04/12/2011

Desabafo do Vereador Gabriel Fantin e nota de exclarecimento

 No dia 22 de novembro editei uma nota com o título "O desabafo de Gabriel Fantin" e recebi uma nota oficial explicativa a qual tenho o dever de tornar publico na integra:
Relembrando a nota:
Num encontro informal com o Vereador Gabiel Fantin, afastado da Câmara por problemas de saúde, por ter sofrido uma cirurgia de vesícula, falamos sobre sua derrota na convenção do Partido (PMDB) ele disse: “você viu que eu fiquei aborrecido, mas não foi por perder, isso faz parte, foi pelo meu oponente ter descumprido um acordo. Prometemos não fazer campanha e nem influenciar convencional, mas ele não cumpriu, distribuiu panfletos duas horas antes, com a foto dele com o vice-governador e com os deputados de sua confiança, com frases de apoio”. Só fiquei sabendo depois, e me senti traído, fui até ele entreguei o panfleto e falei mesmo: “isso vai te custar caro”. Quando comentei sobre a reunião do PP, ele sorriu e disse: “O PP só não será prefeito se não quiser, e digo mais, se me procurarem, do PP eu saio de vice, já no PMDB não quero ser vice nunca mais”. Por recomendação médica, terminei a conversa, pois o home não pode se incomodar agora é repouso total.
Esclarecimento:

Prezado César

Tentei contato contigo pelo telefone, mas não consegui.

Li sua coluna e as matérias constantes na edição do dia 22 de novembro, do Diário de Fraiburgo. Como ex-presidente, secretário e advogado do PMDB de Fraiburgo, gostaria de apontar alguns detalhes importantes sobre as eleições passadas e sobre o pleito de 2012:

Quando o Partido Progressista nos apoiou em dois pleitos, jamais houve acordo de reciprocidade. Ou seja, não ficou acordado que o PMDB seria vice do PP, em qualquer eleição futura, condicionando aquele apoio. A conjunção de esforços feita à época serviu para alcançarmos um resultado específico, que foram à eleição e a reeleição do Prefeito Nelmar Pinz.      O PMDB, por decisão unânime de seu Diretório, tomada em maio de 2011, e ratificada em novembro pela realização das prévias partidárias, terá candidato próprio a Prefeito. Essa decisão é irreversível, e o candidato homologado pelo PMDB, é o atual Vice-Prefeito Beto Ferreira.      No caso do Beto resolver não candidatar-se à majoritária, por algum motivo, nós temos o vereador Gabriel Fantin, segundo colocado nas prévias. Somente pela desistência desses dois é que o PMDB teria a opção de novamente reunir-se com seu Diretório, para deliberar nova composição para o pleito de 2012. Mas não esqueçamos que tivemos 06 (seis) pré-candidatos a Prefeito. Duvido que pelo menos um desses não se habilite à disputa.  O desabafo do vereador Gabriel é plenamente justificável, e se deve a fatores internos, mas que longe estão de caracterizar uma divisão no partido. Os acordos registrados em ata, pelos pré-candidatos não permitam que haja dupla interpretação sobre o que se fará no futuro, e o destino do PMDB de Fraiburgo será o de termos candidato próprio a Prefeito, no ano de 2012.  Como Secretário e advogado da sigla, minha função é cumprir e fazer cumprir a disposições e as deliberações partidárias. E para tanto, vamos honrar e defender as definições do PMDB, por serem soberanas justas e legítimas.

Se você puder constar essa declaração na sua coluna, ficaria muito grato.
Grande abraço 
Osmar Antonio do Valle Ranzolin
Ex-presidente, secretário e advogado do PMDB de Fraiburgo