O
Facebook anunciou uma mudança em seu algoritmo que passará a favorecer posts de
amigos, familiares e grupos, diminuindo o alcance de posts de marcas. Entenda
tudo e aprenda como solucionar esse problema para sua página!
Todos
temos resoluções de ano novo e, no caso de Mark Zuckerberg, não foi diferente.
O fundador e CEO do Facebook anunciou que seu desafio pessoal para 2018 seria
solucionar alguns problemas relacionados a engajamento e marcas na rede.
Em
um ano que, apesar dos ganhos estratosféricos, o engajamento na rede e a
publicação de conteúdos pessoais está cada vez menor, enquanto temáticas
negativas aparecem em crescimento, preocupar-se com os usuários passou a ser a
prioridade de Zuckerberg.
Em seu
comunicado, ele afirma:
“O
mundo está ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer — seja
protegendo nossa comunidade de abusos e ódio, defendendo-a contra a
interferência de países ou assegurando que o tempo passado no Facebook é um tempo
bem gasto.”
Embora
a rede tenha tentado acabar com esses problemas, as ações isoladas não surtiram
o efeito esperado. Por isso, Zuckerberg
percebeu a necessidade de uma ação mais focada e direcionada para resolver o
problema, já que ele envolve aspectos civis, morais e até mesmo de bem-estar,
conforme ele afirma em seu post.
Mas por que esse é o pesadelo dos
marketeiros?
Bom,
o motivo é bem simples:
Isso
envolve uma mudança no algoritmo da rede, que por sua vez impacta as
publicações de fanpages e seu engajamento total.
Em
um segundo comunicado na rede, Zuckerberg fez algumas afirmações em relação à
publicações de marcas que não deixaram nenhum dono de fanpage otimista:
“Baseado
nisso, estamos fazendo uma grande mudança na maneira que construimos o Facebook.
Eu estou mudando o objetivo e orientando nosso time de produto a mudar o foco
de ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante para ajudá-los a encontrar
interações sociais mais significativas.
(…)
As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você
pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.
Na
medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts
de empresas, marcas e sites de notícias. E o conteúdo público que você receberá
seguirá os mesmos padrões — ele deve encorajar interações significativas entre
as pessoas.”
Ou
seja: o novo algoritmo do Facebook favorecerá cada vez mais publicações de
amigos e familiares no feed de notícias do que as publicações de marcas. Por
isso, será cada vez mais difícil para marcas aparecer no feed dos usuários.
Impacto
para as páginas
Você
provavelmente verá o alcance, engajamento total e tempo de consumo dos
conteúdos diminuírem. Isso é uma coisa esperada até mesmo por Zuckerberg para
toda a rede, como ele afirma em seu comunicado.
No
entanto, a expectativa é que a qualidade do engajamento aumente, unindo os
melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas. E
agora?
Ok,
agora que você já sabe que sua página terá algumas perdas, como contornar isso?
Fonte: marketingdeconteudo.com
Arte: Supremapropaganda.com.br