07/02/2020

Osenir Ribeiro, presidente do SITRUFRAI, participa de ato oficial de regularização de áreas rurais em Fraiburgo

    

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo (SITRUFRAI), Osenir Ribeiro, participou na manhã desta sexta-feira 7 de fevereiro de um ato oficial de anúncio do começo da regularização de áreas rurais em Fraiburgo.
O evento foi realizado no Butiá Verde, conhecida localidade de assentados e agricultores rurais do município, onde autoridades anunciaram a produtores e trabalhadores rurais o início formal de um “geo-referenciamento” de aproximadamente 1.400 as áreas rurais. 

“É com grata satisfação que estamos aqui para anunciar o mapeamento e regularização das áreas rurais”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo, representação que desde 2017 atua pela regularização de propriedades rurais em Fraiburgo.
Na abertura do ato e na presença de dezenas de convidados, o presidente do SITRUFRAI ainda enalteceu os “parceiros da reinvindicação”, em consideração a todos trabalhadores e aqueles que não mediram esforços para que um projeto antigo fosse tirado do papel. 

O início da regularização das terras e propriedades é uma “boa notícia”, destacou o trabalhador rural José Rodrigues França, presente ao ato público na localidade do Butiá Verde.
Autoridades e presentes
Além do presidente do SITRUFRAI, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santa Catarina, Nilton Garcia, o diretor da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, da Pesca e do Desenvolvimento Rural Hilário Gottselig.
O ato ainda contou com a presença do técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Marcus Henrique Pritsch, da prefeita do município de Fraiburgo Claudete Gheller Mathias, do vice-prefeito Júlio Santos e de demais presentes.
Em um período de seis meses, aproximadamente 1.400 as áreas rurais de Fraiburgo deverão ser visitadas e mapeadas. Plantas topográficas e demais serviços técnicos serão feitos por profissionais de uma empresa contratada pelo INCRA e Governo Estadual, via licitação pública.
Os trabalhos técnicos serão monitorados e orientados por uma comissão formada pelo presidente do SITRUFRAI Osenir Ribeiro, o representante da EPAGRI Marcus Henrique Pritsch, e pelos vereadores Oracir Ferreira de Deus e Altamir Lúcio da Silva.