Aconteceu durante toda
a tarde de 23 de abril no Centro Espirita de Umbanda, localizado na Rua
Guilherme Fantinel, Bairro São José em Fraiburgo SC uma grandiosa comemoração
organizada pelo “Pai Baiano” referente ao dia de São Jorge. Na programação foi realizado ritual de
homenagem com a presença de fieis e seguidores de São Jorge que culminou com a
procissão pela cidade após as 18 horas. Mais de 200 pessoas participaram do evento
entoando cânticos e manifestando a sua fé. Na região sul e sudeste do Brasil,
Ogum é sincretizado a São Jorge, Santo cassado pela Igreja Católica Apostólica
Romana. Acredita-se que São Jorge tenha
pertencido ao exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado e teve a cabeça decepada a mando do imperador
Diocleciano.
Embora cassado, São Jorge
continuou sendo o patrono ou o santo protetor de muitas nações, como a
Inglaterra, Portugal e a Rússia e de muitos exércitos como o Exército
Brasileiro. Na Umbanda São Jorge
continua sendo o santo que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as
guerras e contra as demandas espirituais. Ogum é também o protetor dos
militares, de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem
perseguições materiais ou espirituais.
Sua cor é o vermelho encarnado, seu fetiche é a espada, ele é o
guerreiro que trava batalhas espirituais contra as forças do mal e é
respeitadíssimo dentro de nossos cultos, como também pelos seguidores do mal. É
comum os exus castiços (de lei) chamarem Ogum de “meu Senhor das armas”, esse
procedimento já demonstra o respeito que obtém de todos os trabalhadores.
“Sob a sua responsabilidade está à manutenção
da lei e da ordem no mundo astral”! Conhecido
como o general de Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios
são todos os caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor
possibilidade da prática do mal Ogum é atuante, seja nas encruzilhadas, nas
matas, nos cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc. A lei de Ogum é a lei da espada, sua linha é
a mais atuante contra as forças da Quimbanda e da magia negativa e suas
funestas consequências. Nas obrigações
a Ogum alguns seguidores usam cravos vermelhos ou brancos, velas vermelhas ou
brancas, cerveja branca, água, pedidos e orações. Desconhecemos o motivo pelo
qual a cerveja branca é consagrada a Ogum, já que essa bebida não existia na
África, mas nas manifestações da linha de Ogum no terreiro, a cerveja branca é
solicitada pelas entidades de sua linha, desta forma pode-se dizer que essa é a
sua bebida, juntamente com a água.
O
uso de água nos rituais é de grande ajuda, espíritos trevosos ou malignos não
bebem água, desta forma se algum dia você desconfiar de mistificação em relação
a qualquer entidade, solicite a ela que beba água, se a entidade recusar a
água, sua máscara cairá. O uso de água
contra demandas espirituais é comum, por ser a bebida de Oxalá. Adeptos recorrem a Ogum sempre que se sentem
ameaçados espiritual ou materialmente. Cor: vermelho, Domínios: Todos os
caminhos e lugares, Atuação: contra: demandas e feitiços, Saudação: Ogum é meu
pai ou Ogum iê, elementos: Terra e fogo.