10 julho 2023

ABRAJET realiza reunião do Conselho em Machadinho/RS

 


Na última quinta-feira (06/07), jornalistas de turismo de sete estados do Brasil foram recepcionados no Machadinho Thermas Resort SPA, para importante reunião do Conselho Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que ocorreu na sexta-feira (07/07). 


Semana da Erva-Mate movimentou Machadinho no RS


Além da tradicional reunião do Conselho da ABRAJET, os jornalistas de turismo participaram de algumas atividades no município, entre elas, o lançamento do livro “A Fronteira – Os ervais dos povos indígenas – História da erva-mate e do chimarrão”, de Tau Golin. A publicação é o 4º volume de um total de seis exemplares a serem publicados, segundo o escritor e historiador. 



Outro destaque da programação da Semana da Erva-Mate foram os produtos e a feira que integrou o Seminário Internacional, apresentando uma completa linha de produtos feitos à base de erva-mate. Ações como oficina do chimarrão também ensinou jornalistas a arte de montar um mate de forma simples e também elaborada.

Já no segundo dia, a programação envolveu atividades focadas na pauta da tradicional reunião de conselho da entidade que é realizada duas vezes ao ano.



Reunião de Conselho da Abrajet reúne jornalistas no Rio Grande do Sul


A reunião ocupou as dependências do auditório do Machadinho Thermas Resort e Spa. Evandro Novak, presidente da ABRAJET abriu a reunião, agradecendo a receptividade do presidente da ABRAJET-RS, Juarez Tavares, do prefeito Municipal, Alcir Grison, saudou associados e convidados, reforçando a importância do momento. “Estamos reunidos para tratar assuntos de grande importância da Abrajet, mas também para conhecer e divulgar os atrativos deste destino encantador”.


A abertura foi prestigiada pelo prefeito municipal de Machadinho, Alcir Grison, que falou um pouco sobre a importância do turismo no desenvolvimento municipal. “É uma honra muito grande receber a reunião da Abrajet em nosso município. Iniciamos o turismo a pouco mais de 20 anos e, mesmo sendo um bebê neste setor, estamos caminhando a passos largos. Juarez é um homem visionário. Que tem ajudado muito na geração de emprego e renda, e colocado o nome de Machadinho em destaque como um destino turístico”.


Juarez Tavares que, além de CEO do Thermas Machadinho Resort e Spa é presidente da Abrajet-RS, também enfatizou a importância do momento. “Nossa região tem um potencial de belezas extraordinário, mas sem o marketing, sem matérias, sem divulgação, não teríamos turismo. Machadinho vai para o mundo nesses dias através dos olhos de todos os jornalistas que aqui estão para esta reunião”.

Em outubro o empreendimento completa 10 anos, mas o trabalho e a parceria com o poder público têm gerado bons frutos como explicou Juarez. “São mais de 150 mil pessoas que visitam o município anualmente e, com toda construção que estamos realizando, vamos ampliar ainda mais estes números, colocando Machadinho na rota do turismo de pesca. A semana da erva-mate é outro eixo que estamos desenvolvendo para poder atrair ainda mais pessoas para apreciar os produto e benefícios da erva-mate”.


Juarez reafirmou que no XXXVIII Congresso Nacional da ABRAJET que acontecerá em novembro no Estado de Minas Gerais, irá levar Machadinho como candidato a sediar o Congresso de 2024.

A homenagem “Amigo da Abrajet” foi entregue à Juarez Tavares pelo apoio e a receptividade no Machadinho Thermas Resort Spa. Essa é uma honraria concedida a pessoas e entidades tenham importante atuação na divulgação do turismo.

Ainda no momento dos discursos, o prefeito municipal voltou a assumir o microfone para publicamente convidar todos para retornar à Machadinho, dessa vez, para realizar o Congresso Nacional. “Contem com o apoio da prefeitura para que possam realizar em nosso município o próximo Congresso Nacional. Trazendo ainda mais jornalistas para conhecer o potencial e as belezas de Machadinho”.

A cerimônia de abertura com a presença dos jornalistas, familiares, autoridades locais e convidados foi marcada por sorteios e, encerrou com um vídeo do Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, garantindo o apoio incondicional do governo do estado na realização do 38º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, que acontece de 22 a 26 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema “O valor e a importância da ABRAJET para a divulgação turística nacional. Minas Gerais seus destinos culturais e históricos”

Entre os destaques da ampla programação do XVIII Congresso Nacional da Abrajet, a palestra Aprimoramento dos jornalistas da Abrajet para divulgação do turismo nas mídias sociais, que será realizado pelo presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, Hélio Doyle.

Na parte da tarde os trabalhos continuaram com a prestação de contas das entidades, leitura e apreciação das alterações do estatuto e discussão de itens gerais.


Convites para reuniões e encontros da Abrajet


Em parceria com empresas, destinos turísticos, organizações governamentais e entidades, a ABRAJET desempenha um papel crucial na promoção dos destinos brasileiros, ampliando o alcance e o impacto das iniciativas turísticas, eventos, produtos e serviços.

E este foi outro destaque do evento. Criciúma, Treze Tílias e o Encatho & Exprotel, reforçaram o convite e seu incondicional apoio para que todos possam viver uma grande experiência em cada um dos destinos. 

"Nossos membros são jornalistas especializados em turismo, comprometidos com a excelência, a imparcialidade e a ética profissional. Garantimos que as informações fornecidas sejam confiáveis, relevantes e envolventes para que nossos parceiros e o público em geral possam desfrutar de experiências turísticas verdadeiramente excepcionais, que foram vivenciadas e compartilhadas", reforçou Evandro Novak.

