30/07/2018

Novo algoritmo do Facebook faz paginas perderem o alcance



O Facebook anunciou uma mudança em seu algoritmo que passará a favorecer posts de amigos, familiares e grupos, diminuindo o alcance de posts de marcas. Entenda tudo e aprenda como solucionar esse problema para sua página!

Todos temos resoluções de ano novo e, no caso de Mark Zuckerberg, não foi diferente. O fundador e CEO do Facebook anunciou que seu desafio pessoal para 2018 seria solucionar alguns problemas relacionados a engajamento e marcas na rede.


Em um ano que, apesar dos ganhos estratosféricos, o engajamento na rede e a publicação de conteúdos pessoais está cada vez menor, enquanto temáticas negativas aparecem em crescimento, preocupar-se com os usuários passou a ser a prioridade de Zuckerberg.

Em seu comunicado, ele afirma:

“O mundo está ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer — seja protegendo nossa comunidade de abusos e ódio, defendendo-a contra a interferência de países ou assegurando que o tempo passado no Facebook é um tempo bem gasto.”

Embora a rede tenha tentado acabar com esses problemas, as ações isoladas não surtiram o efeito esperado.  Por isso, Zuckerberg percebeu a necessidade de uma ação mais focada e direcionada para resolver o problema, já que ele envolve aspectos civis, morais e até mesmo de bem-estar, conforme ele afirma em seu post.

Mas por que esse é o pesadelo dos marketeiros?

Bom, o motivo é bem simples:
Isso envolve uma mudança no algoritmo da rede, que por sua vez impacta as publicações de fanpages e seu engajamento total.



Em um segundo comunicado na rede, Zuckerberg fez algumas afirmações em relação à publicações de marcas que não deixaram nenhum dono de fanpage otimista:
“Baseado nisso, estamos fazendo uma grande mudança na maneira que construimos o Facebook. Eu estou mudando o objetivo e orientando nosso time de produto a mudar o foco de ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante para ajudá-los a encontrar interações sociais mais significativas.
(…) As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.
Na medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts de empresas, marcas e sites de notícias. E o conteúdo público que você receberá seguirá os mesmos padrões — ele deve encorajar interações significativas entre as pessoas.”

Ou seja: o novo algoritmo do Facebook favorecerá cada vez mais publicações de amigos e familiares no feed de notícias do que as publicações de marcas. Por isso, será cada vez mais difícil para marcas aparecer no feed dos usuários.
Impacto para as páginas

Você provavelmente verá o alcance, engajamento total e tempo de consumo dos conteúdos diminuírem. Isso é uma coisa esperada até mesmo por Zuckerberg para toda a rede, como ele afirma em seu comunicado.

No entanto, a expectativa é que a qualidade do engajamento aumente, unindo os melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas. E agora?
Ok, agora que você já sabe que sua página terá algumas perdas, como contornar isso?


Fonte: marketingdeconteudo.com
Arte: Supremapropaganda.com.br