01/04/2016

Vale do Contestado contará com apoio do SC Rural para desenvolver o turismo

Oficina realizada nesta quinta-feira, dia 31, contou com anuncio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes (SOL) de apoio ao turismo.

Na tarde desta quinta-feira, dia 31, foi realizado, no Salão Nobre da Unoesc  em Videira-SC, uma reunião abordando turismo, com prefeitos, autoridades municipais e empresários integrantes da região do Vale do Contestado. O encontro abordou a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo e contou com o anúncio, por parte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes (SOL), do apoio para estimular ainda mais o turismo rural na região. Segundo a diretora de Políticas Integradas de Lazer, Juliana Matos, que esteve representando o secretário Filipe Melo, a iniciativa será realizada por meio do Programa SC Rural.
   
“O programa já previa a realização de ações de estimulo ao turismo rural, no entanto, com metas muito abrangentes. Na reavaliação dessa iniciativa, optamos por segmentar e aplicar as ações de turismo em uma região, como estratégia piloto, para posterior ser expandido a todo o estado” afirmou.     A decisão por iniciativas o projeto de estimulo ao turismo rural pelo Vale do Contestado, se deu, segundo a Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, devido as potencialidades regionais, com grandes oportunidades como turismo religioso, águas termais, vinícolas, entre outros. O objetivo com a ação será fomentar novos grupos de turismo, e trabalhar o que já foi efetuado a fim de ampliar ainda mais a abrangência. “Precisamos não só criar roteiros e capacitar os profissionais, é necessário inserirmos esses roteiros no cenário turístico regional, para que o turista tenha opções de visitar um espaço, pousar em um hotel,  entre outros” destacou Juliana.  O estimulo se dará com ações que estão sendo programadas pela SOL juntamente com o aporte da Epagri e Fatma. A metodologia de todo o programa, bem como os índices de aproveitamento das iniciativas e os recursos que serão desprendido estão sendo estudadas e nos próximos dias serão tornados públicos.  Para o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, a iniciativa é uma grande oportunidade para a região “Nossas cidades são maravilhosas e tem grande potencial para atrair turistas, porém é necessário a união de todos. O programa SC Rural já desenvolve um ótimo trabalho com os Jovens Empreendedores e agora também terá essa possibilidade, alinhada pela SOL” finalizou Borga.


Mapa do turismo brasileiro

A oficina realizada nesta quinta-feira, dia 31, contou também com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Representantes de toda a região do Vale do Contestado foram informados sobre a necessidade de atualização do Mapa junto ao Ministério do Turismo. A instância regional de turismo do Vale do Contestado, que organizou o evento, mobilizou junto aos participantes os procedimentos para essa atualização.