O próximo destino de muitos dos jornalistas presentes é o Encatho & Exprotel, que acontece de 08 a 10 de agosto, em Florianópolis. O maior encontro de hoteleiros do Sul do país, será também o local de encontro das Abrajet’s do Sul (RS, SC, PR), reforçando a parceria da Abrajet com entidades do trade turístico.


Atrativos do Planeta Machadinho


Para uma experiência completa, um dia inteiro dedicado a curtir as inúmeras atrações do empreendimento que hospedou os jornalistas, o Machadinho Thermas Resort e Spa. Os jornalistas puderam desfrutar das inúmeras piscinas de águas termais, além dos serviços do spa, com massagem esfoliante e banho de erva-mate. Para que os cuidados possam continuar em casa, um mimo com inúmeros produtos à base de erva-mate foi entregue a cada um dos participantes. 


A rica gastronomia local foi amplamente valorizada. Almoço com Ovelha Fogo de Chão, Costelão Fogo de Chão, acompanhado de uma excelente música gaúcha com a Família Mendes, além da noite do founde, foram alguns dos momentos que marcaram a programação. O chopp, a cerveja artesanal, o suco de erva-mate, além do bom chimarrão eram bebidas sempre presente nas refeições. Já no café, bolo, biscoito, queijo, mousse, e tantas outras delícias feitas com erva-mate, tornaram a experiência ainda mais encantadora e única. Para quem busca realmente viver uma experiência diferenciada, o turismo de Machadinho oferece uma verdadeira imersão no mundo da erva-mate. 


A importância da Abrajet na divulgação do turismo


Em seus 66 anos de atividades, a entidade sempre contribuiu ativamente para impulsionar o turismo brasileiro. Com mais de 200 associados no Brasil, atuando em diferentes canais de comunicação, jornal impresso, jornal digital, blogs, programa em canal de TV por assinatura, canal no YouTube, rádio e revista, estes profissionais trabalham incansavelmente para promover o setor, destacar a importância do turismo como gerador de empregos e desenvolvimento socioeconômico, mas acima de tudo, para promover destinos atraindo mais visitantes e mostrando todas as experiências vividas.


Confira tudo que aconteceu, conheça mais sobre o destino Machadinho, no Rio Grande do Sul e todas as atrações vivenciadas no Thermas Machadinho Resort e Spa no site www.abrajetnacional.com.br e pelo Instagram @abrajet_nacional 


30 junho 2023

Conselho da ABRAJET Nacional realizará encontro no Thermas de Machadinho

Nos dias 06 a 09 de  julho de 2023, Jornalistas especializados em turismo de todo o brasil, estarão reunidos no Machadinho Thermas Resort Spa para a tradicional reunião semestral do Conselho Nacional da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).

Machadinho Thermas Resort Spa

No encontro os Jornalistas irão debater os detalhes do XXXVIII Encontro Nacional de Jornalistas de Turismo que neste ano acontecerá em Minas Gerais, além de aproveitarem para discutir as atualizações do estatuto da entidade, o qual deverá ser apreciado e votado durante a assembleia geral durante o congresso.

Durante este encontro os Jornalistas poderão explorar, apreciar e avaliar as maravilhas do Machadinho thermas Resort Spa, bem como mergulhar nas águas termais e compartilhar a rica cultura local, deste pedacinho do Rio grande do Sul.

Juarez Tavares 

"Estamos entusiasmados em receber Jornalistas especializados em turismo de várias partes do país em nosso resort. É uma honra ter a oportunidade de compartilhar com eles a beleza do planeta Machadinho e mostrar a riqueza cultural do nosso destino. Esperamos que esta experiência seja inspiradora e enriquecedora para todos os participantes e possam levar nossa cultura para outros estados do país" disse Juarez Tavares, presidente da Abrajet-RS e CEO do Machadinho Termas Resort Spa.

Evandro Novak

O Presidente da Abrajet Nacional Jornalista Evandro Novak, disse: "O destino é prefeito para este encontro. Tem beleza natural, infraestrutura de qualidade, a hospitalidade é excepcional, tem muita diversidade de atrações e atividades, além disso participaremos do lançamento de uma nova atração turística. Estou muito confiante de que todos os jornalistas participantes terão uma estadia memorável e bastante produtiva,  neste lugar especial. 

29 junho 2023

Machadinho Thermas Resort Spa irá promover a 1ª Semana da Erva-Mate

 Conferência, Spa temático, exposições e feira ligadas à erva-mate serão algumas das atividades.

Por: Lucas Villiger

O Machadinho Thermas Resort Spa irá promover entre os dias 03 e 09 de julho a 1ª Semana da Erva-Mate Machadinho/RS. Conhecido pela gastronomia e pela linha de cosméticos feitos à base de erva-mate, o objetivo do Resort é proporcionar aos hóspedes e visitantes uma experiência única com a planta que é símbolo da cidade de Machadinho/RS e berço da variedade chamada Cambona 4.


 

A Semana da Erva-Mate fará uma imersão na história, cultura, inovações, cenários e perspectivas do mate, através de exposições, feira, oficinas, workshops, visita aos ervais e indústria da Cambona. Além de palestras ministradas por pesquisadores de diferentes estados e países que comporão a 1ª Conferência Internacional do Mate (Cosmetologia, Turismo e Gastronomia). A programação contará com a entrega do Prêmio Teodoro Mendes da Fonseca – Troféu Dorinho, uma homenagem especial as pessoas que contribuíram com grande relevância para o desenvolvimento do setor ervateiro. A premiação leva nome do agricultor que descobriu a matriz da Cambona 4, em terras machadinhenses.

