A
importância do ser humano na operação hoteleira
A
31ª edição do Encatho & Exprotel trouxe neste dia 26 de julho, das 9h às
12h, na Sala Jurerê. O Painel: Aspectos Humanos na Operação. As palestras
tiveram o intuito de ajudar os hotéis a atender melhor seus hóspedes e a se
relacionar melhor com seus funcionários.
Quem
abriu o painel foi a palestrante, Priscylla Silveira, Psicóloga, Vice
coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da ACIF, com o tema:
Contratação na hospitalidade: uma trama ou um drama?
Entre
os temas abordados, Priscylla contou que o oscar em contratação é:
–
Mapeie o “roteiro” (fluxo de contratação);
–
Planeje bem cada “cena” (etapas e condições);
–
Crie objetivos estratégicos da “narrativa” (longo prazo);
–
Instigue transpor os “obstáculos” (desafios encontrados) e
–
Surpreenda a “audiência” (clientes).
Na
sequência teve o painel: Hotelaria Aprendente: como estimular o colaborador a
autoaprendizagem, com o palestrante Jorge de Prado, SENAC -SC.
Jorge
contou que o Sesc transforma a vida de milhares de catarinenses, trazendo
bem-estar e crescimento, que é um benefício a todos os trabalhadores. Ele
enfatizou, que os programas de bem-estar impactam no engajamento (86%), imagem
organizacional em (82%), bem-estar geral (78%) e produtividade (76%) das
empresas.
Desta
forma, ele acredita que “o bem-estar é mais do que o estabelecimento de
programas, ele tem que envolver, sensibilizar, informar, motivar e
proporcionar, qualidade de vida, com isso, faz com que cresça as principais
dimensões da qualidade de vida no trabalho”, concluiu o palestrante.
Já a
palestrante Juliana Parmiggiani, falou sobre o tema: Treinando sua equipe, sem
parar o seu hotel. Ela conta que nos dias de hoje o nosso concorrente não é
mais o hotel do lado, mas o próprio atendimento.
“O
produto hoje é o atendimento, o atendimento bom, resulta em venda, a qualidade
e quem atende bem, tem melhor retorno, quando o cliente se sente mal tradado,
que o hotel não tem capacidade de resolver problemas de forma ágil perde
cliente”, conta Juliana.
As
palestras tiveram o intuito de ajudar os hotéis a atender melhor seus hospedes
e a se relacionar melhor com seus funcionários. Mostraram como é importante
trabalhar junto com sua equipe de funcionários, a fim, de manter toda a
estrutura funcionando, com eficiência, para garantir funcionários e clientes
satisfeitos.
Neste mesmo painel, a palestra de Segurança do
Trabalho nos Meios de hospedagens, com Felipe Schneider, focou na qualificação
e preparação das equipes para atuar em situações de risco e preventivas. As
contribuições de Felipe foram complementadas por Edson Ziolkowski, com a
apresentação do case do hotel BIZ, que no início do ano, em Fraiburgo-SC, teve
sua estrutura comprometida pelas chamas.
“A
situação poderia ter sido mais grave se a equipe não estivesse preparada”,
afirmou Edson.
Como
forma de homenagear os funcionários pelo brilhante trabalho, a ABIH-SC entregou
uma placa que presta uma justa homenagem aos colaboradores deste importante
empreendimento da hotelaria catarinense.