14/03/2017

Desenvolvimento de Fraiburgo é reconhecido em Fórum Regional

           O trabalho realizado em Fraiburgo após a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) foi reconhecido durante o 3º Fórum do DEL, que ocorreu no município de São José, nos dias 7 e 8 de março.
                      Presente no encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Felipe Torcatto Zanella recebeu a menção pelos trabalhos desenvolvidos em Fraiburgo, o primeiro município no Estado a implantar o DEL.
                      O programa idealizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC - a partir de um modelo de planejamento importado da Alemanha - tem como objetivos pensar a cidade para daqui a 20 anos e nesse sentido planejar, executar e colher os frutos.
                     Todo esse processo é participativo e resulta da parceria entre a sociedade civil, por meio de entidades públicas e privadas e poder público, numa espécie de Conselho de Desenvolvimento.                             Para o secretário Zanella o Conselho é muito importante, visto que colabora com as políticas públicas de desenvolvimento do município. “Aqui em Fraiburgo participam do Conselho representantes do Poder Público, sociedade civil organizada e representantes dos setores produtivos, os quais desempenham as funções de forma voluntária”.
                      Atualmente, além de Fraiburgo, o modelo já é desenvolvido em outros municípios do Estado, entre eles, Quilombo, Itá, Iporã D’Oeste, Salto Veloso, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Curitibanos, Tijucas, Scroeder, Arroio Trinta, Cunha Porã e Seara.


Ascom - Município de Fraiburgo