 

Considerado o primeiro SPA temático de erva-mate do mundo, o Spa Ilex, marca exclusiva de cosméticos do Planeta Machadinho, também será explorado e apresentado ao público a linha de produtos desenvolvidos para o cuidado com a pele e os cabelos. Além dos produtos, o Resort disponibiliza o espaço Spa Ilex para você relaxar, cuidar do corpo e viver o melhor que a natureza oferece, com banhos, massagens e terapias corporais. Entre os destaques do evento está o lançamento da Hidroterapia Ilex Thermal que será um banho de Imersão com Erva-Mate, na piscina Estação Sossego. Durante a experiência haverá uma demonstração de Cosméticos e degustação de sucos e chás à base de erva-mate.

 

A lenda da erva-mate é retratada no espetáculo musical “Caá-Yaríi” que será apresentada na Semana da Erva-mate. A peça é idealizada por Juarez Tavares, diretor do Machadinho Hotelaria e Turismo S.A. e roteirizada pelo Grupo Aldeia Teatral. As atrações comemorativas do evento ficam por conta da apresentação da invernada artística do CTG Doze Braças de Sananduva/RS e show baile com o grupo Chiquito & Bordoneio, no dia 07 de julho, às 21h, na Tenda Planeta Machadinho.

 

A 1ª Semana da Erva-mate é uma realização do Machadinho Thermas Resort Spa com o apoio do Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate (Pgmate/RS), Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate), Rádio do Mate, Emater/RS, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Setur/RS), Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) e Prefeitura Municipal de Machadinho.

 

Confira a programação completa em  Primeira Semana da erva-mate

26 junho 2023

Turismo catarinense prevê alcançar saldo de 163 mil empregos formais até o fim de 2023

 

Foto: Página do Facebook Praia de Itapoá

O turismo catarinense prevê geração de 5 mil novos empregos formais até o fim de 2023, totalizando 163 mil oportunidades no setor. Os números estão se aproximando do período de pré-pandemia e constam no Almanach, sistema de inteligência turística desenvolvido pela Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur).

Em 2020, por causa da pandemia, o setor turístico de Santa Catarina foi um dos mais impactados, com um déficit de aproximadamente 20 mil empregos. A expectativa é que para o segundo semestre ocorra a geração de 5 mil empregos, fechando, então, em 2023 um saldo de 15 mil postos recuperados para o setor. Nos últimos dois anos, houve a recuperação de 10 mil vagas. Os dados de empregos levam em conta em torno de 60 Cnaes (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) características do turismo, separadas em hospedagem, transportes, agências de viagens, alimentação e atividades recreativas e de entretenimento. 


“Os dados trazem ótimas notícias, já que o turismo é de extrema importância para todos os catarinenses. Santa Catarina tem uma vocação natural para o turismo, tem paisagens que agradam a todos, tem as estações bem definidas, é bom no calor e no inverno. E apostamos nisso para fazer o setor crescer ainda mais, gerando mais oportunidades e renda em todas as regiões”, observa o governador Jorginho Mello.  

Para o secretário Silvio Dreveck, a recuperação do turismo é um trabalho que deve reunir poder público, iniciativa privada e terceiro setor. “Com a recuperação  da pandemia vamos aos poucos criando novas oportunidades de emprego aos catarinenses. A Organização Mundial do Turismo (OMT) já anunciou que 2023 deve ser o ano da recuperação total do turismo mundial e nosso estado não será diferente, aliás deve até superar as expectativas”, destaca.

“Os números são um reflexo direto dos esforços conjuntos do Governo e da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. Além disso, essas informações foram validadas pelo nosso Almanach, um sistema de inteligência turística desenvolvido pela Secretaria, que nos auxilia na tomada de decisões estratégicas. Estamos confiantes de que o turismo continuará a prosperar em nosso estado, proporcionando benefícios significativos para nossa economia e comunidades locais”, complementa  o secretário de Estado do Turismo (Setur), Evandro Neiva.

24 junho 2023

Pesca artesanal da Tainha impulsiona a economia entre pescadores de Itapoá SC


Pescador João Conceição de Miranda, 86 anos.

Em todo o Litoral de Santa Catarina os ranchos de pesca já estão movimentados para a safra artesanal da tainha 2023.        

Conversei com pescadores da família Miranda, que há cinco gerações praticam a pesca artesanal em Itapoá SC.       O destaque desta numerosa família é o pescador João Conceição de Miranda nascido em 1937 e completou quinta feira 86 anos, pai de 18 filhos dos quais 11 ainda vivos e a maioria pratica a atividade de pesca.  Segundo ele teve uma trajetória de vida muito boa e se considera um homem feliz.  Fez questão de lembrar da sua amada esposa vó América, nome que segue estampado no seu barco de pesca.  


A pesca da tainha vive um momento bastante sensível. Estudo da Oceana mostrou que os estoques da espécie nas regiões Sul e Sudeste do Brasil estão abaixo do esperado, enquanto a captura de cardumes tem ficado, nos últimos anos, acima da capacidade de reposição da espécie o que levou as autoridades a proibirem em 2023 a pesca industrial da Tainha na região, autorizando apenas a pesca artesanal.      

Ao ser perguntado quando temporada de pesca da tainha começou em Itapoá?  Respondeu: “todo ano é a partir do dia 15 de maio para os pescadores artesanais, porém os cardumes chegaram com atraso este ano”. 

