21/07/2020

Blog Opinião Total entrevista Wilson Ribeiro


Já sabemos que o Wilson é um empresário e pai de família, o que mais o Wilson fez e por quê?

Sempre gostei de estar na turma das pessoas que faz. Desde a universidade me envolvia com os projetos acadêmicos e, conforme fui adquirindo novos conhecimentos, fui me envolvendo mais, até ter a oportunidade de representar os empreendedores de Fraiburgo na ACIAF, depois ajudando na saúde através da AFSC e participando do DESENFRAI. Enfim, gosto de ver um desafio e ajudar a encontrar a melhor solução. Falta de ação não é uma possibilidade para mim, gosto e acredito que sempre é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas.

E porque você decidiu colocar seu nome à disposição como pré-candidato à prefeito de Fraiburgo?

Eu nasci em Fraiburgo e gosto daqui, sinto que está na hora de eu contribuir de maneira ainda mais efetiva. Há algum tempo, recebo provocações de alguns amigos e no começo confesso que não considerava a hipótese, mas recentemente comecei a me perguntar: E por que não? Eu tenho conhecimento de gestão, me sinto preparado e posso contribuir. A administração pública é carente de gestores e a gente precisa ir além da política se quiser realmente fazer algo pelas pessoas.

A candidatura de vocês será de chapa pura ou tem possibilidades de coligações com outros partidos?

Sim, conversamos com praticamente todos os representantes de partidos do município e estamos abertos a coligações, desde que dentro do propósito do nosso projeto, que tem como foco principal o desenvolvimento de Fraiburgo. Se tivermos pessoas de bem, sérias e comprometidas com a nossa cidade, com certeza pode fazer parte do nosso projeto. Nosso trabalho está além de cores das bandeiras partidárias, o povo não aguenta mais ver este tipo de coisa acima das necessidades das pessoas.

Você defende o empreendedorismo como saída para Fraiburgo, mas e a educação e saúde, como fica?

Boa parte das receitas de um município vem de recursos de Estado e União e são calculadas através do VA (valor adicionado). Isso quer dizer que quanto mais se produz riqueza em um município, mais dinheiro volta. Então, não adianta prometer que vai fazer mais por saúde, educação e infraestrutura se os recursos são escassos devido a nossa baixa arrecadação. Temos que aumentar nossos recursos para investir na saúde, educação, esporte, cultura, enfim, no bem estar da população. Trabalhar pelo empreendedorismo é ensinar a pescar e não apenas dar o peixe.

E quanto a eficiência da máquina pública? O que pensa?

Essa é outra linha que deve ser trabalhada, o poder público precisa de boa gestão para ser eficiente e isso não pode ser feito com politicagem e favorecimentos. Veja, neste caso, a população é o cliente e tem necessidades que só o poder público pode suprir. Como nossa gente está vendo o trabalho que o poder público está executando? Nós enquanto clientes da gestão pública, estamos satisfeitos com o que estamos recebendo? Eficiência é isso! É ouvir, sentir e agir para que se faça mais com menos recursos.

Em suas primeiras manifestações como pré-candidato você convida as pessoas para o projeto. Por que acredita nesta forma de trabalho?

É como eu venho dizendo, sozinho se vai até mais rápido, mas não dá pra ir longe. E precisamos de um plano por Fraiburgo que vai além de um mandato de 4 anos. É como fizemos na ACIAF, onde o trabalho tem uma continuidade porque existe um planejamento estratégico. Eu acredito que a administração pública sofre muito porque a cada pouco entra um querendo fazer tudo do seu jeito. Eu acredito que o trabalho bem feito precisa ter uma sequência para acontecer. Quero ter nas pessoas, no sentimento de pertencimento de ser fraiburguense a bandeira deste projeto. Tenho certeza de que juntos, de maneira proativa, podemos fazer mais. A minha experiência como empreendedor, empresário e voluntário já me mostrou que é possível.