores falam para gente assim: “não é qualquer evento ou empresa que chega aos 30 anos”. É muito importante fazer uma reflexão sobre isso: por que os nossos clientes voltam ano após ano? Nossos expositores voltam porque a BNT se transformou em um cenário qualificado e que dá retorno para eles. Trata-se da evolução de um evento que começou com menos de 500 participantes, com o objetivo de divulgar apenas atrações do Sul do Brasil, e que hoje é um palco para promover o turismo nacional. Nos tornamos o evento que mais promove o turismo brasileiro porque o nosso foco não é divulgar o exterior; não é levar gente daqui do Brasil para fora; o nosso foco é trazer  gente de fora para o Brasil, fazer com que o profissional brasileiro valorize os nossos atrativos, e ajudar as empresas a fomentar a economia nacional. São 30 anos acreditando no Brasil, investindo no Brasil, impulsionando empresas brasileiras. Nossa forma de celebrar é entregar um evento que se formou com seriedade, com profissionalismo, e com muitas parcerias nesses 30 anos.


BNT - Como você avalia o crescimento do evento desde a sua primeira edição?

GG - Desde o início, nós buscamos a qualidade, não a quantidade de participantes. Criamos um evento fechado onde somente profissionais de turismo podem participar. Além disso, todo agente de viagem inscrito precisa ter o Cadastur. Esta é uma maneira de valorizar o investimento do expositor. Quando um evento cresce com este conceito, ele cresce com um público qualificado. Ele cresce pensando em resultados, não apenas em quantidade. Então, nosso foco nunca foi ter corredores abarrotados, mas sim profissionais de qualidade, que possam dar retorno aos investimentos realizados pelos destinos e pelos nossos expositores. O mesmo se aplica para as salas de capacitação, que reúnem um público qualificado, com profissionais interessados. É isso que fez da BNT, durante esses 30 anos, ser um evento respeitado pelo Trade.



BNT - Como surgiu a ideia de criar a BNT Mercosul?

GG - Eu diria que não foi simplesmente uma ideia. Foi uma jornada que me levou a criar a BNT. Veja bem: eu vim de São Paulo, fui gerente do Hotel Marambaia, fui diretor de marketing da Secretaria de Balneário Camboriú, fui secretário de Turismo de Porto Belo, professor na Faculdade de Turismo da Univali e Consultor do Sebrae. Quando a BNT surgiu, eu tinha 26 anos e já estava no turismo há 9 anos, era muito jovem. A BNT foi a grande oportunidade de empreender, começando do zero e apenas com o conhecimento da faculdade e da prática nas empresas que eu tinha passado, como a Folha de São Paulo, o Caderno de Turismo, uma operadora de Turismo em São Paulo. Desde meus 17 anos de idade, conheci várias empresas, vários setores, vários segmentos para então poder fazer uma feira que promovesse o Brasil. E ainda assim, já realizando a BNT, continuei com outras atividades, como ser secretário de Turismo de Porto Belo, ser diretor de marketing de Balneário Camboriú, professor, escritor, palestrante, diretor do Beto Carrero World. Posso dizer que é uma vida focada e voltada para a atividade turística, não foi um evento, ou apenas uma ideia isolada, é algo que tem relação com a minha vida toda.

BNT - Quais foram os maiores desafios enfrentados na organização da BNT Mercosul ao longo dos anos?

GG - Como toda empresa brasileira, existem desafios. Os desafios de você começar uma coisa do zero; um desafio de você conquistar a credibilidade no mercado, porque você começa vendendo algo que não existe; um desafio de persistir; um desafio de passar por greve de caminhoneiros, passar por uma pandemia; o desafio de você continuar acreditando. Nestes 30 anos, eu diria que os primeiros 8 anos foram realmente muito desafiadores. Mas aí é que está: é desafiador até hoje! Entregar mais do que se promete, este que é o grande resultado do sucesso. Mas além disso, ter bons parceiros, não apenas empresas, mas pessoas que têm a mesma visão sobre a importância da promoção do turismo no Brasil. Então, não existe sucesso sem desafio. Eu acho que o desafio é você manter um ponto de equilíbrio e ter um crescimento equilibrado.




BNT - Como você analisa o impacto das redes sociais no turismo, e como essa mudança influencia a atuação do agente de viagem?