Filhas do pescador limpando a tainha para o almoço

    A Tainha aparece em trechos de rios cuja foz fica perto do mar e a água doce se mistura à salgada, os chamados estuários. A tainha se alimenta sobretudo de restos das camadas subaquáticas e de algas. Esta espécie vive em águas costeiras, sobre fundos de lodo, e é frequente entrar em estuários e lagunas litorais. Encontra-se no Atlântico Este, desde a Islândia e Escandinávia até ao Senegal, Cabo Verde, no Mar Mediterrâneo e na zona Sudoeste do Mar Negro.  


Tainha com ovas limpas ainda na praia


Fui informado pelos pescadores da família Miranda que o preço da Tainha depende da quantidade comercializada, grandes quantidades variam de R$ 7,00 a 12,00 e uma peça custa em torno de R$ 20,00, enquanto o cação, outro líder de vendas, custa em torno de R$ 15,00 o quilo. Perguntei ao pescador se a qualidade está dentro do esperado, ele respondeu:

 “considerando que geralmente alcançam um comprimento de 60 cm e um peso de até 4 quilogramas, a maioria deste ano estão com 40 cm e um peso médio de 2,8 quilogramas, mas, podem alcançar 100 cm e viver por até 16 anos”

Desembarque de tainha na terceira pedra em Itapoá SC

.

Depois de me contar como na sua infância sua mãe fazia uma tainha enrolada na folha de bananeira, temperada com sal e com as ovas espalhadas por cima na brasa forte e como esse era um dia especial, pois relatou que naquelas épocas tudo era muito escasso”.  

A tainha está muito ligada à nossa cultura e à nossa história, não tem como não a mencionar.  Para evitar qualquer sabor estranho, costumo indicar aos clientes uma marinada em suco de laranja ou limão, isto garante uma suavização, qualquer o gosto forte vai desaparecer, claro para quem prefere – destaca Miranda. 


Foto e Vídeo: Jerusa Soares

Pescadores chegando com uma tonelada de Tainha na terceira pedra em Itapoá-SC

 

 

Amenities: a revolução no mercado hoteleiro e a satisfação dos hóspedes

 A transformação do mercado de amenities na rede hoteleira, nos últimos anos, se tornou uma maneira de atrair e fidelizar os hóspedes, proporcionando que se sintam acolhidos durante sua estadia. Durante o 34º Encatho & Exprotel, que acontecerá de 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, e que tem como tema principal “Pessoas, Gestão e Experiências”,  empresas conceituadas abordarão a inovação no mercado de amenities. 


“Essa mudança cultural é impulsionada pelo desejo dos hóspedes de vivenciarem experiências memoráveis durante sua estadia. Eles não procuram apenas um lugar para dormir, mas sim uma hospedagem que proporcione momentos especiais e diferenciados. A oferta de amenities de qualidade e serviços personalizados é uma resposta a essa demanda crescente por experiências mais completas e gratificantes. No Encatho & Exprotel o hoteleiro tem a vantagem de conhecer diferentes fornecedores deste setor e ter uma consultoria especializada para entender o que pode melhorar ainda mais no seu empreendimento neste setor”, explica o hoteleiro e diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann. 

“Teremos o prazer de apresentar as melhores opções em produtos de beleza para estabelecimentos de hospedagem. Independentemente do tipo ou estilo do seu hotel, desde os mais luxuosos até os mais econômicos, temos exatamente a melhor opção para oferecer aos hóspedes uma experiência única e memorável”, enfatizou o gerente de Marketing da Realgem’s, Diogo Franco de Almeida. 


Ele destaca que todos os produtos são cuidadosamente selecionados para garantir a mais alta qualidade e satisfação dos hóspedes. “Desde loções corporais hidratantes até shampoos revitalizantes, os cosméticos são formulados com ingredientes premium para proporcionar resultados excepcionais e um toque de luxo aos hóspedes. Estamos prontos para ajudá-los a selecionar os melhores produtos para o hotel, para que possa proporcionar uma experiência de classe mundial em cada estadia”. 


O papel dos amenities na experiência do hóspede 

Antes, disponibilizados pelos hotéis como produtos básicos e obrigatórios nos banheiros, os amenities eram avaliados pelos empreendedores apenas como um custo a mais para os seus negócios. Para a maioria dos hóspedes, os amenities eram considerados de baixa qualidade e pouco confiáveis devido à forma simplista e pouco atrativa como eram apresentados, principalmente, em suas embalagens. 


A intensa concorrência tanto nos meios de hospedagem e a crescente demanda dos clientes por serviços de excelência e qualidade elevaram o interesse por esse tipo de produto, transformando a tendência e se abrindo um novo e promissor mercado. Hoje, os amenities desempenham um papel importante na experiência de um hóspede, oferecendo comodidades e serviços que permitem que eles se sintam bem-vindos e confortáveis durante o tempo no hotel. Tanto nas grandes redes hoteleiras quanto nos pequenos meios de hospedagem podemos encontrar o que de melhor existe em cosméticos, além de uma diversidade de aromas, muito deles, personalizados para o empreendimento. 

