03/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 03/08/2011 EDª 69

Pedrada na Macieira
Guardei na memória, certo ditado muito sábio: “só recebe pedrada a ‘Macieira’ que produz frutas”. E a partir desta frase quero refletir sobre três posições que as pessoas como regra  adotam diante dos problemas sociais que acontecem cotidianamente numa cidade de médio porte como Fraiburgo.
Pedrada na Macieira-II
A primeira é de ignorar os fatos, e seguir a confortável ou desconfortável vida.  A segunda é não ignorar, perceber os problemas, comentar, e quem sabe atirar algumas pedras. E a outra possibilidade, a que é aderida por um contingente bem menor de pessoas,  de arregaçar as mangas e trabalhar, encontrar a causa dos problemas e tentar resolver, e receber pedradas! Muitas pedradas.
Macieira que dá  frutos
Temos no País diversas iniciativas populares que buscam resolver os problemas sociais. Quero chamar a atenção para o trabalho que desenvolve a APAFEC- (Associação Paulo Freire de educação popular) no município de Fraiburgo-SC.  Desde sua fundação em 2002, essa entidade já capacitou quase mil pessoas na área de informática e acesso a internet. Envolveu quinhentas crianças, adolescentes e jovens em atividades esportivas e cultural por isso merece o meu respeito.
Precisamos preservar esta frutífera
Durante o primeiro Arraial Comunitário do bairro São Miguel realizado no mês passado, a entidade lançou uma Ação Solidária Entre Amigos para arrecadar fundos.  O custo da cartela é de apenas R$ 3,00, todo o lucro arrecadado, será empregado no pagamento do empréstimo realizado junto a Cooperativa de Crédito com Interação Solidária – CRESOL Tangará, para a aquisição da sede da APAFEC, localizada na Avenida Pedro Gianello, em frente ao portão principal do CAIC, no bairro São Miguel, mas antes de você contribuir eu sugiro que vá com sua família e faça uma visita e sinta a energia positiva e produtiva desta árvore frutífera em plena floração. 

Essa saída ainda vai matar gente
Os motoristas que trafegam na BR no sentido Fraiburgo a Videira aceleram muito e disputam com voracidade o espaço no cruzamento com quem quer sair do bairro São Sebastião e entrar na br no sentido bairro centro. Nem sempre o bom senso e a educação têm prioridade. Ali o perigo é constante, todo dia tem carro sendo surpreendido em situação de risco.   Estes mesmos motoristas velozes na vinda pedem na ida, algum tipo de solução para resolver os problemas, como melhor sinalização, construção de redutores de velocidade, um espaço exclusivo com tempo maior para que os carros do cruzamento possam atravessar a rua com calma e melhor fiscalização por parte da administração municipal na parte que lhe cabe. Senão logo  ‘essa saída vai matar gente’. 

Entre muitos acertos o que deu errado?
Muitas coisas nestes últimos oito anos deram certo na cidade, isso não se pode negar. As finanças da cidade foram sanadas mesmo que a custo de uma austeridade fiscal que assusta o maior dos contribuintes.  Mas uma situação que não obteve avanço foi no que diz respeito ao esporte.  Há oito anos, no ranking estadual de uma posição privilegiada, com equipes fortíssimas, para uma posição hoje quase desprezível.  O que deu errado?  Comparo esta situação com a daquela seleção de 1982 que era forte e perdeu aquela Copa, ganhou quem jogou feio.  Não estou defendendo jogar sempre bonito, ou indo contra o que é feito. “Mas, se aquela seleção tivesse sido campeã, o futebol brasileiro hoje seria diferente”, se tivesse sido mantido aquele trabalho no esporte, naquele ritmo Fraiburgo seria hoje uma potencia estadual.  "O Brasil em Copas do Mundo é que nem um avião: todo mundo acredita que ele sairá daqui e chegará a um destino certo. No caso, a taça. Não existe meio-destino certo. Assim como, para os brasileiros, não existe meio resultado:  "Sempre inventam desculpas para as derrotas» e aqui qual será a nossa  desculpa?
O comportamento do povo
Esta é a casca mais externa, superficial, e a mais fácil de ser notada quando avaliamos uma cultura. É o conjunto das coisas que são feitas, daquilo que são facilmente notadas como ato de fazer de um povo, e como eles fazem estas coisas. Esta identificação pode ser vista no modo de agir, vestir, caminhar, comer, falar, pensar etc. Portanto prestem atenção no que eles fazem, não no que eles dizem.
 Os valores culturais de um povo
Penetrando uma camada à dentro veremos os valores culturais, e estes valores são firmados sobre a sua noção daquilo que é “bom”, do que é “benéfico”, e do que é “melhor”. Os valores culturais são para adequarem ou conformarem o padrão de vida de um povo. Continuem  prestando  atenção no que eles fazem, não no que eles dizem.
As crenças 
 a crença é a noção que se tem daquilo que é verdadeiro. Constitui-se da crença básica de um povo, no que este povo vê como verdade fundamental. O que eles fazem é o mais próximo do verdadeiro, não o que eles dizem.