28/08/2013

PEIXES MORREM NO LAGO EM FRAIBURGO

Nossa reportagem foi acionada, para reportar sobre uma denúncia de vários peixes mortos no dia 25, domingo no lago das Araucárias em Fraiburgo.  

Tilápias encontradas nas margens do Lago
O lago que é considerado o cartão postal do município, apreciado pela comunidade e pelos turistas de todo o país, precisa ser repensado, pois, peixes de várias Espécies, especialmente Carpas e Tilápias, aparecem constantemente mortas, boiando nas margens do lago. O repórter Pedro Lopes, atendendo a uma solicitação, se aprofundou em pesquisas sobre esse assunto, que vem acontecendo em todo país, onde especialistas apontam que uma das causas de mortandade dos peixes, pode ser pelo nível muito baixo da água, onde as algas crescem principalmente nas margens, causando a redução do nível de oxigênio da água.   Outro problema detectado nesse período em que o nível do lago vai se recuperando é o surgimento de bactérias e fungos. Com todos
Embalagem vazia de Gramoxone encontrada dentro do Lago
esses fatores somados, a temperatura da água sobe ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de oxigênio. Alguns especialistas em criação têm apelado até para medicamentos que são jogados aos peixes, mas nem mesmo essa medida vem surtindo efeito e, em alguns tanques de produção a perda é grande. Todos esses fatores devem ser minuciosamente vistoriados e analisados pelos órgãos competentes do município de Fraiburgo, especificamente no lago das araucárias, a morte dos peixes que vem se repetindo com freqüência podem estar ligada  também a despejo de lixo tóxico, pois durante a nossa visita foi encontrado no lago um litro vazio de GRAMOXONE, produto da classe altamente tóxica, corrosiva, é um herbicida, indicado para controlar ervas nas lavouras pelos agricultores. São necessárias que sejam tomadas as devidas providências para que as mortes parem. Assim teremos além de um belo ambiente de cartão postal um local atraente e saudável.

Repórter mostrando um exemplar morto no lago