Experiência e qualidade para Hotelaria

O gerente de Marketing da Realgem’s, Diogo Franco, ressalta que, desde 1989 a companhia oferece produtos de qualidade diferenciada e promove a cultura do respeito ao meio ambiente, buscando sempre trazer e seguir as novas diretrizes verdes e promovendo a sustentabilidade circular. “Acreditamos na inovação e no design para tornar as coisas mais belas e únicas. Cada produto oferecido em nosso portfólio deve funcionar, ser sustentável, seguro e agradável. Buscamos adotar uma abordagem sempre voltada ao cliente entendendo e atendendo as suas necessidades ao mesmo tempo em que buscamos a excelência no serviço”, destaca Franco.  


Diferenças: o que levar em conta na hora de escolher amenities

Na hotelaria, cada particularidade é essencial para a experiência final do cliente. Os hóspedes estão mais criteriosos e optando por meios de hospedagem que proporcionem momentos únicos durante a estadia, e os amenities são um fator de forte apelo comercial, em decorrência da mudança cultural no atendimento. 

São nos pequenos detalhes que se encontram o cuidado e a atenção aos hóspedes com elevado nível de exigência. A maneira como os serviços complementares são oferecidos é fundamental para atrair a atenção e facilitar a visualização. 

“Sabemos que cada detalhe importa, e é por isso que estamos aqui para ajudar a criar uma experiência luxuosa e acolhedora para os hóspedes. Nossa variedade de produtos abrange marcas renomadas como Bvlgari, bem como alternativas acessíveis que não comprometem a qualidade. Estamos comprometidos em fornecer o melhor custo-benefício para os empreendimentos, garantindo aos hóspedes os melhores produtos disponíveis no mercado. Para atender às diferentes necessidades, oferecemos uma ampla gama de opções em termos de tamanhos de embalagem. Desde miniaturas elegantes até dispensers de 500ml, temos tudo o que os empreendimentos precisam para personalizar e adaptar as opções de cosméticos de acordo com o estilo e as preferências do hotel”, ressalta Diogo Franco, gerente de Marketing da Realgem’s. 

Embalagens inovadoras e sofisticadas, aromas para deixar uma forte lembrança na mente dos clientes são diferenciais para atrair e fidelizar os hóspedes.  Os produtos podem ser simples, de luxo ou de encantamento. Entre os produtos estão sabonete em barra, sabonete em barra com esfoliante, sabonete líquido, shampoo, condicionador, creme gel hidratante, loção hidratante, banho de espuma, sais de banho, lenço de papel, lixa de unha, esponja lustra sapato, Kit dental, pente, touca, Kit barba e até Kit costura. 

“Amenities são um dos inúmeros itens que o hoteleiro vai encontrar ao visitar a Exprotel. No evento são mais de 80 espaços de centenas de marcas em evidência, permitindo que o empresário encontre as melhores soluções par o seu empreendimento. O evento chega em sua 34ª edição sendo uma grande vitrine para fornecedores e um excelente espaço para bons negócios e conexões”, explica Juliana Bossi Castro, responsável pelo Encatho & Exprotel. 

“Estamos muito entusiasmados por participar da Exprotel e ter a oportunidade de nos conectar pessoalmente com todos os nossos valiosos amigos e clientes. É uma imensa satisfação poder estar presente nesse evento para apresentar nossas novas e emocionantes opções em produtos, além de reencontrar nossos amigos. Mais do que apenas uma exposição comercial, a Exprotel é um momento especial para nos reunirmos com amigos que estiveram conosco em nossa jornada e compartilharmos experiências significativas. É uma oportunidade única para celebrar essa parceria e construir um futuro promissor juntos”, finaliza o executivo da Realgem’s. 


Quer saber mais sobre o papel importante dos amenities na estadia dos hóspedes? Então já anota na agenda e se programa para participar de 08 a 10 de agosto, do maior encontro do turismo e hotelaria no sul do país. 

Entre os nomes que os visitantes vão encontrar no espaço estão alguns já reconhecidos no mercado como Desbravador, Harus, Grosfillex, Silbeck, Realgem´s, AskSuite, Pró-Decore, Gobbi Arquitetos, Altenburg, Hsystem, Pikolin, M.A.S Consultoria Ambiental, Foco Multimídia, App Sistemas, Colchão Onix, Sebrae, Rentv, Mundo Mobile, Tapetes e Pisos, Rota da Amizade, Saga Systems, Ecoflex e Joy Brinquedos, mas há também alguns nomes novos no evento como Empório Seletto, Elis Brasil Lavanderia, Assa Abloy, Tudo em Metro e a Grupo MSA. 

 Para conhecer mais sobre o evento as inúmeras possibilidades de participar, acesse www.encatho.com.br

 

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 8 a 10 de agosto

Onde: CentroSul - Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br  

Realização: ABIH-SC

 

 

 

23 junho 2023

O Frio sempre chega em Fraiburgo - SC ...

 Você, que é apaixonado(a) pelas belezas do país, tem mais essa oportunidade de apreciá-las, agora, com um adicional de friozinho charmoso. A Agência de Notícias do Turismo tem algumas dicas de destinos “geladinhos” para o turista conhecer e criar boas memórias da estação fria:

GUARAMIRANGA (CE) - Apesar de o Nordeste ser conhecido pelo calor digno de férias de verão, a região surpreende com o frio da serra em meio à Mata Atlântica. E é lá que fica Guaramiranga, no Ceará, conhecida como a “Suíça Cearense”. O local conta com uma beleza natural aliada a uma chuva fina (você vai precisar usar um casaquinho). Por lá, o turista pode apreciar as ruas da cidade, que têm um comércio ao estilo colonial, todo colorido e onde o visitante encontra delícias da gastronomia do frio.