GG - Quando o evento surgiu, não existia celular, redes sociais, nem WhatsApp. É como se fosse numa outra era, né? As coisas eram muito mais artesanais, os bilhetes de companhia aérea eram escritos, você precisava ir até a companhia. Era outra época. É importante para um evento, uma empresa, um profissional de turismo, que você acompanhe o que está acontecendo. As redes sociais e os celulares transformaram o mundo, mas o profissional de turismo é o que dá segurança e a garantia de uma viagem para o passageiro. Hoje o passageiro tem acesso à informação, mas o agente de viagens tem a especialização; ele faz isso repetidas vezes e isso transforma ele em um especialista que pode dar essa segurança que o passageiro tanto busca. Então, a rede social ajudou muito para se promover, para se difundir, mas o contato entre quem vende, o agente de viagens, o destino e a promoção, é fundamental. Nada substitui o calor humano e a necessidade de um profissional que possa ser o seu contato; e este profissional é o agente de viagens.


BNT - Quais são os planos e expectativas para o futuro da BNT Mercosul?

GG - Quais são os planos para o futuro de um mundo que muda dia após dia? Nós queremos continuar acompanhando as mudanças que o mercado trouxer. Recentemente mudamos o formato da feira para um aspecto mais profissional. Não se trata mais de beleza, mas sim de estratégia. É sobre o que um destino está utilizando para conquistar o agente de viagens. Um passo é estar nas redes sociais. O nosso público, não apenas da BNT, mas do Trade como um todo, é muito seleto, falamos exclusivamente com profissionais de turismo. Todos nós precisamos fazer parte deste processo, transformar cada profissional em um multiplicador desses destinos.


BNT - Quais foram os momentos mais marcantes ou importantes da história da BNT Mercosul?

GG - A sensação de fazer a primeira edição. Olhar e falar que é possível, “é possível fazer um evento”. Depois disso, cada evento, cada edição tem um momento marcante. Mas o mais marcante mesmo são as pessoas e os relacionamentos que a gente conquista ao longo do tempo. Pessoas que mudam de empresas, que trazem novos negócios, novas realidades para a BNT Mercosul. Os destinos turísticos que vêm e não saem mais, porque eles percebem que a BNT é um evento sério. Posso olhar para trás e falar assim: “valeu a pena persistir”. Valeu a pena construir algo que se consolida dentro de uma atividade. Assim como tem outras atividades econômicas que são importantes, o turismo é uma delas, e uma que a gente precisa estar sempre evoluindo. Então, todos os momentos valeram a pena, porque são todos os outros 29 anos que trouxeram a gente até aqui. A gente trabalha 363 dias por ano para realizar o evento em dois dias. Vale a pena, sim.


A edição comemorativa de 30 anos da BNT será em 24 e 25 de maio de 2024, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Balneário Camboriú, Blumenau, Costa Verde & Mar, Fortaleza, Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ministério do Turismo, Pernambuco, Porto Seguro, Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana. Media Partner: Mercado & Eventos. Siga a BNT Mercosul no Instagram @bntmercosul. Para saber mais, visite o site  bntmercosul.com.br.


25 fevereiro 2024

Última semana de trem todos os dias na Serra Verde Express




O mês de fevereiro está terminando e, com ele, encerram-se também as saídas diárias do trem da Serra Verde Express. Quem quiser aproveitar para fazer o passeio pelos trilhos centenários da Serra do Mar paranaense tem até o dia 29 de fevereiro. Depois, as saídas voltam a ser de sexta a domingo. 

“Vamos encerrar a alta temporada 2023/2024 com a marca de 70 mil passageiros embarcados. Um excelente resultado, com uma média de 700 pessoas diariamente”, diz Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express. 

De acordo com o executivo, a previsão é manter a ocupação acima de 1.000 passageiros por dia de operação na baixa temporada. “O trem Curitiba - Morretes é um atrativo turístico do país, muitas pessoas escolhem vir para cá para fazer este trajeto férreo. E o passeio é lindo, independente da época do ano”, afirma. 


