Aconteceu durante toda a tarde de 26 de abril no Centro Espirita de Umbanda,
localizado na Rua Guilherme Fantinel, Bairro São José em Fraiburgo SC uma
grandiosa comemoração organizada pelo “Pai Baiano” referente ao dia de São
Jorge ( ocorrido no dia 23/04). Na programação
foi realizado ritual de homenagem com a presença de fieis e seguidores de São
Jorge que culminou com a procissão pela cidade após as 18 horas. Mais de 200 pessoas
participaram do evento entoando cânticos
e manifestando a sua fé. Na região sul e sudeste do Brasil, Ogum é sincretizado
a São Jorge, Santo cassado pela Igreja Católica Apostólica Romana. Acredita-se que São Jorge tenha pertencido ao
exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado
e teve a cabeça
decepada a mando do imperador Diocleciano. Embora cassado, São Jorge continuou sendo o
patrono ou o santo protetor de muitas nações, como a Inglaterra, Portugal e a
Rússia e de muitos exércitos como o Exército Brasileiro. Na Umbanda São Jorge continua sendo o santo
que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as guerras e contra as
demandas espirituais. Ogum é também o protetor dos militares, de todos os
seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou
espirituais. Sua cor é o vermelho
encarnado, seu fetiche é a espada, ele é o guerreiro que trava batalhas
espirituais contra as forças do mal e é respeitadíssimo dentro de nossos
cultos, como também pelos seguidores do mal. É comum os exus castiços (de lei)
chamarem Ogum de
“meu Senhor das armas”, esse procedimento já demonstra o
respeito que obtém de todos os trabalhadores.
“Sob a sua responsabilidade está à manutenção da lei e da ordem no mundo
astral”! Conhecido como o general de
Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios são todos os
caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor possibilidade
da prática do mal Ogum é atuante, seja nas encruzilhadas, nas matas, nos
cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc.
A lei de Ogum é a lei da espada, sua linha é a mais atuante contra as
forças da Quimbanda e da magia negativa e suas funestas consequências. Nas obrigações a Ogum alguns seguidores usam
cravos vermelhos ou brancos, velas vermelhas ou brancas, cerveja branca, água,
pedidos e orações.
Desconhecemos o
motivo pelo qual a cerveja branca é consagrada a Ogum, já que essa bebida não
existia na África, mas nas manifestações da linha de Ogum no terreiro, a
cerveja branca é solicitada pelas entidades de sua linha, desta forma pode-se
dizer que essa é a sua bebida, juntamente com a água. O uso de água nos rituais é de grande
ajuda, espíritos trevosos ou malignos não bebem água, desta forma se algum dia
você desconfiar de mistificação em relação a qualquer entidade, solicite a ela
que beba água, se a entidade recusar a água, sua máscara cairá. O uso de água contra demandas espirituais é
comum, por ser a bebida de Oxalá.
Adeptos recorrem a Ogum sempre que se sentem ameaçados espiritual ou
materialmente. Cor: vermelho, Domínios: Todos os caminhos e lugares, Atuação:
contra: demandas e feitiços, Saudação: Ogum é meu pai ou Ogum iê, elementos: Terra
e fogo.