AREIA (PB) – No estado da Paraíba, está localizada a cidade de Areia, detentora de 12 graus Celsius (ou menos) na estação mais fria do ano no país. O lugar faz a alegria dos amantes de um friozinho com atrações como a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que acontece na região do Brejo Paraíba (da qual Areia faz parte). Além disso, os turistas podem aproveitar a visita para conhecer os atrativos históricos da cidade e os engenhos da região.

PIATÃ (BA) – O Nordeste continua surpreendendo com os climas amenos em Piatã, na região da Chapada Diamantina, Bahia, onde o amante de frio vai encontrar uma cidade com clima ameno o ano todo, sendo o inverno a “cereja do bolo”. Nesse período os termômetros marcam cerca de 5 graus Celsius (leva o casaco reforçado na mala, hein!). Além do frio, o visitante vai conhecer a beleza natural da região da Chapada, onde a natureza é rica em biodiversidade, com morros, rios e cachoeiras. Degustar de uma gastronomia requintada também faz parte do roteiro de quem visita o local.

CUNHA (SP) – A região Sudeste, dentre suas várias belezas, também é conhecida por abrigar “destinos de inverno” como Cunha, em São Paulo. Com um charme europeu, o frio deixa os atrativos da cidade ainda mais aconchegantes e o visitante encontra na região uma riqueza de cultura, pois o local é reconhecido pela arte de ceramistas, que abrem as portas dos ateliês para o público. A região também conta com a força da natureza e o visitante vai poder aproveitar as belezas das matas e cachoeiras de Cunha.

BRUMADINHO (MG) – Brumadinho, em Minas Gerais, já é charmosa o ano todo, mas no inverno ela fica ainda mais encantadora! Com uma paisagem rodeada de montanhas, o município mineiro é a casa do museu Inhotim, o maior em arte contemporânea a céu aberto do mundo, que contempla um jardim botânico e muita cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar. Aproveite Brumadinho também se hospedando nas charmosas acomodações da cidade e participando do Festival de Inverno.

CALDAS NOVAS (GO) – O município é destino para todas as estações do ano e no frio não seria diferente. Isso porque em Caldas Novas, no Goiás, o turista pode tomar um banho quentinho nas águas termais que atingem 34 graus Celsius e espantam a “friaca” da noite. Esse passeio intimista pode ser dividido com o amor da sua vida, com a sua família e na companhia de si mesmo(a) é só escolher! Aproveite também para visitar os atrativos da região, como o Jardim Japonês, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

CAMBARÁ DO SUL (RS) – É “friozão” que você procura? Então a região do Brasil a ser visitada é o Sul. Em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o turista vai precisar de casaco, cachecol, gorro e luvas, pois no inverno as temperaturas caem bastante. Seja para se aventurar nos imponentes cânions (o inverno é o momento ideal para avistá-los) ou para curtir aquele friozinho perto da lareira, tomando um vinho ou chocolate quente, Cambará do Sul é um destino de frio “queridinho” dos turistas que amam as temperaturas mais baixas.

URUBICI (SC) – Santa Catarina não fica de fora da lista de destinos frios e Urubici vai proporcionar ao turista paisagens formadas de cânions e montanhas. O clima gelado coloca a cidade na rota das mais frias do país, com manhãs branquinhas de geada (e até de neve) e noite congelantes (leva o casacão). A “Sibéria Brasileira” é o destino perfeito para ficar em volta da lareia e da fogueira, degustar delícias da culinária sulista e aproveitar atrações gratuitas. Mas Urubici também é considerado um destino de natureza. Aproveite o dia para avistar as belezas de cânions, mirantes e fazer trilhas.

 

Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo

Estratégia para reputação empresarial é tema de painel na Expogestão

 


Como parte das comemorações dos 30 anos da agência Logos, painel terá como convidados Alberto Machado (Porto Itapoá) e Thiago Hess dos Santos (Termotécnica)

O bilionário Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, já disse: “Perca dinheiro para a empresa e eu entenderei. Perca um pingo de reputação e eu serei implacável”. A reputação é um ativo intangível que influencia diretamente o valor de mercado das companhias e sua construção e manutenção é resultado de um processo estratégico de médio e longo prazos.

A comunicação integrada é um dos alicerces para criar e manter a reputação das empresas e será o tema abordado em um painel da Plenária Livre da Expogestão 2023 no dia 27/6 (terça), às 19 horas, no auditório C da Expoville, em Joinville, SC.

Para falar sobre Reputação e Comunicação na prática, a Logos Conexão e Conteúdo (assessoria de imprensa da ExpoGestão) promove um bate-papo com os executivos responsáveis pela gestão de imagem de duas renomadas empresas sediadas em nossa região e com atuação internacional: o Porto Itapoá (cliente da agência desde 2007) e a Termotécnica (cliente desde 2013).

O Painel Comunicação e Reputação faz parte das comemorações dos 30 anos da Logos e será mediado por Simone Gehrke, diretora executiva da agência de comunicação corporativa. O acesso é gratuito mediante convite, que pode ser solicitado pelo WhatsApp 47 9 9127 9834.

Sobre os palestrantes e as empresas

Alberto Machado é Gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Porto Itapoá, um dos terminais mais modernos, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas e Pós-graduado em Marketing, Publicidade e Comunicação, Alberto é responsável pela gestão da comunicação corporativa e relacionamentos institucionais do Terminal Portuário do litoral Norte de Santa Catarina, posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais. Ao completar 12 anos, o Porto Itapoá vem apostando fortemente na inovação e na tecnologia como pilares fundamentais para aprimorar suas operações de forma sustentável.