Sobre a Serra Verde Express:

Sediada em Curitiba, a Serra Verde Express é a maior companhia do ramo de serviços de receptivo de viagem de Curitiba e do litoral paranaense. Os serviços oferecidos são completos e incluem transfer, hospedagem, city tour, excursões e ingressos, com acompanhamento de profissionais altamente treinados e capacitados. Para mais informações acesse o site ou visite o perfil da Serra Verde Express no Instagram: @serraverde_oficial

 

Serviço

Trem Curitiba - Morretes

Saída de Curitiba: diariamente, às 8h30, até 29 de fevereiro

Saída de Morretes: diariamente, às 15h, até 29 de fevereiro

Informações e ingressos: www.serraverdeexpress.com.br


17 fevereiro 2024

Confira opções de hospedagem para curtir nesse pós-Carnaval

 



O término do Carnaval significa o fim da folia e do descanso para boa parte dos brasileiros, porém há sempre aquela parcela de pessoas que espera esse período para tirar férias aproveitando os preços mais atrativos e destinos menos lotados. E essa realmente é uma boa opção, pois a tendência é que os valores de hospedagem e serviços diminuam depois das festividades.

Quem já usufruiu dos períodos de descanso anuais pode ainda aproveitar os finais de semana para visitar destinos próximos e se desconectar da correria e das obrigações do dia a dia. Uma boa opção para quem deseja programar aquela sonhada viagem nessa época do ano é se hospedar em algum dos hotéis da rede Summit, que está presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas e segue um padrão de qualidade que oferece bom custo-benefício aos hóspedes. Confira abaixo algumas opções de hospedagem da rede:

Barra Mansa (RJ)

A cidade fica na região do Vale do Paraíba, próxima aos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, e tem como atrativos o turismo rural e histórico. O Summit Inn Hotel Barra Mansa é a melhor opção de hospedagem na região, conta com 113 apartamentos confortáveis e equipados e está muito bem localizado, com fácil acesso pela via Dutra.

Assista o vídeo e saiba como a Holding  pode proteger seus bens no processo sucessório

Maiores informações: whatsapp 629 8105 - 2936


Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão tem um clima ameno e é cercado pela natureza. Oferece uma gastronomia única e muitas opções de lazer, que agradam desde os mais aventureiros a quem busca apenas a beleza das montanhas da Mantiqueira Paulista, a arquitetura local e boas compras. Para aproveitar tudo o que a mais charmosa cidade paulista oferece, nada melhor do que se hospedar no Summit Suítes Hotel Campos do Jordão.

Jundiaí (SP)

Conhecida pelo seu turismo rural, é um bom destino para quem busca ares diferentes, aproveitando todos os sabores que podem ser descobertos e visitados nos roteiros que a cidade oferece, com visitas a plantações de uvas e vinícolas com produção caseira a sítios e chácaras com o melhor da comida caipira. Jundiaí faz parte ainda do Circuito das Frutas, com várias cidades no entorno, que oferecem opções de passeios interessantes. Para aproveitar tudo isso, a melhor opção de hospedagem na cidade é o Summit Suítes Hotel Jundiaí.

Lambari (MG)

A cidade que faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, tem a tranquilidade e o acolhimento mineiro que se precisa para passar dias relaxando e aproveitando a boa gastronomia local. No Summit Lago Hotel, ainda é possível aproveitar as piscinas com cascata e escorregadores e academia em acomodações aconchegantes.

Maceió (AL)

Quem deseja viajar para a região Nordeste pode optar por visitar Maceió, um dos mais procurados destinos, com praias paradisíacas ladeadas por coqueiros, mar calmo e quente e calor durante todo o ano. A apenas 7 Km da mais badalada praia da cidade fica o Summit Pousada Noah, com restaurante, bar, jardim, piscina e praia tranquila bem em frente.

Pindamonhangaba (SP)

A cidade faz parte do Circuito Turístico da Mantiqueira Paulista, com clima de montanha e passeios imperdíveis, como o passeio de trem, com duração de 2 horas, que sai da cidade e vai à estação Piracuama, no pé da serra. Para quem gosta de caminhadas tem o Pico do Itapeva, com 2.035 metros de altitude, e o Bosque da Princesa e o Lago do Itapeva, para relaxar e contemplar. Para aproveitar tudo isso, nada melhor do que se hospedar no Summit Suítes Hotel Pindamonhangaba.


