Uma edição de retomada para se guardar na memória: mais de 6 mil pessoas acompanharam as apresentações do 23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, realizado em Curitiba e Região Metropolitana, entre os dias 9 e 16 de julho. Durante a pandemia, o evento teve a realização presencial suspensa.
Ao longo de uma semana, foram 54 apresentações gratuitas, além de uma exposição no Novo Café do Teatro com acervo pessoal de artistas participantes e uma loja de bonecos aberta ao público.
“A avaliação sobre o evento é muito positiva, porque estamos falando de um retorno com mais 6 mil espectadores. Foi muito prazeroso para o Teatro Guaíra e para todas as companhias de Teatro de Bonecos”, comemora Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Organizado desde 1991, o festival é parte do calendário cultural do Paraná e engloba todas as vertentes da arte milenar, com apresentações como o Teatro de Marionetes, Formas Animadas, Fantoches, Teatro de Sombras e muitas outras variações artísticas.
Em 2023, as apresentações foram de 25 companhias paranaenses selecionadas, além de duas convidadas, de Santa Catarina e da Paraíba.
“O Festival sempre teve um caráter internacional, mas abrimos mão e priorizamos nesta edição, em função da retomada, as companhias paranaenses. Mas, para manter a tradição, convidamos duas companhias de fora. Foi muito bacana, estamos muito honrados”, frisa.
Descentralizar para ser acessível
A 23ª edição também marcou um processo de descentralização das apresentações. Elas ocorreram em espaços da Capital, mas também em oito cidades da Região Metropolitana, o que tornou as atrações mais acessíveis ao público.
Em Curitiba, as 38 apresentações realizadas receberam quase 5 mil pessoas. Elas ocorreram em instalações do Teatro Guaíra, no Museu Oscar Niemeyer, no Hospital Pequeno Príncipe e na Biblioteca Pública do Paraná.
Na Região Metropolitana, mais de 1.100 participantes estiveram presentes em 16 apresentações. A programação passou por Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e São José dos Pinhais.
“Descentralizar foi muito importante, porque trabalhamos com a questão de políticas públicas para fomentar o público em tudo que o Teatro Guaíra faz. Priorizamos neste momento a RMC, com estes oito municípios. Foi uma escolha vital para o Festival”, complementa Áldice.
Para celebrar e agradecer o Festival, a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG) preparou um vídeo com momentos de destaque da edição. O material pode ser conferido no link: https://www.dropbox.com/scl/
O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, com apoio do Café do Teatro, da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e da Galvão Locações. O patrocínio é da DUAL, do BRDE, da COAMO, do Grupo Bianchi, da Westaflex e da Linde Vidros; com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura e do Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.