24/05/2017

ADR promove reunião sobre Programa “Viver sem Violência”

Municípios de Videira, Fraiburgo, Arroio Trinta e Tangará estiveram 
participando do encontro.

Videira – Na manhã desta quarta-feira, dia 24, a 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, esteve realizando uma reunião preparatória do programa “Viver sem Violência: Mulheres e Cidadania”, que contará com uma unidade móvel circulando os municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará e Arroio Trinta, dos dias 5 a 9 de junho.
O programa é uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, a fim de combater os vários tipos de violência contra as mulheres. Para a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Aretusa Larroit, o projeto visa levar informação ao acesso das mulheres. 



O projeto contempla uma unidade móvel, identificado por meio de um ônibus lilás equipado, a fim de levar o acesso à informação e práticas de inclusão e combate as violências. Esse é um projeto federal, que tem o apoio do Governo do Estado e a execução por meio de uma programação que será definida pelos municípios” afirmou.

Durante reunião, além da apresentação do projeto, foram definidos as lideranças de cada município que definirão conjuntamente a programação que acontecerá nos dias que a unidade móvel estará no seu município. A programação poderá contar com rodada de conversas, debates, iniciativas sociais e culturais, entre outras. A partir do dia 2 de junho a programação oficial será apresentada.

Ficaram definidos no encontro que a unidade móvel estará em Videira nos dias 5 e 6 de junho, em Fraiburgo nos dias 7 e 8 e em Tangará e Arroio Trinta, no dia 9 de junho. Para a logística do deslocamento do ônibus e combustível a ADR será responsável. Para o secretário-executivo, Euro Vieceli, a reunião foi muito produtiva “Por meio de análise de dados do IBGE foram definidos os municípios que serão atendidos nessa etapa na regional e ficamos muito satisfeitos com o engajamento e participação dos mesmos nessa reunião preparatória. Temos certeza que o evento será um grande sucesso” finalizou.

O vice-prefeito de Fraiburgo e secretário de Ação Social, Júlio Santos, elogiou a iniciativa. Segundo ele, todas as iniciativas voltadas ao acesso à informação e ao combate a violência são importantes “É muito positivo poder promover iniciativas como essas que geram debate e promover a orientação” destacou.

Estiveram participando da reunião preparatória os representantes dos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará e Arroio Trinta, por meio dos Centros de Atendimento da Assistência Social (CRAS), Secretarias de Saúde e Ação Social, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Delegacia de Proteção a Criança, Mulher e Idoso (DPECAMI), além da equipe da ADR de Videira.