Santos (SP)

Destino badalado no litoral sul paulista, Santos atrai com seus jardins verdejantes a beira mar, praias e vida urbana, sendo um lugar repleto de barzinhos, quiosques, lojas e diferentes espaços de lazer. Vale a pena visitar algum dos inúmeros museus ou o aquário. Além de tudo isso, fica pertinho da capital paulista. Para se hospedar, o Summit Suítes Hotel Santos tem uma bela vista panorâmica, piscina e localização privilegiada.

São Sebastião (SP)

Para quem gosta de estar à beira mar, uma ótima opção é se hospedar no Summit Beach Hotel Boiçucanga, localizado na praia de Boiçucanga, uma das mais bonitas do litoral norte paulista. Um hotel pé na areia, que está entre os mais bem avaliados no Tripadvisor neste destino, que conta ainda com uma deliciosa piscina e com o pôr do sol mais bonito do Brasil.

Mais informações: www.summithotels.com.br

16 fevereiro 2024

150 Anos da Imigração Italiana é comemorada por Embaixada do Brasil em Roma


EMBAIXADA DO BRASIL EM ROMA ABRE AS CELEBRAÇÕES DOS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

A partir dos dias 20 e 21 de fevereiro, no Palácio Pamphilj, em Roma, por ocasião da celebração do sesquicentenário da imigração italiana ao Brasil, a Embaixada brasileira na Itália promoverá palestra e jantar que marcam a abertura das comemorações dessa importante efeméride. Os eventos terão a participação de autoridades governamentais, empresários, jornalistas e representantes da sociedade e do mundo acadêmico e cultural de ambos os países. Serão encontros iniciais para recordar a união dos dois povos e promover um caminho renovado no tradicional relacionamento bilateral.

 “A diáspora italiana assentou precioso legado nas artes, na cultura, na economia e constitui componente vibrante na formação do povo e da identidade brasileiros. O ‘Dia Nacional do Imigrante Italiano’, celebrado no Brasil em 21 de fevereiro, remonta à expedição de Pietro Tabacchi, que atracou com o navio La Sofia nessa data, em 1874, no estado do Espírito Santo, com 380 famílias, marcando simbolicamente o início do processo de imigração italiana”, destaca o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca. 

Enaltecendo esse marco de 150 anos da imigração italiana em nosso país, a Embaixada do Brasil na Itália convidou expressiva comitiva brasileira para comemorar em conjunto a data. Entusiasta do projeto, o delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo, Gerardo Landulfo, uniu-se à Embaixada para colaborar na organização dos eventos e comentou: “nossa proposta é aproveitar a ocasião para reforçar os laços afetivos e, a partir de um menu ítalo-brasileiro, promover a importância histórica de uma cozinha apreciada pelos dois povos e apresentar receitas e produtos brasileiros inspirados na tradição italiana”. 



O Instituto Guimarães Rosa - Roma (IGR-Roma) e a Accademia Italiana della Cucina farão no próximo dia 20 de fevereiro uma palestra sobre “A Importância da Imigração Italiana nos Hábitos Alimentares dos Brasileiros”, com a participação de Gerardo Landulfo e do jornalista brasileiro, J. A. Dias Lopes, autor da obra “Oriundi – História e Receitas da Cozinha Ítalo-Brasileira de São Paulo” (sinopse abaixo). Em seguida, será servido um coquetel com quitutes e espumantes brasileiros.

No dia 21, será realizado na sala Palestrina o jantar do sesquicentenário, com receitas ítalo-brasileiras preparadas por chefs italianos que trabalham em São Paulo, Antonio Maiolica (Temperani Cucina) e Pasquale Mancini (Terraço Itália), e chefs brasileiros que atuam na cozinha da Embaixada do Brasil em Roma, Bruno Rappel e Wagner Porto Almeida.

O encerramento desta primeira semana será no dia 22, com o jantar da delegação de São Paulo da Accademia Italiana della Cucina em conjunto com a delegação de Roma Aurelia, dirigida por Salvatore Di Giulio, servindo o mesmo menu ítalo-brasileiro, no tradicional restaurante romano, Osteria Palmira, do chef Claudio Rocchi.


Os eventos contam com o valioso apoio de Pirelli, Grupo Comolatti, aQuamec, Colégio Dante Alighieri, Miolo e Eventi Italia.

www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-roma 

www.accademia1953.it