06/03/2016

Opiniões publicadas no Jornal O CATARINENSE de 04-03-2016 Edição nº 761

Conversas eleitorais

Segue forte em Fraiburgo alguns rumores eleitorais.  Como é sabido na cultura política Fraiburguense há em cada canto um analista de plantão dando seus palpites e desejando acertar os rumos da próxima eleição.  Edi lemos (PSDB) confirmou que é candidatíssimo e diz que o partido está ciente de sua importância e deve ser confirmado como titular, apesar de discordar muito quando os “adivinhos” o colocam em 4º lugar na preferência, diz estar bem melhor neste ranking.  O PMDB de PINZ que há dois meses falava em 48% de preferência do eleitorado, e agora já tem gente do diretório do PMDB mostrando pesquisa interna que indica 25% para PINZ, indicando que ele já não é unanimidade no próprio partido.  Outra peça comentada é o atual prefeito Ivo Biazzolo (PSD) que na prática demonstra que quer se afastar do próximo pleito, mas encontra dificuldade de nomear um sucessor.  Enquanto a Janela não fecha, três mudanças de políticos com mandato são cogitadas, uma inclusive uma com possibilidade de preencher a vaga de Biazzolo, se ele não concorrer.

Qual a importância do vice

No Brasil tudo acontece muito cedo ou muito tarde. No jogo político, geralmente, as decisões são tardias, infelizmente. Quando o assunto é eleição a mobilização começa muito cedo, senão vejamos: no primeiro tempo desta partida a grande discussão será, quem serão os candidatos, ou seja, há quanto tempo a sucessão está em discussão na mídia?    Os políticos, a imprensa, os institutos de pesquisa de opinião e os marqueteiros parecem querer colocar nas costas dos eleitores o peso extra do jogo eleitoral. No segundo tempo a grande jogada é descobrir quem será vice de quem. Como armar o melhor time, ou melhor o partido, nesse ínterim entra em campo os marqueteiros, destacando a importância do candidato à vice, pois será o jogador(a) surpresa para driblar os adversários.  Nesta conta quem tem se destacado em Fraiburgo é o nome do Vereador Josiel Silva (PSC) que nas rodas de conversa está sendo sempre citado pelos partidos e já começam a lhe chamar de “coringa”, pois é bem visto em três das quatros candidaturas possíveis.  Então qual é a importância do vice? É muito grande, caro leitor. Só não sei para quem: se é para o candidato estar no poder  (empurrar a carrocinha), ou para uma plataforma política, econômica e social eficiente para a cidade.  Só o tempo dirá!

Operação Patrola


O Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou a “Operação Patrola” em apoio do Ministério Público de Lages e Tangará. O Ministério Público está apurando fraude em licitações públicas, ou seja, superfaturamento na reforma de máquinas para prefeituras do Oeste de Santa Catarina.  Fontes afirmam que outras prefeituras da região que comercializavam com empresários de Chapecó também serão investigadas. Patrolas paradas causam problemas para prefeitos distraídos na  região do oeste e meio oeste de Santa Catarina.