23/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 23/09/2011 EDª103

Homenagem ao Padre Biagio.

Personagem polêmico, Padre Biagio, foi Prefeito de fraiburgo e deixou muitas obras que perduraram no tempo, coleciona uma legião de fãs.  Na mesma proporção devido a sua “mão de ferro” deixou algumas desavenças.  Agora, como foi anunciado será homenageado com a edição de um livro que contará sua história.  Pelo contexto histórico e pelos serviços prestados na comunidade é uma homenagem muito justa. Mas a impressão que fica pra quem chega hoje e não conhece a história de fraiburgo é de que nunca existiu outro padre famoso nesta comunidade ou que tenha prestado um serviço como ele. Sei que isso não é verdade, muitos vieram depois dele, muitos prestaram serviços valorosos, mas ele sem dúvida deixou marcado seus pés e suas mãos na calçada da fama.
Ainda não consigo entender
Comenta-se na comunidade que três vereadores da cidade, Paulo Santos (PSB), Juliano (PSB) e João Alvadi (PPS) viajaram hoje com destino a Brasília-DF, e dizem os “fofoqueiros” que eles foram se encontrar com o Deputado Federal João Pizollati (PP) que estaria articulando a passagem destes três vereadores para o partido progressista de fraiburgo.  Comentam também que o Presidente do partido diz desconhecer este encontro.  Se o motivo da viagem for confirmado, confesso que terei dificuldade de entender a lógica que está por trás desta transferência.  O custo benefício será muito pequeno, e as seqüelas serão gigantes.

Um peso e uma medida.
Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é Adão Claúdio Galiotto, dedicado empresário do ramo de instrumento de pesagens.  Que com sua marca, sua empresa e uma intensa participação na comunidade, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples que atingiram o sucesso, como você, que faz a nossa cidade como ela é.
Carro no Brasil é tributado como supérfluo
O reajuste de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados, anunciado pelo governo, abre brechas para contestações na Organização Mundial do Comércio (OMC), dizem especialistas.  Eles, no entanto, ressaltam que vários países adotam medidas semelhantes e ponderam que o questionamento depende mais de vontade política dos governos do que das empresas.  Para os especialistas, a elevação do imposto é um sintoma da guerra comercial que tomou conta do mundo depois do agravamento da crise econômica global. Com o mercado interno enfraquecido, diversos países estão despejando mercadorias nas economias emergentes, que ampliam as restrições comerciais para se defender e proteger as indústrias locais. Aqui no Brasil o carro e telefones são taxados como bem supérfluo, assim como se fosse um perfume que tem 43% de impostos.  A realidade é que no país onde o transporte publico é de má qualidade o povo acaba investindo em carro particular.  Com maior dificuldade dos importados, mais sobram os nacionais que podem praticar preços maiores sem a concorrência habitual. 

Preste atenção no que ela disse 

A nossa Presidente Dilma Roussef, disse lá nos estados Unidos que não tem compromisso com o erro, com o desvio e o mal feito e agradeceu a imprensa brasileira por não se submeter ao constrangimento governamental e sempre denunciar os casos de corrupção tornando as regras as mais transparentes possíveis. Por isso preste atenção no que ela disse, cabe a imprensa ser a ponte entre o acontecimento e o leitor.