Thiago Hess dos Santos é Gerente de Comunicação e Marketing da Termotécnica, uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina, com 62 anos de história. Pioneira e líder no mercado brasileiro em soluções de embalagens para diversos segmentos como linhas branca e marrom, agronegócio, fármaco, automotivo e maior recicladora desse material pós-consumo do país, a Termotécnica está sediada em Joinville e tem fábricas em 5 estados do país.

Bacharel e Mestre em Administração, Thiago é responsável pelas atividades de comunicação interna/externa, estratégia digital, branding, inteligência de mercado, marcas e patentes da Termotécnica, que tem como pilares estratégicos a inovação e a sustentabilidade.

Logos 30 Anos

A agência foi criada em 1993, como EDM Logos, sob a liderança de um dos pioneiros da comunicação empresarial em Santa Catarina, o relações públicas paulistano Ely Diniz. Ao longo de três décadas passamos a ser mais conhecidos como Logos. E foi esse o nome para a nossa nova identidade e logomarca.

A inspiração vem do forte significado da palavra em duas línguas ancestrais: logos, em latim, significa lógica; em grego, representa o princípio da harmonia universal. Agregamos à Logos duas palavras que apresentam com clareza nossa proposta de valor: promover CONEXÃO e produzir CONTEÚDO voltados ao alcance dos objetivos de negócio e propósito de sustentabilidade de nossos clientes.

Ao longo desta trajetória, contribuímos para a construção da reputação de marca de mais de 70 empresas e instituições. Entre nossos clientes atuais estão Acredicoop, ArcelorMittal Vega, CLAMED, Elkem, Expogestão, FIESC, Gidion, Hapvida, NATRIO, Perini Business Park, Porto Itapoá, Termotécnica, Transtusa e Vitória.

No portfólio de soluções da agência estão assessoria de imprensa e media training, organização de eventos e cerimonial, campanhas institucionais on e off line, relatórios de sustentabilidade (ESG/GRI), produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, publicações impressas e digitais.




Festival Turá firma responsabilidade social por meio de campanhas de doações, acessibilidade e ações sustentáveis

 

Créditos: Divulgação

A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada.


O compromisso do festival Turá não está restrito ao fortalecimento da música brasileira. Marcada para os dias 24 e 25 de junho, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a segunda edição do evento leva o público para o parque dando enfoque em ações sociais e ambientais. Com a proposta de proporcionar um ambiente seguro, o Turá firmou parceria com a plataforma Livre de Assédio, com a proposta de combater qualquer tipo de discriminação – sexual, moral, racial, entre outros. Idealizado pela TIME FOR FUN e apresentado pela Hering, o festival promove mais de oito horas de música por dia, com shows de Jorge Ben JorZeca PagodinhoPittyMaria Rita, Gilberto Gil e outras atrações. Os ingressos para a segunda edição do Turá seguem disponíveis no site (tura.sales.ticketsforfun.com.br – com taxa) ou na bilheteria oficial no Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, República – sem taxa). 


Como forma de dar maior destaque para causas importantes, o festival Turá evoca pela área externa do Parque Ibirapuera a importância do descarte correto de resíduos. O conceito de "aterro zero" busca evitar o descarte em aterros, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Assim, o evento coloca em prática a economia circular, maximizando o valor dos materiais ao longo do ciclo de vida. A neutralização de carbono, encabeçada pela Hering, é uma ação que acompanha o festival desde o ano passado e foi pensada como forma de reduzir o impacto ambiental, com a estimativa de compensar cerca de 269 toneladas de emissões de Gases de Efeito Estufa durante os dois dias de festival – em colaboração com a Jundu, plataforma que certifica e comercializa créditos de carbono para proteger ecossistemas em projetos que aceleram a transição para uma economia de baixo carbono.


A cada ano, o Turá aprimora o seu olhar para a segurança, e a novidade para 2023 é a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado. Com a premissa de garantir um ambiente seguro, no qual o público poderá curtir livremente, o evento firmou parceria com a plataforma Livre de Assédio (com a proposta de combater qualquer tipo de discriminiação - sexual, moral, racial, entre outros). A plataforma envolve orientação, capacitação e operação de ações concretas contra a descriminação dentro dos festivais de música. Canais de denúncias e acolhimento, tanto para os prestadores de serviço quanto para o público, serão compartilhados pelo evento – a pessoa poderá acessar via WhatsApp escaneando o QR Code nos cartazes espalhados pelo evento, além de contar também com uma tenda de acolhimento no Turá. 


A acessibilidade também se torna protagonista no Turá, garantindo a inclusão de todos presentes por meio da tradução em libras e aparelho de audiodescrição; um canal de atendimento via WhatsApp (basta escanear o QR Code nos cartazes perto da plataforma elevada) e fones de ouvido para pessoas com espectro autista também estarão disponíveis. Banheiros, bares e balcões nas tendas de alimentação serão acessíveis, além da plataforma elevada com visão para o palco. Além disso, cardápios em áudio também estarão à disposição.


Outra proposta do evento é a arrecadação de roupas para a ACTC (Casa do Coração). A organização sem fins lucrativos, fundada em 1990, tem a missão de fornecer assistência médica, social e emocional a crianças e adolescentes com doenças cardíacas congênitas e transplantados de coração. Todo o material arrecadado no festival será doado para os beneficiários, mães, acompanhantes e pacientes.


