Ouvi
durante a campanha eleitoral (2012) o meu candidato Ivo Biazzolo (PSD) quando se
encontrava com pequenos empresários, donos de mercadinhos, com trabalhadores autônomos
que, se eleito fosse, iria descentralizar, informatizar o acesso da população e
desburocratizar (Ato de reduzir ou eliminar a burocracia, desagregar as
racionalidades formais estabelecidas ou ato de eliminar a lentidão dos serviços
administrativos) a prefeitura de Fraiburgo para conceder maior agilidade no
atendimento da população. “É fato que a prefeitura de Fraiburgo
tem uma boa estrutura física, se o novo prefeito informatizar o acesso da população, descentralizando
o poder e desburocratizando os serviços dará o primeiro passo para uma maior
humanização do governo”. Nos tempos em
que a informação é veloz, não tem porque demorar tanto para conceder um alvará,
por exemplo. Espero que como primeiro ato ele detecte os problemas e racionalize os serviços públicos
municipais para todos os moradores”, pois a ideia é muito simples: quando você
tem uma empresa privada (onde você é o dono), você faz de tudo atendendo bem
para este cliente volte sempre. Já no
atendimento público a lógica é inversa, você deve atender muito bem para que o
cliente nunca precise mais voltar, por que certamente se ele voltar é por que
seu problema ainda persiste e você (servidor público) não fez o direito a sua
função. A saída é desburocratizar,
facilitar, aplicar o lema do “vale o que funciona”.