24/08/2019

AFSC deixa gestão do Hospital Fraiburgo



A Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva (AFSC) comunicou oficialmente, em coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira, 20, a saída da gestão do Hospital Fraiburgo.  A decisão, comunicada pelo presidente Rafael Benincá, acompanhada de demais membros da diretoria da Associação, será aplicada a partir do dia 31 de agosto. Corpo técnico e clínico do hospital já estão cumprindo aviso prévio e serão desligados a partir da data.  

Nesses pouco mais de seis anos, a AFSC, constituída por cidadãos voluntários, geria o Hospital sob forma de convênio e em parceria com a Administração Municipal, primando pela credibilidade e transparência, tendo todos os atos fiscalizados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.


Segundo dados apresentados,  os avanços conquistados nesse período foram imensos, com ênfase  a implementação de sete especialidades de atendimento, primando por um serviço de melhor resolutividade aos pacientes; referência regional em cirurgias de mutirão, sendo que foram realizados mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos; além de apresentar dados significativos como: nascimento de 3.043 crianças; prestação de mais de 180 mil atendimentos e realização  e 11 mil procedimentos cirúrgicos; sendo que em 2018 foram realizados 3 mil procedimentos e nestes 8 meses de 2019 já supera os 2 mil. As melhorias aplicadas na infraestrutura e equipamentos do Hospital também foram significativas, totalizando investimentos superiores a dois milhões de reais, oriundos de doação, convênios estadual e federal, bem como, recursos próprios.

Outro destaque apresentado pela diretoria da AFSC foi o envolvimento da população de Fraiburgo na causa, com inúmeras iniciativas como: Olhar Solidário, Troco Solidário, doações de materiais, roupas e equipamentos feitas por cidadãos e empresas da comunidade; valores de multas repassados pelo Poder Judiciário Estadual e Justiça do Trabalho; Entidades e órgãos públicos que sempre foram parceiros da AFSC contribuindo para as melhorias e fortalecimento do trabalho.

Segundo Benincá, em dezembro de 2018 a Associação foi comunicada pela Administração Municipal que o convênio firmado entre as partes não estava de acordo com a legislação e que a recomendação é que fosse alterado a finalidade de convênio para processo licitatório "Nossa decisão enquanto Associação foi pela extinção da gestão, tendo em vista que o certame licitatório ou outra modalidade de contratação proposto não vinha de encontro com a finalidade com a qual a AFSC foi criada. Nosso objetivo não é e nunca foi a venda de gestão hospitalar, pois nosso foco durante todos esses anos de parceria foi contribuir com a Administração Municipal e especialmente com a população fraiburguense, de forma filantrópica, voluntária e sem visar lucros" afirmou. 

Por fim, durante a coletiva, a AFSC destacou a transparência com quem sempre conduziu os trabalhos, informando rotineiramente a Administração Municipal e o Poder Legislativo com referência aos valores despendidos pelo hospital.

"Esclarecemos que a AFSC estará realizando todas as atividades até o término do convênio (31 de agosto) de forma eficaz e com respeito aos munícipes, como sempre agimos, e, também contribuiremos para que a transição seja realizada de forma a não causar qualquer transtorno a nossa população. Em tempo, aproveitamos a oportunidade para agradecer as Instituições, aos prestadores de serviços, Conselho Consultivo, corpo clínico e colaboradores pelo empenho e dedicação durante o período que exercemos a gestão do hospital. Queremos fazer um agradecimento especial a toda comunidade Fraiburguense que se engajou, para angariar recursos em prol do Hospital Fraiburgo e que também se mostrou solicita com as nossas dificuldades. Deixamos a gestão do Hospital com a cabeça erguida e sensação de dever cumprido" finalizou Benincá em nome de toda a diretoria da AFSC. 


Texto e fotos: Josiane Zago