REITOR ADELCIO RECEBE NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE JORNALISMO
Alexandre Acosta, Adelcio Machado e Rafael Seidel
O Reitor da Uniarp e
Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio
Machado dos Santos, recebeu o novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em
Jornalismo, entregue pelo Coordenador do Curso, Prof. Dr. Alexandre Carvalho
Acosta.Em última análise, a proposição visa a adequar
o Curso às Diretrizes Curriculares Nacionais, que integraliza a transformação
do Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, para o
Curso de Graduação em Jornalismo (bacharelado). Trata-se de efeito de despacho do Ministro
de Estado da Educação dado à luz no “Diário Oficial da União”, de 12 de outubro
de 2013, nº 190, Seção 1, pág. 36, homologou a Resolução nº 1, de 27 de
setembro de 2013, emanada do Conselho Nacional de Educação, que “institui as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo,
bacharelado, e dá outras providências”. Dispõe este documento: “Art. 4º A
elaboração do projeto pedagógico do curso de bacharelado em Jornalismo deverá
observar os seguintes indicativos: I - formar profissionais com competência
teórica, técnica, tecnológica, ética, estética para atuar criticamente na
profissão, de modo responsável, produzindo assim seu aprimoramento; II -
enfatizar, em sua formação, o espírito empreendedor e o domínio científico, de
forma que sejam capazes de produzir pesquisa, conceber, executar e avaliar
projetos inovadores que respondam às exigências contemporâneas e ampliem a
atuação profissional em novos campos, projetando a função social da profissão
em contextos ainda não delineados no presente; III - orientar a formação
teórica e técnica para as especificidades do jornalismo, com grande atenção à
prática profissional, dentro de padrões internacionalmente reconhecidos,
comprometidos com a liberdade de expressão, o direito à informação, a dignidade
do exercício profissional e o interesse público; IV - aprofundar o compromisso
com a profissão e os seus valores, por meio da elevação da autoestima
profissional, dando ênfase à formação do jornalista como intelectual, produtor
e/ou articulador de informações e conhecimentos sobre a atualidade, em todos os
seus aspectos; V - preparar profissionais para atuar num contexto de mutação
tecnológica constante no qual, além de dominar as técnicas e as ferramentas
contemporâneas, é preciso conhecê-las em seus princípios para transformá-las na
medida das exigências do presente; VI - ter como horizonte profissional o
ambiente regido pela convergência tecnológica, em que o jornalismo impresso,
embora conserve a sua importância no conjunto midiático, não seja a espinha
dorsal do espaço de trabalho, nem dite as referências da profissão; VII -
incluir, na formação profissional, as rotinas de trabalho do jornalista em
assessoria a instituições de todos os tipos; VIII - atentar para a necessidade
de preparar profissionais que possam exercer dignamente a atividade como
autônomos em contexto econômico cuja oferta de emprego não cresce na mesma
proporção que a oferta de mão-de-obra; IX - instituir a graduação.”Outras modificações consistem no aumento
da carga horária, obrigatoriedade do estágio supervisionado e do trabalho de
conclusão do curso.De sua parte, o Reitor Adelcio submeterá a
proposta à deliberação do Conselho Universitário.