02/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 03/09/2011 ED° 92

Vice Prefeito deve assumir
Fontes próximas à prefeitura deixaram no ar que o Vice-Prefeito Beto Ferreira deve no meio deste mês assumir o comando da prefeitura por um período de um mês, as razões não foram divulgadas, mas esse é um sinal claro de que Beto vem se destacando como o preferido de Nelmar Pinz para sua sucessão e quebra pela segunda vez a tradição municipal dos vices, que raramente assumiam o cargo principal.  A fonte revelou ainda que na disputa interna no diretório, Beto vem fazendo muito bem o “trabalho de casa” e já mostrou ter a preferencia do diretório, acima mesmo de nomes como Marta Bachi e Gabriel Fantin.  Diz ainda que Beto, se escolhido for  não abre mão de uma boa coligação e estará aberto pra futuras negociações.

CPMF quer voltar
Nem bem acordamos a TV já anuncia o interesse da Presidente Dilma Rouseff em reeditar o famoso imposto conhecido como CPMF que nasceu para solucionar os problemas da saúde no brasil. Foram arrecadados em efeito cascata milhões de reais e a CPMF nunca deixou de ser apenas uma forma agressiva de tributação.  Não vou entrar no mérito do comentário da presidente que disse “que antes houve desvio por isso não se obteve êxito”, mas que agora vai ser sim aplicado na saúde.  Bem, acredito que o povo deveria ser consultado em um plebiscito dizendo se concorda com a reedição deste “maldito fardo”, pois como eu escrevi ontem nesta coluna, o governo precisa por mágica, só para o aumento do salário mínimo, fazer aparecer 13 bilhões de reais e no outro dia anuncia que quer reeditar o CPMF, continuo pensando que ainda era mais fácil trabalhar de vassalo na idade média pagando um terço para o rei.

Luiz Coelho agradece
Nesses dias Luiz Coelho, através de parcerias, entregou mais 50 kimonos aos meninos e meninas que praticam karatê-dô.  “Esse kimonos vieram em boa hora, diminuíram o déficit desse material de treinos que tínhamos, parcerias como essa fortalecem ainda mais nossa modalidade, quero em nome de todos os praticantes do karatê-dô de Fraiburgo agradecer a Caritas Diocesana e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, por intermediarem a liberação desses recursos e por acreditarem na inclusão social que estamos realizando em Fraiburgo, utilizando o karatê para isso”. Concluiu o professor.

Apoio importantíssimo
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes recebeu um apoio importante de dois vereadores: João Alvadi (PPS) e Juliano da Costa (PSB) que estão empenhados para tentar realizar liberação de recursos financeiros.  Este projeto é desenvolvido desde outubro 2006 pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo.   Na Sala de Inclusão Digital da APAFEC, mais de 900 pessoas participaram dos cursos básicos, avançados, montagem e manutenção de computadores, curso de instrutor em informática ou navegação de internet. Certamente os participantes deste projeto terão maiores chances de ingressarem no mercado de trabalho e de servirem a comunidade, por isso apoios como esse são importantíssimos.

Protocolar é preciso
Para manter e ampliar o trabalho de cidadania e conscientização que vem realizado há quase 09 anos, a coordenação da APAFEC, protocolou no dia 30/08, junto ao líder do governo municipal na câmara de vereadores Sr. Gabriel Fantin, um pedido de celebração de convênio com a prefeitura, para liberação de R$ 600,00 mensais, para custeio de despesas correntes. Esse mesmo pedido foi protocolado pelo vice-prefeito Sr. Beto Ferreira em janeiro desse ano, e não havia sido respondido até 30/08. O vereador Gabriel Fantin, garantiu que irá empenhar-se para que esse convênio seja celebrado o mais rápido possível e ainda disse que procurará outras fontes, entre elas, ventilou a possibilidade de providenciar a liberação de uma subvenção social. Vale lembrar que esta ação atinge diretamente mais de 220 pessoas que integram os projetos sociais desenvolvidos no bairro São Miguel.