06/10/2017

PROJETO ESCOLA NO CAMPO – DUAS ESCOLAS DE FRAIBURGO PARTICIPAM DA 14ª EDIÇÃO


O município de Fraiburgo é um dos oito contemplados na região pelo Projeto Escola no Campo. A iniciativa idealizada pela Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam e Syngenta já ocorre no município desde 2013 e objetiva a formação de agentes ambientais com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades do campo.



Nesse ano o projeto alcança a 14ª Edição envolvendo mais de 500 alunos de quinze escolas da região. Em Fraiburgo os alunos do 5º ano dos Centros Educacionais Macieira e São Cristóvão participam da iniciativa.

Desde junho já foram realizadas várias etapas do projeto, entre elas, a capacitação de professores - que têm atuado como multiplicadores nas escolas - e visita da equipe da Coocam e Syngenta nas escolas.



Além do estudo do conteúdo didático, a proposta do projeto neste ano, é incentivar as escolas a realizarem o Dia C. As escolas desenvolvem ações em benefício da comunidade, com base nos objetivos de desenvolvimento sustentáveis norteadores definidos pela Organização Nacional das Nações Unidas - ONU, sendo eles, erradicação da fome, cidades e comunidades sustentáveis, consumo responsável, combate as mudanças climáticas e vida sobre a terra.



Em Fraiburgo os alunos dos Centros Educacionais Macieira e São Cristóvão estão engajados na realização de atividades teóricas e práticas. Desde junho já desenvolveram ações como plantio de árvores nativas e frutíferas, reorganização da estufa e horta escolar, plantio de sementes e mudas, colocação de placas de preservação e conscientização, organização do estacionamento com material reciclável em andamento, limpeza nas ruas, atividades artesanais com materiais recicláveis, calendário nutritivo, controle de desperdício da merenda escolar, palestra sobre direitos e deveres das crianças, uso consciente da água, erradicação do trabalho infantil, conscientizando toda a comunidade sobre a preservação do meio ambiente.

Nesse mês de outubro todas as ações desenvolvidas nas escolas participantes serão avaliadas pela equipe organizadora. Como explicou a coordenadora é nessa etapa que serão dimensionados os resultados obtidos. “É o que chamamos de Voo do Conhecimento, um teste de resultados do projeto”, disse.
Os vencedores serão conhecidos e premiados em solenidade a ser realizada em 10 de novembro. O campeão geral conquistará o prêmio de R$ 2 mil.

PEÇA TEATRAL

A mais recente etapa do projeto foi realizada pela equipe do Projeto Escola no Campo, na última segunda-feira, 02/10, a apresentação teatral "A menina que desenhava", no auditório do CEM Antônio Porto Burda.


A peça encenada pelo Grupo Piliquinha é baseada na obra literária de Márcia Hazin relata a história da menina Isabela, que percebendo que as cores e a natureza de sua cidade estão desaparecendo devido ao “progresso cinzento” decide fazer algo que leve as pessoas a relembrarem do que deixaram para trás. “A peça nos faz perceber que é possível uma cidade crescer e progredir sem destruir o meio ambiente”, disse a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Rose Mari Bianchi Gaio, que também e a multiplicadora do projeto no município.