Com mais de 20 nomes confirmados no line-up, o primeiro dia de Turá, 24 de junho, começa com a abertura da festa carnavalesca do  Bloco Pagu, em seguida Lucas Mamede, se apresentando pela primeira vez em um festival, Maria Rita convidando Sandra de Sá, MC Hariel, Zeca Pagodinho Jorge Ben Jor dominam o palco Turá no sábado. Além disso, entre as apresentações o público poderá curtir os DJs sets de: Junior Passini & Lilian Prates, Mu540, Afterclapp e Baile das Marinheiras. O segundo dia, 25 de junho, começa com o Bloco Charanga do França preparando o público para as apresentações de: TuyoDelacruz convidando BK’ e Luccas CarlosPitty – com o show da turnê Admirável Chip Novo – convidando Céu e Marcelo D2Joelma convidando Mariana Aydar e Gilberto Gil & Família - com o espetáculo “Nós, A Gente”. No domingo, os intervalos serão comandados por: Transpira, Samambaia, a festa; Miss Tacacá e Discopédia. 

Nos dias 24 e 25 de junho de 2023, tem mais Turá e o seu movimento de afeto, convívio e ativação de memória afetiva — tudo aquilo que ressoa, conecta e representa aquilo que nós, brasileiros, somos. 

O festival Turá é apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, Corona como cerveja oficial, tem patrocínio da Chevrolet e Jameson Irish Whiskey e apoio de Colgate PlaxMike's, Beefeater e Schweppes. Rádio Nova Brasil FMRádio Alpha FMRádio Mix FM e Eletromidia são media partners.

 

Confira os horários do festival Turá abaixo: 

24 de junho, sábado:
12h00 | Abertura dos portões
13h00 | Bloco Pagu
14h05 | Lucas Mamede 
15h05 | Junior Passini & Lilian Prates 
15h40 | Maria Rita convidando Sandra de Sá
16h40 | DJ Mu540
17h15 | MC Hariel 
18h15 | Afterclapp
18h50 | Zeca Pagodinho
19h50 | Baile das Marinheiras
20h25 | Jorge Ben Jor

25 de junho, domingo:
12h00 | Abertura dos portões
13h00 | Bloco Charanga do França
14h05 | Tuyo
14h55 | Transpira
15h30 | Delacruz convidando BK’ e Luccas Carlos
16h30 | Samambaia, a festa
17h05 | Pitty convidando Marcelo D2 e Céu
18h15 | Miss Tacacá
18h50 | Joelma convidando Mariana Aydar
19h50 | Discopédia
20h25 | Gilberto Gil & Familia 


Serviço:

Turá 2023
Datas: 24 e 25 de junho de 2023
Local: área externa do Auditório Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Mais Informações: www.festivaltura.com.br 

Valores*
Sábado: a partir de R$ 252,00 + taxas (lote 2 - meia entrada)
Domingo: a partir de R$ 252,00 + taxas  (lote 2 - meia entrada)
Passaporte (sábado e domingo): a partir de R$ 456,00 + taxas (lote 3 - meia entrada)


BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA:
Teatro Renault – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista
De terça a domingo: das 12h às 20h (na terça-feira, 14 de junho, a bilheteria abre às 10h)
Segunda e feriados: fechado 

SITE DE VENDAS – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA: 
https://tura.sales.ticketsforfun.com.br/

 

Sobre a T4F
A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada. Única empresa do setor com capital aberto no Brasil, a T4F oferece uma ampla gama de conteúdos artísticos e culturais, valendo-se de seu relacionamento com agentes e provedores nacionais e internacionais. A Companhia acumula experiência no setor de entretenimento ao vivo desde 1983, tendo promovido eventos  nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

 

Performance comercial em SC já apresenta crescimento de 58% em 2023; linha de papeis folha dupla é uma das responsáveis pela evolução no estado

De janeiro a maio deste ano, a empresa brasileira Mili, líder no setor tissue, obteve um crescimento de 58% nas vendas em Santa Catarina, em comparação com o mesmo período de 2022. A linha de papéis higiênicos representou a maior parte das vendas, com um aumento de 35% no volume de vendas no estado.

“O acréscimo de vendas em solo catarinense é um indicador sólido de que estamos atendendo às necessidades dos consumidores e estabelecendo um novo patamar de excelência em nosso setor”, explica Renata Gomes Maciel, gerente de marketing da Mili.

Dentro da categoria de papéis, o folha dupla é um dos principais produtos comercializados pela empresa. Em comparação com o último ano, houve um aumento de 40% nas vendas do produto.

Mili na ExpoSuper

Para a ExpoSuper, feira voltada negócios do setor supermercadista, a Mili tem a expectativa de incremento de 15% no faturamento de julho, em função do papel catalisador do evento. O encontro acontece em Balneário Camboriú (SC), entre os dias 20 e 22 de julho.


Além disso, durante o evento, a empresa buscará fortalecer a presença das categorias premium e de personal care. Até maio deste ano, a linha de cuidados pessoais já registrou um aumento de 51% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2022.

As fraldas infantis também ocupam lugar de destaque e representam 56% das negociações dentro da categoria de personal care em Santa Catarina. A linha ainda abrange itens como fraldas adulto, toalhas umedecidas, hastes flexíveis e absorventes femininos.




“Atualmente, somos referência quando se trata de papel higiênico e, os números dos últimos meses, mostram que também estamos conquistando o público na categoria de cuidados pessoais. Em comparação com o ano passado, por exemplo, já aumentamos em 56% as vendas de fraldas”, salienta Renata.

Arquivo do blog

Busque no Blog

Todos os direitos reservados | Blog Opinião do Malinoski. Tecnologia do Blogger.